Connect with us

Geral

Emdec promove sorteio de vagas para readequação de pontos de táxis

Publicado

em

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reuniu taxistas na manhã desta terça-feira, 9 de outubro, para escolha de vagas relativas ao processo de remanejamento de pontos. A readequação prevê a criação de 29 novas vagas em pontos existentes e a extinção de dez pontos com baixa demanda. A medida visa qualificar o atendimento à população e adequar a disponibilidade de táxis à dinâmica de crescimento do município.
Estamos olhando com atenção para todos os modais de transporte existentes no município e promovendo melhorias importantes. Para a reestruturação dos pontos de táxi, identificamos aqueles cuja demanda está abaixo do esperado e optamos pela extinção. Essas vagas serão remanejadas para locais com maior fluxo, que fisicamente comportam a expansão”, disse o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, durante a abertura do sorteio.
Participaram do preenchimento das vagas 67 permissionários, dos quais 29 atuam nos pontos a serem desativados e 38 interessados em alterar o ponto em que estavam lotados. A adesão ao processo seletivo se deu mediante inscrição, realizada no período entre 26 de setembro e 2 de outubro.
Os estudos para readequação da quantidade de vagas de táxis começaram ainda no primeiro semestre, por iniciativa da Emdec, além de atenderem a solicitação formalizada pela Associação dos Permissionários, Auxiliares de Táxi (APETAX). Por conta da saturação na oferta de táxis, as paradas existentes no Terminal Multimodal Ramos de Azevedo (Rodoviária) e no Aeroporto de Viracopos não foram incluídas no sorteio.
O secretário também destacou o aspecto democrático do processo de escolha das vagas. “Além dos permissionários que terão os pontos extintos, o sorteio foi aberto a toda a categoria. Aqueles que desejam migrar para outros pontos puderam se inscrever e estão tendo a mesma oportunidade de escolha”, reforçou.
Normas orientam o processo
O regramento para o processo de readequação da quantidade de vagas de táxis consta na Resolução nº 320/2018, publicada no Diário Oficial do Município de Campinas, em 26 de setembro.
As vagas remanescentes, que surgiram após a opção dos taxistas por outros pontos, também foram disponibilizadas para sorteio, podendo o próximo permissionário sorteado optar por uma delas.  
Os permissionários lotados nos pontos extintos foram automaticamente inscritos no processo e também puderam optar por uma das vagas disponíveis no momento em que foram sorteados. Além disso, foi concedida segunda oportunidade de escolha para transferência da permissão. A resolução prevê que, ao não formalizar sua opção, o taxista abre mão do seu direito de escolha, cabendo ao Poder Público determinar o novo ponto de lotação.
No ato da escolha, os taxistas assinaram termo de opção, vinculando suas atividades aos novos pontos. A data inicial de operação será informada após demarcação das novas vagas, em convocação específica, a ser publicada no Diário Oficial do Município. Até lá, os taxistas devem manter a prestação do serviço no ponto em que estavam lotados.
Confira os pontos de táxi impactados pelo processo de remanejamento:
Nome do ponto                             Novas vagas
Mercado                                                       2
Casa de Saúde                                             2
Maternidade                                                 1
Largo Santa Cruz                                          2
Av. João Jorge                                              2
Bierrembach de Castro                                  2
Praça João Milani                                           2
Castelo                                                         2
Extra Amoreiras                                            2
Swift/Extra Abolição                                      1
Novo Cambuí                                                2
Jardim Santana                                             1
Jardim dos Oliveiras                                       1
Jardim Aurélia                                                2
Círculo Militar                                                 2
Jardim Garcia                                                1
Lagoa do Taquaral                                         2
Pontos a serem extintos Vagas
Jardim Eulina                                              5
Bairro Amarais                                            3
Jardim Carlos Lourenço                               2
Terminal Vila União                                      2
Vila 31 de Março                                         2
Techno Park                                               2
Cemitério de Sousas                                   2
Câmara Municipal de Campinas                   5
Swiss Park                                                  3
Shopping Spazio Ouro Verde                       3
Melhorias no serviço
Desde o ano passado, a Emdec vem promovendo importantes alterações no serviço de transporte por táxi, para deixá-lo mais atrativo e competitivo. Novas regras foram estabelecidas, como a liberalidade do taxista permanecer na primeira vaga de qualquer ponto que estiver sem nenhum veículo de táxi, a chamada “Ponta Livre”, no período da 20h até as 6h.
Os taxistas também podem ficar estacionados próximos a locais estratégicos, como hospitais, hotéis, órgãos do Poder Judiciário, centros empresariais, comerciais ou industriais, centros de convenções, teatros e outros locais de entretenimento, além de templos religiosos.
Ocorreu, ainda, uma readequação no conceito de disponibilidade de táxi no ponto, incluindo chamado por telefone ou aplicativo. Outra melhoria foi a flexibilização no valor da tarifa, sendo permitido ao taxista conceder descontos aos usuários nas viagens realizadas. As medidas visaram racionalizar a utilização dos pontos de táxi; proporcionar mais segurança aos taxistas e disponibilizar o serviço de táxi em locais de demanda.
Campinas possui, atualmente, uma frota de 1.038 táxis em operação. São 899 permissionários e 890 condutores auxiliares atuando no serviço. Há 109 pontos e 43 subpontos no município.

Geral

Com umidade baixa, Campinas entra em Estado de Atenção

Publicado

em

Por

O município de Campinas está em Estado de Atenção pela baixa Umidade Relativa do Ar (URA). Às 12h40 desta terça-feira, dia 17 de maio, o índice atingiu 28%, conforme boletim emitido pelo Departamento de Defesa Civil do município, a partir de dado recebido da Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte, responsável pela medição.

 

O Estado de Atenção é decretado quando a umidade relativa do ar registra índice entre 20% e 30%. Nesse caso, a principal recomendação é consumir muita água e ter cuidado especial com crianças e idosos.

 

Também é aconselhado que a população evite exercícios físicos ao ar livre, entre 11h e 15h, e mantenha os ambientes umidificados com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.

Publicidade

 

É sugerido, ainda, aguar os jardins e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas. Outra orientação é evitar queimadas que, além de proibidas por lei, prejudicam o meio ambiente e a saúde.

 

 

 

Publicidade

 

 

 

Continue Lendo

Geral

Prefeitura abre agendamento para castração gratuita no Jardim São José

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Campinas realiza o agendamento para a castração gratuita de cães e gatos nesta terça e quarta-feira, 17 e 18 de maio, para tutores de animais que sejam moradores do Jardim São José, localizado na região Sul de Campinas. Os agendamentos devem ser feitos presencialmente, das 9h às 16h, no Centro Esportivo Educacional São José, na Rua Rodolfo Panoni, altura do número 57. São disponibilizadas 1.000 vagas. 

 

As castrações ocorrerão na semana que vai de segunda-feira, 30 de maio, até sexta-feira, 3 de junho. Os procedimentos serão realizadas no Castramóvel – ônibus adaptado que realiza as cirurgias em ação que percorre os bairros do município. 

 

Para realizar o agendamento, é preciso ser maior de 18 anos, levar comprovante de endereço no nome do solicitante e documentos pessoais.

Publicidade

 

A castração evita fugas, agressividade, marcação de território, tumores, infecções, ninhadas indesejadas e, por consequência, o abandono de filhotes, de acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (PBEA), Vagner Bellini. “É uma decisão muito importante para a saúde dos cães e dos gatos, garante melhor qualidade de vida e longevidade para os bichos”, explica.

 

O serviço é uma realização do DPBEA, órgão da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). Novas ações como esta ocorrerão em outras regiões da cidade durante o ano. A Prefeitura realizou 4.600 castrações gratuitas até o mês de abril deste ano e estão previstas mais 1.600 castrações para o mês de maio de 2022.

 

Publicidade

 

Continue Lendo

Geral

Associação promove programação artística em homenagem à família

Publicado

em

Por

A Associação OndulArte, de Campinas, promove no dia 20 de maio, das 9h30 às 18h, na Estação CIS Guanabara, a I Jornada Ondulações “Gestando Histórias – a arte de dar colo”, com uma programação que envolve diversas manifestações artísticas, em homenagem às mães e à família. O acesso ao evento é gratuito, mas serão bem-vindas doações de uma caixa de leite ou um quilo de alimento não perecível, para doação à comunidade, ou uma peça de roupa para campanha do agasalho da entidade. 

 

Segundo os organizadores, a I Jornada Ondulações “Gestando Histórias – a arte de dar colo”, contará com exposição de artes plásticas, palestras, lançamento de livro, momento de alongamento, palco aberto para declamação de poesia e música e workshop aberto de contação de histórias para professores e demais interessados. Aos participantes, também serão ofertados livros do Projeto de Incentivo à Leitura “Um livro por um sorriso”. 

 

O workshop, ministrado pelo professor Ulisses Junior, proprietário da ULI – Produções Artísticas e gerente dos Departamentos de Contação de Histórias e de Artes Circenses da Coordenadoria Técnica do Projeto OndulAções, é voltado aos professores, contadores e interessados no tema. As crianças também são bem-vindas e serão presenteadas com algumas sessões de contação de histórias, pelos contadores de histórias, da Associação OndulArte//Projeto OndulAções.

Publicidade

 

A ação é possível graças ao espaço cedido pela CIS/UNICAMP e participação e colaboração de voluntários da Associação, da Uli – Produções Artísticas, da Cia Cenarte e de voluntários da Associação/Projeto.

 

A programação completa pode ser conferida no flyer abaixo e na página do Projeto OndulAções/Associação OndulArte no facebook https://www.facebook.com/Projetoondulacoesassociacaoondularte

 

Publicidade

Programação:

 

9h30 – Cerimônia de Abertura do evento

 

9h50 – Palestra “Mãe em 360°” 

Publicidade

 

Terapeuta Ocupacional Maria Augusta Bonfim

 

10h20 – Abertura da Exposição “Colo quentinho”

 

Publicidade

Responsável: Célia Paulino (Gerente do Depto de Artes Plásticas)

 

10h40 – Coffee-break

 

11h – Lançamento do Livro “Girassóis Poéticos”

Publicidade

 

Escritora Liz Rabello

 

11h30 – Intervalo para o almoço

 

Publicidade

 

13h – Alongamento – 

 

Fisioterapeuta Tiago Elias Barboza

 

Publicidade

13h20 – Palestra “Mulher e mãe no pós-pandemia, só com poesia”

 

Escritora Adriane Lima

 

13h50 – Palco Aberto

Publicidade

 

(os interessados deverão procurar a Comissão Organizadora no início do evento)

 

15h20 – Coffee-break

 

Publicidade

15h40 – 2ª Sessão de Contação de Histórias, iniciando Workshop aberto para pais, responsáveis, contadores de histórias e educadores 

 

”Histórias de Amor para Mulheres e Homens que Educam” – Parte 1

 

Professor Ulisses Junior

Publicidade

 

 

SERVIÇO

 

I Jornada Ondulações “Gestando Histórias: a arte de dar colo”

Publicidade

 

Quando: Dia 20/05, das 9h30 às 18h

 

Onde: Estação Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas/SP

SERVIÇO

Publicidade

 

I Jornada Ondulações “Gestando Histórias: a arte de dar colo”

 

Quando: Dia 20/05, das 9h30 às 18h

 

Publicidade

Onde: Estação Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas/SP

Continue Lendo

Populares