Connect with us

Geral

Emdec implanta sistema pioneiro de semáforo para o Corpo de Bombeiros

imagem 94

Para agilizar o socorro a emergências, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) finalizou, nesta semana, a implantação de um sistema de semáforos conectado diretamente à cabine da unidade do Corpo de Bombeiros, localizada no Jardim do Lago.

O projeto para atendimentos prioritários é implantado pela primeira vez em Campinas, e permite que, em caso de urgências, os bombeiros acionem um botão para os semáforos liberarem o fluxo da Avenida Jamil Gadia rumo à Avenida das Amoreiras. A medida garante o rápido acesso dos veículos da corporação à via, de onde podem acessar outros pontos da cidade

“O nosso objetivo é ajudar o Corpo de Bombeiros a agir de forma rápida e segura. Esta é a primeira implantação do sistema para atendimentos prioritários. Em breve, ele também será adotado no cruzamento entre as ruas José Paulino e Ferreira Penteado, para atender à unidade da corporação instalada no local, na área central”, adianta o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Advertisement

O projeto foi iniciado em novembro de 2021. As equipes de sinalização da Emdec trabalharam com um novo controlador de semáforos e realizaram diversas etapas para a implantação do projeto. O processo incluiu programação do sistema e testes no laboratório da Emdec, ajustes no software com o fabricante, estudos e planejamento do projeto, implantação e testes in loco e orientação aos bombeiros. Os últimos testes foram realizados nesta semana e o sistema foi entregue plenamente funcional à corporação.

Para garantir a segurança dos veículos e pedestres que estão trafegando nas vias impactadas no momento do acionamento do botão, os técnicos da Emdec programaram os semáforos para que não fechem a via de forma abrupta. Sendo assim, os veículos têm tempo hábil de parada e os pedestres podem terminar eventuais travessias.

Na cabine dos bombeiros, um sinal luminoso avisa quando o acionamento foi realizado com sucesso, indicando que as viaturas podem prosseguir com o atendimento, saindo da unidade rumo à Avenida das Amoreiras.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare