Connect with us

Geral

Emdec implanta segunda botoeira para ativação de semáforos nos Bombeiros

imagem 64

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ativa novos conjuntos semafóricos na saída da base da unidade do Corpo de Bombeiros na região central, no cruzamento entre as ruas José Paulino e Ferreira Penteado. Dentro da base, na cabine, também foi instalada uma botoeira para o controle eletrônico dos semáforos. A ação segue o mesmo conceito do projeto desenvolvido pela Emdec e implantado, em fevereiro, na base da corporação do Jardim do Lago.

Nossa principal intenção é organizar o trânsito para que as equipes saiam da base, para os atendimentos, com maior segurança e agilidade. Com certeza há um ganho de tempo, na medida em que a prioridade é para as viaturas. O deslocamento é rápido, mas com segurança, uma vez que os outros veículos devem respeitar a sinalização de parada no semáforo na fase vermelha”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Os conjuntos semafóricos e a botoeira entram em operação nesta quinta-feira, dia 10 de março, a partir das 10h. Os novos semáforos futuramente estarão integrados com os equipamentos instalados no cruzamento das vias José Paulino e 13 de Maio. Com isso, ocorrerá a priorização da fase “verde” dos semáforos para as viaturas em dois cruzamentos subsequentes, bem no miolo da região central.

Advertisement

O projeto
O projeto deste tipo de controlador foi iniciado em novembro de 2021. As equipes de sinalização da Emdec trabalharam com um novo controlador de semáforos, e realizaram diversas etapas antes da implantação, na base do Jardim do Lago. Foram realizados estudos e planejamento do projeto; programação do sistema e testes no laboratório da Emdec; ajustes no software com o fabricante; implantação e testes in loco; e orientação aos Bombeiros.

Para garantir a segurança dos pedestres e veículos que estão trafegando nas vias, no momento do acionamento do botão, os técnicos da Emdec programaram os semáforos para que não fiquem na fase “vermelha” de forma abrupta. Desse modo, pedestres e veículos têm tempo hábil para finalizar eventuais travessias nos cruzamentos.

Na cabine dos Bombeiros há um sinal luminoso, indicando que o acionamento foi realizado com sucesso e as viaturas podem prosseguir com o atendimento.
Novos locais para a implantação do equipamento estão em estudo.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare