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Emdec facilita confirmação das viagens agendadas do PAI-Serviço

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Os usuários do PAI-Serviço já contam com uma nova facilidade no agendamento das viagens pelo Disque Pai-Serviço, 0800 600 1517. Deixou de ser necessário falar com um atendente para confirmar o transporte marcado para o dia seguinte. A confirmação ou não do pedido agora é consultada automaticamente na opção 2, informando o código do usuário e o número do protocolo.

 

 

 

Nada muda no primeiro contato, em que o munícipe liga no 0800 600 1517 e fala com um atendente para solicitar a próxima viagem. A segunda ligação, feita no dia anterior à viagem, a partir das 16h, para confirmá-la, é que passa a ter o atendimento automático. Se confirmado, o usuário ouve a mensagem “Informamos que a sua viagem está confirmada”. Se não, “Informamos que a sua viagem não foi confirmada pela nossa equipe”.

 

 

 

As viagens oferecidas pelas 47 vans e 2 ônibus do PAI-Serviço são agendadas com antecedência, porque estão sujeitas à disponibilidade. O usuário cadastrado ou responsável precisa sempre telefonar para fazer a solicitação, informando origem, destino, horário de chegada no local de interesse e horário de retorno.

 

 

 

Os agendamentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, respeitando a seguinte programação: na segunda-feira, são agendadas as viagens da quarta-feira; na terça-feira, as viagens da quinta-feira; na quarta-feira, as viagens da sexta-feira; na quinta-feira, as viagens de sábado, domingo e segunda-feira; e na sexta-feira, as viagens da terça-feira. É permitida somente uma solicitação por dia, ida e volta. Agendamentos com antecedência inferior ficam sujeitos à disponibilidade de encaixe, entre 10h e 12h ou entre 16h e 18h.

 

 

 

A área de planejamento do PAI-Serviço confirma ou não o transporte, obedecendo à seguinte ordem de prioridade: I – Saúde; II – Rede socioassistencial; III – Educação; IV – Atividades diversas (igreja, esporte, lazer, visita a familiares); V – Trabalho.

 

 

 

Se precisar cancelar, o munícipe deve avisar a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), gestora do PAI-Serviço, até as 17 horas do dia anterior à viagem, também pelo 0800 600 1517.

 

 

 

“O objetivo da confirmação automatizada é tornar mais prático o processo de agendamento, ampliando o conforto dos usuários do PAI-Serviço”, comenta o secretário municipal de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

 

 

 

PAI-Serviço

 

O PAI-Serviço é um transporte gratuito oferecido em Campinas para pessoas com deficiência física, que integra o Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI). É destinado a munícipes que utilizam cadeira de rodas ou andador.

 

 

 

Os veículos circulam de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. Também podem operar em horários excepcionais, caso haja eventos especiais.

 

 

 

Diferentemente dos ônibus do transporte público coletivo municipal (Sistema InterCamp), os veículos acessíveis do PAI-Serviço não têm itinerários fixos. Eles buscam o usuário no local e horário agendado e levam ao local de destino – é o chamado transporte porta a porta. Também transportam os munícipes entre um local determinado e o ponto de ônibus (transporte porta a ponto).

 

 

 

Como se inscrever

 

 

Para se inscrever, o munícipe precisa inicialmente imprimir e preencher a Ficha do usuário, disponível no endereço eletrônico www.emdec.com.br, na seção PAI-Serviço. A ficha também pode ser retirada no Atendimento da Emdec, na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial. O atendimento ao público funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, exceto feriados.

 

 

 

Ele deve, então, levando o formulário, passar pela avaliação do médico que escolher, que terá de caracterizar a deficiência (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde – CID), atestando ser permanente ou temporária, além de detalhar as necessidades do usuário. O médico precisará assinar e carimbar a ficha, com o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).

 

 

 

Estando o formulário totalmente preenchido, deverá ser levado ao Atendimento da Emdec, com cópia do RG ou da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência e uma fotografia 3×4 do interessado, caso não possua Bilhete Único Gratuito. Não é necessária a presença do usuário na entrega do formulário, uma vez que a Emdec posteriormente entra em contato para agendar uma visita técnica na residência.

 

 

 

Informações gerais

 

 

A Resolução nº 401/2017 estabelece todos os detalhes sobre o PAI-Serviço, inclusive a espera máxima pelo usuário no ponto de partida (10 minutos), os critérios para acompanhantes, os deveres dos usuários e motoristas e as infrações que não podem ser cometidas por eles. Os usuários podem ser penalizados, por exemplo, caso não se apresentem para a viagem, tentem executar roteiros e chegar a destinos não previstos ou deixem de fazer o cancelamento do agendamento. As penalidades vão desde advertência verbal até a suspensão temporária do serviço por 7 dias, 30 dias ou 90 dias, dependendo da reincidência.

 

 

 

O PAI-Serviço não é um serviço de emergência ou urgência. Eventuais emergências médicas são encaminhadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que deve ser acionado diretamente pelo 192.

 

 

 

O Disque Pai-Serviço – 0800 600 1517 – também passa orientações para o cadastramento e informações gerais sobre o serviço, de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

 

 

 

 

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Campanha da Emdec de prevenção à Covid-19 é levada a agentes e escolas

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A campanha “Em defesa da vida, faça a sua parte!” da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), voltada à prevenção da Covid-19 na mobilidade urbana, está na sua quarta semana de atividades. Neste início de maio, a campanha alcançou novos públicos estratégicos: a comunidade escolar e os agentes da mobilidade urbana da empresa.
 

 

Para as escolas, a Emdec elaborou dois materiais que abordam deslocamentos seguros na pandemia do coronavírus, disponibilizados no endereço eletrônico www.emdec.com.br/maioamarelo. O movimento Maio Amarelo visa a preservar a vida no trânsito, e, em Campinas, também estão sendo incorporados conteúdos de conscientização contra a doença.  

 
 

A Cartilha de Prevenção contra a Covid-19 na Mobilidade de Estudantes e Comunidade Escolar apresenta os cuidados necessários antes de sair de casa, o uso da máscara, a etiqueta respiratória, a higienização das mãos e orientações de prevenção para diferentes modos de deslocamento, seja a pé, de bicicleta, transporte escolar, transporte público, táxi ou viajando por aplicativos, por exemplo.  



Já a publicação Planos de Aula: Prevenção contra a Covid-19 na Mobilidade de Estudantes e Comunidade Escolar sugere, de forma detalhada, atividades a professores da Educação Infantil (para crianças de 4 a 5 anos), Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, com ampla indicação de ferramentas e referências, tendo como tema a mobilidade urbana em tempos de coronavírus.  


 

Nas próximas semanas, ainda dentro do Maio Amarelo, as instituições de ensino também receberão materiais sobre circulação segura, cidadania, respeito e responsabilidade no trânsito.  



Agentes da mobilidade urbana  

 
A campanha “Em defesa da vida, faça a sua parte!” também está envolvendo os agentes da mobilidade urbana da Emdec. Na quarta, 5 de maio, agentes que exercem funções de liderança passaram por capacitação com pessoal da Secretaria Municipal de Saúde, em dois períodos.  


 

O curso virtual “Orientações para os agentes da mobilidade urbana sobre medidas de prevenção e controle da Covid-19” foi apresentado por Priscila de Paula Marques, enfermeira e técnica da Vigilância Sanitária de Serviços Relacionados à Saúde, e Alexandre Beltrami, engenheiro de segurança do trabalho, chefe de setor no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Funcionários de outros setores da Emdec e da Saúde também acompanharam as palestras.  


 

“As instruções promovem autoproteção, prevenção e orientação aos munícipes. Este conhecimento será multiplicado pelos líderes aos quase 400 agentes da mobilidade urbana da empresa, que, por sua vez, poderão orientar os cidadãos”, destaca o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva. “Também vamos entregar cartilhas impressas e disponibilizar o curso completo aos agentes em uma plataforma de Educação a Distância (EaD)”, explica Camargo.


 

“Estamos reforçando as orientações dos órgãos de saúde junto à população e aos nossos colaboradores, para pleno enfrentamento da Covid-19”, comenta o secretário municipal de Transportes, Vinícius Riverete. “Se as viagens são necessárias, devem ser realizadas com todos os cuidados pelos transportadores, operadores e passageiros”.  

 

Além de Camargo e Riverete, participam das palestras o diretor de Operações da Emdec, Wilson Folgozi de Brito; e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Paula Bruno von Zuben. Nas próximas quartas-feiras, dias 12 e 19 de maio, ainda estão previstas apresentações para transportadores escolares e os demais funcionários da Emdec.
 

 

Histórico da campanha

 

A campanha “Em defesa da vida, faça a sua parte!”, lançada em abril, desde o início foi direcionada aos usuários do transporte público coletivo. Este público recebeu mensagens nos letreiros de ônibus, na frota do transporte e também nos terminais urbanos, que foram demarcados com orientações de solo para o distanciamento social. As mensagens ainda foram veiculadas na Rádio Educativa.  

 
 

A Emdec também instalou faixas informativas nos terminais urbanos, com alertas sobre higienizar as mãos e objetos tocados; jamais espirrar, tossir ou falar sem máscara; não comer ou beber dentro dos ônibus; e respeitar o distanciamento social.  

 

 
Durante a semana passada, a campanha contou com ações virtuais nas redes sociais da Emdec (Facebook, Instagram e Twitter), além do compartilhamento de mensagens via WhatsApp, focando em públicos específicos.  




O endereço eletrônico www.emdec.com.br/covid-19 (Mobilidade em Campinas na pandemia da Covid-19) traz todas as notícias da empresa relacionadas ao coronavírus, bem como informações de atendimento ao público, links e telefones úteis.

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Setransp arrecada mais de 25 toneladas para campanha Campinas Sem Fome

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A Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) enviou nesta quinta, dia 6 de abril, pela manhã, mais 578 cestas básicas para o Banco de Alimentos de Campinas. Foram mobilizados dois caminhões e uma equipe de 11 militares do 2º Batalhão Logístico Leve, que auxiliou no carregamento das cestas ao Banco de Alimentos de Campinas.

Esta é a segunda remessa que a Setransp encaminha para a campanha “Campinas Sem Fome”. Na primeira, em abril, foram entregues 905 cestas.  

Agora, as doações da Setransp somam 1683 cestas básicas, que totalizam cerca de 25,3 toneladas de alimentos e kits de higiene.

Segundo o secretário de Transportes, Vinícius Riverete, esse foi o resultado da mobilização que a Setransp fez com empresários da cidade, que responderam positivamente ao apelo do prefeito Dário Saadi e abraçaram a iniciativa.  

“Ficamos felizes com os esforços e gesto solidário do empresariado de Campinas, que devem servir de inspiração para que outras pessoas continuem as doações. Sabemos que a pandemia não passou e seu impacto na vida dos mais vulneráveis ainda persistirá.”

Outro fator destacado por Riverete é que as doações da Setransp, embora expressivas, não esgotam a mobilização. “Precisamos estar vigilantes permanentemente para reduzir a insegurança alimentar de toda a sociedade que sofre”, afirma o secretário.

Agradecemos, especialmente, ao apoio do empresariado; e, também, do tenente-coronel Vanderson Giacomini Savioli, que colocou a sua equipe à disposição para nos ajudar nesta logística de envio das doações ao Banco de Alimentos; e, ainda, ao próprio Banco, que realizou o transporte.

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Campinas tem 81,87% dos leitos de UTI-Covid ocupados nesta sexta, 6

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Campinas conta, nesta quinta-feira, 6 de abril, com 375 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública municipal e particular de saúde. Deste total, 307 estão ocupados, o que corresponde a 81,87%. Há 68 leitos livres nas redes municipal e privada.

Não há espera por leitos Covid-19 de UTI e enfermaria.

Os leitos estão disponibilizados da seguinte maneira:

SUS Municipal: 163 leitos, dos quais 157 estão ocupados, o que equivale a 96,32%. Há 6 leitos livres.

Particular: 212 leitos, dos quais 150 estão ocupados, o que equivale a 70,75%. Há 62 leitos vagos.

SUS Estadual: As informações sobre os leitos do Estado (HC e AME) estão disponíveis no www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/simi/leitos/

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