Geral
Emdec cria processo seletivo para estágio em diversas áreas de atuação

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) abre processo seletivo para a contratação de estagiários. O interessado deve estar regularmente matriculado nas instituições de ensino conveniadas com a empresa (confira relação abaixo).
São 11 áreas de atuação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Design, Direito, Direito com OAB, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Mecânica, Pedagogia, Publicidade e Propaganda.
As inscrições devem ser realizadas de maneira online, na próxima segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de janeiro, no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br. Não há cobrança de taxa para a inscrição. No local está o regulamento do processo seletivo e os requisitos exigidos para cada área.
Processo
A seleção ocorrerá em etapa única, com aplicação de prova objetiva. A avaliação será no dia 7 de fevereiro. A divulgação do local e horário da aplicação da prova será disponibilizada no site da Emdec, a partir do dia 26 de janeiro.
As questões serão de múltipla escolha contendo quatro alternativas, sendo somente uma a correta. Ao todo são 20 questões, sendo cinco de Língua Portuguesa, cinco de Raciocínio Lógico e 10 questões de Conhecimentos Específicos. Será atribuído um valor de 0 a 100 pontos. O candidato deverá obter, no mínimo, 50% de acertos para ser aprovado. A prova terá duração de 2h.
Os candidatos habilitados serão classificados de acordo com a nota final. Em caso de igualdade de nota, terá preferência, sucessivamente: o candidato de maior idade; maior nota nas questões de Conhecimento Específico; e maior acerto nas questões de Raciocínio Lógico.
A convocação obedecerá a ordem de classificação; e será feita por e-mail. O candidato tem até cinco dias úteis para atender o chamado e deve comparecer à Emdec (Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial) com os documentos necessários para a celebração do Termo de Compromisso. A relação de documentos também está disponível no site da Emdec.
O estágio não cria vínculo empregatício com a Emdec e o processo seletivo tem validade por um ano, contado a partir da divulgação da classificação final. O processo pode ser prorrogado por mais um ano.
Estágio
As atividades desenvolvidas pelo estagiário serão compatíveis com a área de formação. A jornada será de 30 horas semanais, de segunda até sexta-feira, no horário compreendido entre 8h e 18h. São 7h diárias de jornada, sendo 6h de estágio, com intervalo de 1h para refeição e descanso.
O estagiário receberá uma bolsa-auxílio de R$ 1.135,97, seguro contra acidentes pessoais e auxílio transporte.
O estágio terá período de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, não podendo ultrapassar dois anos, exceto para estagiário portador de deficiência.
Instituições
Confira as instituições de ensino de Campinas conveniadas com a Emdec.
– ESAMC
– FAC I, III e IV
– FACAMP
– IBMEC
– IESCAMP
– PUCC
– UNISAL
– USF
Geral
Prefeitura cria 40 cargos efetivos de vice-diretor para a Educação

O prefeito Dário Saadi sancionou, nesta terça-feira, 28 de junho, a Lei Complementar 359/2022, que cria 40 cargos efetivos de vice-diretor para a Secretaria de Educação. O texto pode ser consultado no Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial) ou no site da Biblioteca Jurídica (https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/).
“Uma das prioridades da Secretaria de Educação é o investimento em recursos humanos. No último ano, foram contratados, por concurso público, 340 professores. Oferecer educação de qualidade implica em proporcionar aos alunos escolas com o quadro de funcionários completo, unidades com infraestrutura apropriada, alimentação escolar adequada, entre outras questões”, disse o diretor do Departamento Pedagógico, Luiz Roberto Marighetti.
Os cargos serão ocupados por servidores aprovados em concursos públicos de prova e títulos.
Geral
Taça das Favelas volta no fim de semana com 12 partidas de futebol

Fim de semana é dia de torcer para os times que estão disputando a Taça das Favelas. Serão seis partidas no sábado, 1º de julho, e domingo, 2 de julho, a partir das 8h, na Praça de Esportes Argemiro Roque, no São Bernardo. O evento é uma realização da Cufa (Central Única das Favelas) em parceria com a Prefeitura de Campinas e apoio da EPTV.
Os jogos começam com as equipes masculinas. Às 8h, jogam São Pedro/Formigueiro e São José; às 9h30 é a vez do Carlos Lourenço enfrentar o Florence. Os dois últimos jogos masculinos serão às 11h e às 15h30, com Satélite Íris x Buraco do Sapo e São Bernardo contra Nilópolis.
Ainda no sábado, duas equipes femininas se enfrentam. Às 12h30, as meninas do Padre Anchieta jogam contra o Flamboyant; e às 14h é a vez do Santo Antônio e do Campo Belo entrarem em campo.
Domingo
A competição volta no domingo, às 8h, com o feminino do São Marcos enfrentando o Vida Nova. O outro jogo será às 9h30, entre Shangai e Paranapanema.
Na sequência, os meninos entram em campo. Às 11h, jogam Brandina contra Santa Barbara; Costa e Silva e Campo Belo se enfrentam às 12h30. Ainda na programação, Puccamp e Rosália às 14h e Paranapanema e Vila Boa Vista às 15h30.
Taça das Favelas 2022
A 2ª edição da Taça das Favelas de Campinas tem 3.012 inscritos. São 2.137 inscrições para os times masculinos e 875 para os femininos.
Organizada pela Cufa e Prefeitura de Campinas, com apoio da EPTV, o torneio tem como objetivo promover a conscientização e a inclusão por meio do esporte; a integração das comunidades e a ressignificação do território e fortalecimento da autoestima da juventude das favelas e núcleos residenciais.
A Taça das Favelas faz parte do calendário oficial de eventos de Campinas, desde 2021, por meio da Lei Municipal 16.100.
Na primeira edição do campeonato, em 2019, a Vila Brandina foi campeã no masculino, enquanto São José ficou com o título no feminino.
Geral
Evento marca a recepção de 94 jovens aprendizes que vão atuar na PMC

Com nome de craque, Cristiano Ronaldo Rodrigues, de 16 anos, é um dos 94 jovens aprendizes recepcionados na Prefeitura, na manhã desta terça-feira, 28 de junho. Assim como os demais, os sentimentos eram uma mistura de medo e de alegria. “Estou com uma expectativa muito alta. Tenho certeza que vou trabalhar com pessoas ótimas, que vou crescer e adquirir muita experiência”.
Os jovens vão fazer parte do Vibe (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional), um programa criado em 2021 pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas que visa promover ações que estimulem o desenvolvimento humano e contribuam na formação efetiva profissional e no acesso ao mercado de trabalho.
Eduardo Felipe, 16, também está cheio de expectativas com a nova experiência e já tem uma área favorita para atuar. “Tenho tido muita afinidade e gostado muito da área de administração. Sobre o futuro, espero me efetivar aqui, porque a Prefeitura é um bom lugar para trabalhar”, completou.
Aprendizagem, troca de experiência, crescimento profissional e pessoal, trabalho em equipe e transformação foram algumas das palavras citadas durante o evento.
A secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, contou um pouco da sua história e deu vários conselhos para os jovens que estão chegando. “É uma alegria imensa recebê-los aqui hoje. Iniciar a semana com carinhas novas, cheias de medo e também de muita coragem, é muito gratificante”, disse. “Esforcem-se bastante, aproveitem as oportunidades, não tenham medo de errar e, principalmente, tenha em nós amigos, companheiros de jornada”, completou.
O presidente dos Patrulheiros ( Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania “Patrulheiros de Campinas), Adailton Santos, relembrou como as vagas para o programa são disputadas e que, por terem sido selecionados, esses jovens já podem se considerar vencedores. “Que vocês possam contribuir, colaborar, aprender e ensinar neste período que estarão aqui na Prefeitura”, completou.
Outro membro da mesa, Cleber Rodrigues, coordenador do programa, já foi um Jovem Aprendiz e isso o deixou à vontade para falar com uma plateia formada, em sua maioria, por jovens de 16 anos. “Eu tinha os mesmos pontos de interrogação que vocês têm hoje, a diferença é que agora existe um Vibe, um programa muito importante, onde vocês terão muitas oportunidades de aprender, se aprimorar, crescer e uma equipe para apoiá-los”, disse.
Na sequência das falas de abertura, o psicólogo do Patrulheiros, Aslan Panicaci, conversou com os jovens sobre os desafios que vêm pela frente e principalmente a rede de apoio que eles terão. Oscar Fonsechi Neto, da equipe do Vibe, encerrou o evento com uma explicação detalhada sobre o programa e informações sobre as atribuições dos jovens durante a permanência na Prefeitura.
Vibe
O programa Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.
Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.
O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.
-
Geral6 dias atras
Campinas Shopping aporta investimentos para crescer e gerar empregos no segundo semestre
-
Geral4 dias atras
Pátio Municipal terá terceiro leilão do ano, com 469 lotes para arremate
-
Empregos3 dias atras
BOSCH Campinas anuncia diversas vagas de emprego, confira:
-
Geral4 dias atras
Anvisa determina recolhimento de lotes de anti-hipertensivo
-
Geral4 dias atras
Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal é regulamentado
-
Geral1 semana atras
Previsão do Tempo para região de Campinas
-
Geral5 dias atras
Prefeitura castra gratuitamente mais de 800 cães e gatos na Vila Esperança
-
Geral4 dias atras
Previsão aponta fim de semana mais frio