Geral
Emdec altera 11 linhas para beneficiar passageiro de shopping e arredores

Para atender ao novo horário de fechamento dos shoppings centers na fase vermelha do Plano São Paulo de combate ao coronavírus, garantindo o retorno para casa de trabalhadores, consumidores e população das vias do entorno, 11 linhas de ônibus do transporte público coletivo tiveram alterações em seus horários.
As mudanças realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforçam a frota agora para a faixa horária das 20h. As linhas 240 (Jardim Garcia), 369 (Parque Imperador) e 371 (Parque Prado) receberam viagens adicionais e aumento da oferta de veículos, na faixa horária entre 20h e 20h30. As linhas 240 e 371 atendem aos usuários e consumidores do Shopping Dom Pedro; e a linha 369 atende ao Galleria Shopping.
Ainda para atender a demanda do Shopping Dom Pedro, a Emdec tornou os horários mais compatíveis às necessidades dos usuários das linhas 116 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro), 244 (Vila Teixeira / Shopping Dom Pedro) e 381 (Shopping Dom Pedro / Shopping Iguatemi).
As linhas que atendem ao Shopping Iguatemi tiveram a oferta de veículos ampliada, na faixa horária de fechamento das lojas. As mudanças ocorreram nas linhas 249 (Jardim Flamboyant / Parque dos Eucaliptos), 362 (Parque Brasília I), 381 (Shopping Dom Pedro / Shopping Iguatemi) e 385 (Shopping Iguatemi / Rodoviária). Além disso, a linha 125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi) passou a circular com veículo articulado no horário das 20h25, que apresenta maior demanda.
Já as linhas 120 (Terminal Ouro Verde) e 190 (Jardim São Domingos), que não atendiam ao Campinas Shopping, passaram a atender aos seus usuários, agora nas viagens programadas para 20h25 e 19h55, respectivamente.
Para mais informações, a população conta com o aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele informa, em tempo real, o horário da chegada do ônibus no ponto, itinerários, localização dos pontos de embarque / desembarque, acessibilidade, entre outras funcionalidades. Para reclamações, dúvidas e sugestões sobre trânsito e transporte, a população conta com o “Fale Conosco Emdec”, pelo telefone 118.
Confira os horários reforçados para atendimento aos shoppings:
Linhas Shopping Dom Pedro
116: 20:07 – 20h17
240: 20h10 – 20h17 – 20h24 – 20h35
244: 20h12 – 20h34
371: 20h10 – 20h20 – 20h32
381: 20h15
Linhas Shopping Iguatemi
125: 20h25
249: 20h05 – 20h25
362: 20h15
381: 20h10
385: 20h07 – 20h17 – 20h27 – 20h37
Linhas Campinas Shopping
125: 20h25
190: 19h55
Linhas Galleria Shopping
369: 20h00 – 20h15 – 20h30
Geral
Unicamp e Santander criam hub para inovação e geração de tecnologias no Instituto de Computação

Uma parceria entre Unicamp e o Santander Universidades estabeleceu um hub de inovação no Instituto de Computação (IC) da Universidade, cujo espaço físico foi inaugurado nesta quarta-feira (24).
A parceria tem como objetivo o fomento da inovação e o desenvolvimento de tecnologias digitais e conta com R$2,5 milhões de investimento do Santander em bolsas de mestrado e doutorado. Serão estimuladas pesquisas em áreas como inteligência artificial, aprendizado de máquinas e internet das coisas.
O investimento inicial será utilizado para financiar nove bolsas de mestrado e oito de doutorado. O espaço do hub, conforme pontua o diretor do IC, Anderson de Rezende Rocha, funcionará como um laboratório onde pesquisadores possam desenvolver seus estudos. “Nosso objetivo é desenvolver pesquisa de ponta que leve à inovação e à geração de conhecimento e que ao mesmo tempo tratem problemas de interesse do parceiro”, afirma.
Para ele, a parceria tem um grande potencial, tende a ser duradoura e trará benefícios tanto para a Universidade como para o Santander. “Para o IC, a parceria permite trabalhar em problemas em sintonia com a indústria, que são de interesse no momento e que podem gerar impacto direto, social e econômico, para a população. Para o parceiro, eles terão um contato direto com a academia e com a Universidade, onde há pesquisadores de ponta trabalhando em problemas que podem se converter em soluções importantes para serem aplicadas no dia-a-dia”, avalia.
Outra frente de desenvolvimento do hub está voltada para a troca de conhecimento e de experiências entre ambas as partes. Serão oferecidos regularmente workshops entre profissionais do Santander, alunos e pesquisadores da Unicamp. Também estão previstos eventos de recrutamento, feiras e hackathons [maratonas de programação].
Geral
Temporais são esperados entre quarta e quinta-feira (24 e 25/02)

O Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), divulgou boletim, afirmando que, “devido ao calor, podem ocorrer temporais localizados”, na região, entre esta quarta e quinta-feira (24 e 25/02).
Para minimizar o efeito das chuvas e tempestades, nesta época do ano, o Governo do Estado de São Paulo, realiza a “Operação Verão” 2020/2021. A iniciativa prevê a formulação tanto de planos preventivos, realizados durante todo o ano, quanto de contingência, feitos em conjunto com outros órgãos municipais e contando com a participação da sociedade.
A operação começou oficialmente em dezembro e vai até, pelo menos, o final de março de 2021, podendo ser prorrogada, se necessário, por razões climáticas. Uma orientação importante, vinda da Defesa Civil municipal, para evitar acidentes, é que a população limpe as canaletas de vielas e descarte corretamente os resíduos, orgânicos e recicláveis, nos equipamentos disponibilizados pela Prefeitura, seja por meio da coleta porta a porta de material orgânico, seja por meio da coleta seletiva via PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros Materiais Recicláveis) e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de recicláveis). O descarte incorreto de garrafas pet, objetos plásticos e de material orgânico, em tempos de chuvas de verão, típica deste período, contribui para a obstrução de canaletas e bueiros, provocando alagamentos.
Confira abaixo as dicas da Defesa Civil de como se comportar durante os temporais, seja em casa, seja em espaços públicos.
Saiba o que fazer, quando:
1) há previsão de chuvas fortes:
– Verificar as condições de conservação das paredes e do madeiramento do telhado.
– Desligar os aparelhos eletrônicos e a chave geral de energia;
– Em locais de alagamento brusco, evitar caminhar, trafegar com bicicleta ou outro veículo, pois pode haver buracos, formação de enxurrada e outros riscos. Recomenda-se aguardar em local alto e seguro até a chuva passar.
2) Se está dentro do carro, durante chuva forte:
– Caso esteja em local seguro e ocorram chuvas fortes na cidade, não se aventure a enfrentar alagamentos, pois os riscos são muito grandes.
– Não feche cruzamentos e facilite a passagem de veículos de socorro.
– Quando possível, evite dirigir sob fortes chuvas. Pare em local seguro e espere a chuva passar. O mais importante é manter sempre a calma. Assim você consegue ajudar a si e a outras pessoas.
3) há ocorrência de raios:
Cuidados fora de casa:
– Abrigue-se em uma casa, edifício;
– Caso esteja em um veículo, não saia. Feche os vidros e não encoste nas parte metálicas;
– Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias, campos de futebol, etc;
– Se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente;
– Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, etc;
– Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame, etc;
– Evitar jogar bola, nadar e fazer exercícios em locais abertos, onde há risco de ser atingido por raio;
– Evite soltar pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca;
– Evite andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
– Se não houver nenhum abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos até a tempestade passar. Não deite no chão.
Cuidados em casa:
– Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como televisores, geladeiras e fogões;
– Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.
Geral
Campinas tem 88,42% dos leitos de UTI-Covid ocupados nesta quarta, 24

Campinas conta nesta quarta-feira, 24/02, com 285 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública e particular. Deste total, 252 estão ocupados, o que corresponde a 88,42%. Há 33 leitos livres somando as redes pública e particular.
Os leitos estão divididos da seguinte forma:
SUS Municipal: 118 leitos, dos quais 115 estão ocupados, o que equivale a 97,46%. Há 3 leitos livres.
SUS Estadual: 30 leitos, dos quais 22 estão ocupados, o que corresponde a 73,33%. Há 8 leitos livres.
Particular: 137 leitos, dos quais 115 estão ocupados, o que equivale a 83,94%. Há 22 leitos livres.
-
Empregos1 semana atras
Unilever Valinhos está com diversas vagas de emprego, confira:
-
Empregos1 semana atras
Campinas tem dois concursos públicos em aberto, confira:
-
Empregos1 semana atras
FUNCAMP está com diversas vagas de emprego em processo seletivo
-
Empregos3 dias atras
Concursos públicos na Unicamp para duas áreas, confira: