Connect with us

Geral

Embaixador do Estado da Palestina reforça relações com Campinas

imagem 218

O embaixador do Estado da Palestina, Ibrahim Alzeben, esteve nesta segunda-feira, 26 de novembro, em Campinas em um encontro com representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e empresários de origem árabe. Campinas é cidade-irmã de Jericó, cidade da Palestina, desde 2003, e tem estreitas relações com a cultura dos países árabes. No encontro, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi representado pelos secretários municipais. 

 

O secretário de Educação, José Tadeu Jorge, representou a ligação de Campinas com os árabes pelo café, que foi o principal motor da economia na região no século XVIII, ressaltando a qualidade da espécie arábica e o simbolismo da bebida nas relações de amizade. “No Brasil, convidar alguém para tomar um cafezinho é um gesto de amizade e bem-querer. Um gesto que enriquece nossa cultura e estreita relações. Por isso, esse encontro será o primeiro de muitos que faremos para estimular esse relacionamento com o povo palestino”, afirmou o secretário.

Advertisement

Assim como o secretário, o embaixador da Palestina também explicou os simbolismos culturais do café que em seu país é utilizado para selar pactos e acordos. Alzeben falou na reunião sobre a situação política da Palestina e de sua missão em estreitar ainda mais as relações com a cidade de Campinas. O embaixador também comentou sobre a educação na Palestina “apesar das dificuldades, o povo palestino sempre priorizou a educação e registramos o maior nível de estudantes na educação superior na região”, explicou Alzeben.

 

Ao final do encontro, o secretário de Educação entregou ao embaixador o brasão de Campinas e recebeu como mimo uma placa com os dizeres “Juntos construiremos fontes de paz”.

Advertisement

 

Também participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi; o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin; o presidente da Ceasa, Valter Greve; o vereador Luiz Rossini; o superintendente do Instituto Jerusalém do Brasil, Ali El-Khatib, os empresários Abdel Halim Tafal e Samir Musa e o engenheiro Omar El-Khatib.

 

Advertisement

Semana da Educação e Café

 

A Prefeitura de Campinas realizou entre os dias 22 e 26 de novembro a Semana Educação e Café que levou a mais de nove mil alunos das escolas da rede municipal a história da bebida nos países árabes e sua importância econômica e cultural para o Brasil. As atividades foram realizadas em parceria com o Instituto Jerusalém do Brasil. 

Advertisement

     

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare