Connect with us

Geral

EGDS, Defesa Civil e Unicamp promovem curso para 27 agentes

imagem 245

A Defesa Civil de Campinas, a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) e o Instituto de Geociências (IG) da Unicamp concluíram na última sexta-feira, 26 de outubro, o 11º Curso de Formação de Agentes de Proteção e Defesa Civil. Essa é a primeira vez que o IG é parceiro da capacitação, que deve ocorrer novamente, em formato ainda mais ampliado, em 2019.

 

Esta edição do curso contou com a participação de 27 agentes de Campinas e cidades da região.

Advertisement

 

De acordo com os organizadores, a parceria surgiu a partir de um vínculo estabelecido entre a Defesa Civil com os docentes do IG e da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) e com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas em Agricultura (Cepagri) da Unicamp.

 

Advertisement

De acordo com a coordenadora da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor de Campinas, Marisa Córdoba Amarantes, o curso é referência no Estado e atende a agentes de vários municípios, não apenas da região metropolitana de Campinas. “Tratar de proteção e Defesa Civil é algo complexo e merece preparo técnico, atenção a aspectos da legislação e muita estrutura comportamental. Daí nosso foco em tornar a grade do curso cada vez mais ampliada como forma de atender ao perfil demandado para a Defesa Civil com o foco em cidades resilientes, que é o projeto de nosso município e uma questão mundial”.

 

Além de capacitar servidores públicos municipais que atuam ou irão atuar como agentes em trabalhos internos ou de campo, o curso buscou assegurar a qualificação nas ações de proteção e defesa civil e na construção de cidades resilientes, Procurou consolidar os conceitos de cidade e comunidade resilientes, enfatizando a relação das pessoas com o território, sua percepção dos riscos locais e a preparação sobre seu enfrentamento. Vale lembrar que Campinas compõe o grupo de municípios cadastrados como cidades resilientes, na ONU, para o Projeto “Cidades Resilientes”.

Advertisement

 

Para o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o curso tem uma grande procura não só por agentes da região de Campinas. Tivemos a adesão de 17 municípios, além de Campinas.”É um curso para a formação de gestores e esse treinamento já faz parte da história de Campinas, tanto que já estamos na 11º edição, em parceria estreita com a Escola de Governo e esse ano tivemos a ampliação com a parceria da Unicamp”, afirmou.

 

Advertisement

De acordo com Sueli Yoshinaga, as disciplinas são parte das atividades acadêmicas e de extensão do Grupo Estudos sobre o Ordenamento Territorial, Resiliência e Sustentabilidade (GEOTRES), que reúnem professores e pesquisadores da Unicamp e profissionais da Defesa Civil.

 

Para André Evangelista, de Indaiatuba, o curso foi uma forma de crescimento profissional. “O curso é uma possibilidade que a gente tem de levar a instituição até as pessoas que necessitam do órgão público na hora de um desastre, e também nas horas boas, do convívio com a cidade. Ajuda a promover um estreitamento entre as partes como cidadão e como o órgão público atuando junto com a sociedade”, afirmou.

Advertisement

 

Outro participante do curso, Giovanni Rossi, de Holambra, falou da importância do curso para quem está iniciando a carreira na Defesa Civil. “Nessa parte de transições de funções é de extrema importância para termos uma visão diferenciada da área de risco da nossa cidade, mapeamento, sabendo do risco de todos os moradores daquele local estão correndo. Então nós temos que trabalhar em cima disso, visando sempre a segurança dos moradores”, afirmou.

 

Advertisement

Os agentes tiveram aulas com profissionais da Unicamp e de órgãos públicos como a própria Defesa Civil, Emdec, Samu. EGDS e Corpo de Bombeiros.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare