Connect with us

Geral

EducaSaúde permitirá monitorar em tempo real sintomas de Covid em escolas

imagem 128

A Prefeitura de Campinas, em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e o MPT (Ministério Público do Trabalho) oficializou a entrega do aplicativo EducaSaúde, uma plataforma de software destinada ao acompanhamento e prevenção, em tempo real, da pandemia de covid-19 em comunidades escolares de Campinas.
O ato foi realizado na manhã desta quarta-feira, 16 de fevereiro, em reunião virtual com representantes das instituições. Os secretários municipais da Saúde, Lair Zambon, e da Educação, José Tadeu Jorge, integrantes das duas secretarias, da Secretaria de Justiça e da IMA (Informática de Municípios Associados S/A), que atuou no desenvolvimento da plataforma, também participaram.
O aplicativo vai viabilizar as ações do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa) nas unidades municipais de ensino, através do monitoramento de informações fornecidas por alunos, pais, docentes, funcionários e gestores. Eles transmitirão dados sobre o estado de saúde de todos que trabalham ou estudam nos locais monitorados, posssibilitando a identificação de casos suspeitos ou confirmados de covid-19. 
A partir do recebimento das informações, a Devisa poderá direcionar demandas para as unidades de saúde mais próximas do cadastrado que necessitar de atendimento. A previsão dos realizadores é que a tecnologia beneficie cerca de 50 mil pessoas.
Agradeço muito à universidade por formar pessoas que servirão a sociedade e que sempre possuirão informações. Tudo o que aconteceu em Campinas durante a pandemia foi baseado na informação; tudo o que nós decidimos na Saúde foi baseado em informação e este aplicativo é baseado em informação”, disse o Secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon. Ele ainda lembrou que, atualmente, trabalha junto com a Secretaria de Educação na vacinação infantil.
O Secretário José Tadeu Jorge saudou os colegas das secretarias de Saúde, Educação, Justiça e da IMA e agradeceu a todos. “Enfrentar tudo isso foi um grande desafio. Exigir precauções e criar condições para o retorno das aulas presenciais só foi possível graças a todos os setores que estão representados nesta reunião”, afirmou durante a reunião virtual.
O objetivo do aplicativo é auxiliar a Vigilância Sanitária com mais uma ferramenta para localizar casos suspeitos de Covid, permitindo monitoramento e ações em tempo real, ampliando a segurança dos alunos, famílias, professores e servidores na retomada das aulas presenciais”, explicou o Assessor Especial de Tecnologia da Secretaria de Educação, Alexandre Tadeu Dias.
Nos orgulhamos muito desta colaboração dos agentes públicos em prol da comunidade, que financia todo o esforço em educação, ciência e produção de tecnologia. O preenchimento correto das questões que constam no app, quando tiverem sintomas, será um importante balizador para nossas ações. Isso nos dá a certeza de estarmos cumprindo nossa missão de educadores”, afirmou o professor Ricardo Dahab, do Instituto de Computação da Unicamp.
Como funciona
Como se trata de um WebApp, não é preciso baixar ou instalar, basta acessar o link www.educasaude.campinas.sp.gov.br. O usuário pode acessar e participar do questionário se estiver com ou sem sintomas.
O EducaSaúde possui três módulos: o primeiro é para usuários da comunidade escolar ou universitária (alunos, professores e funcionários) e contém um questionário sobre os sintomas para ser preenchido.Se houver ao menos um sintoma positivo, é emitida uma recomendação para que o usuário não se dirija à sua escola ou universidade e aguarde o contato da vigilância. Se houver dúvidas, quem está preenchendo pode entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima da sua residência. 
Por meio do segundo módulo interativo, a Vigilância é notificada da ocorrência, com os dados e sintomas do usuário. Se nenhum sintoma for assinalado pelo usuário, nenhuma ação é disparada, sendo apenas emitida uma recomendação de que o usuário siga fazendo acesso diário ao EducaSaúde. Este módulo consiste na visualização e acompanhamento em tempo real das notificações enviadas pelos usuários das escolas.
O último módulo é responsável pelo armazenamento e processamento de informações. Também faz a comunicação com sistemas da Prefeitura para acesso aos dados dos usuários.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare