Connect with us

Geral

Educação Infantil: 2.639 garantem vagas no primeiro dia de matrículas

imagem 10

A Secretaria Municipal de Educação de Campinas já efetivou a inscrição de 2.639 crianças na Educação Infantil na terça-feira, 30 de novembro, primeiro dia de matrículas. Outras 3,9 mil crianças nesta faixa etária, que já se cadastraram, serão chamadas nas próximas semanas. No total, o Município vai ofertar 7,5 mil vagas em creches (Educação Infantil) para crianças com idade de 0 a 3 anos em 2022. Rede atende 43,8 mil alunos com até 5 anos.

 

Os alunos são matriculados de acordo com número de vagas oferecidas nas escolas, o que pode mudar de unidade para unidade, conforme a disponibilidade de vagas e também de acordo com classificação dos alunos. A oferta de vagas segue critérios como a participação no Programa Bolsa Família e a situação de vulnerabilidade familiar.

Advertisement

 

 

Atualmente, Campinas tem capacidade de atender na pré-escola e na Educação Infantil do município 43,8 mil alunos com até 5 anos. Alunos que já estão matriculados na rede municipal foram rematriculados automaticamente.

Advertisement

 

As 7,5 mil vagas ofertadas neste ano são relativas a vagas de crianças que deixaram o Agrupamento I (alunos com idade até 1,6 ano) e foram promovidas para o Agrupamento II (alunos a partir de 1,6 ano até 3 anos). Também estão inclusas vagas de alunos que seguiram para a pré-escola (4 e 5 anos). A proposta de atendimento da rede municipal para esse público (4 e 5 anos) é de 15,7 mil. 

 

Advertisement

Cadastro

 

 

Advertisement

A Secretaria Municipal de Educação recebeu 7.572 cadastros de crianças de 0 a 5 anos interessadas em garantir vagas na Educação Infantil para o próximo ano. Deste total, 5.727 são relativos a crianças de 0 a 3 anos.

 

 

Advertisement

O restante dos cadastros refere-se a crianças maiores que 3 anos ou que vão completar 4 anos até março de 2022 e são obrigadas a cursar a pré-escola. Os alunos desta faixa etária, a chamada de pré-escola, estão todos contemplados.

 

 

Advertisement

Novas vagas

 

A Secretaria Municipal de Educação montou um plano de trabalho para ampliar as vagas em creches no município. A meta é oferecer 6,6 mil novas vagas durante os próximos anos, a partir de 2022. 

Advertisement

 

 

O plano inclui a construção de escolas e a ampliação de 18 unidades que já estão em funcionamento. “Há a necessidade constante de gerar vagas, para enfrentarmos o desafio de incluir todas as crianças”, disse o secretário de Educação José Tadeu Jorge.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare