Editora da Unicamp expõe e comercializa suas obras relacionadas a 1922
A Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink e a Editora da Unicamp realizam a partir desta terça-feira, 18 de outubro, até 30 de outubro, a exposição “A Editora da Unicamp em 22”. A entrada é gratuita e a mostra pode ser vista das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.
A exposição é estruturada por imagens e textos de livros que foram publicados pela Editora da Unicamp, tratando dos eventos que são referenciados nas comemorações do ano de 22: a complexidade do processo de independência política de Portugal, em 1822; a Semana de Arte Moderna, como um referencial de nossa independência cultural, realizada em 1922; e a ascensão do fascismo na Europa e suas repercussões no cenário brasileiro e internacional, também em 1922.
Esta exposição busca rememorar, de maneira reflexiva e crítica, alguns dos eventos importantes da história do Brasil e do mundo, como o Bicentenário da Independência do país, o Centenário da Semana de Arte Moderna e os cem anos da ascensão do fascismo” aponta Edwiges M. Morato, da diretoria da Editora da Unicamp.
Consta da programação uma Roda de Conversa com o tema “As efemérides de 22 – de como o Brasil deu no que deu”, no dia 19 de outubro, quarta-feira, às 19h30, sobre a temática da exposição. Foram convidados o professor André Kaysel, do IFCH Unicamp; a professora Iara Schiavinatto, da Unicamp; e o professor Afonso Machado, do Boletim Lanterna.
No dia 20 de outubro, a Editora da Unicamp montará uma exposição de livros de seu acervo, para divulgação e venda das obras que publicou.
Serviço
Exposição “A Editora da Unicamp em 22”
Data: de 18 a 30 de outubro
Horário: 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.
Local: Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink
Realização: Editora da Unicamp e Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink