Connect with us

Geral

Dona Laura, 106 anos, toma primeira dose da vacina contra Covid-19 em casa

Publicado

em

Dona Laura Raimunda Pinto completou 106 anos no último dia 3 de fevereiro e nesta terça-feira, 23, recebeu em sua casa a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ela foi vacinada dentro da estratégia de imunização para idosos acamados e domiciliados feita pela Secretaria de Saúde de Campinas, e é uma das pessoas mais velhas a receberem a vacina no município. Além dela, também foi vacinada sua cuidadora principal e filha, Miralva Selma Pinto.

Ela é muito corajosa e guerreira”, contou Marialva sobre Dona Laura. Mãe de 11 filhos, sendo nove vivos, 42 netos e 16 bisnetos, ela é descrita como corajosa e guerreira pelos familiares. “A pessoa não pode esmorecer”, disse a idosa. Para a filha, que estava visivelmente emocionada, o próximo passo também será recebido com alegria. “Estou muito feliz e protegida, agora se Deus quiser nós vamos tomar a próxima dose”, disse.

As vacinas foram aplicadas pela enfermeira Gabriela Matsuo Friedlander de Aquino, coordenadora do Centro de Saúde Aeroporto, no qual a família é atendida. “É gratificante presenciar a emoção dos pacientes ao receberem a vacina, é como um fechamento de um ciclo. Além disso, vemos a dedicação e o empenho dos profissionais de saúde que estão organizando a imunização”.

A coordenadora conta que as vacinas são buscadas pela equipe do Centro de Saúde de acordo com a lista de pacientes e seus cuidadores que serão imunizados. Apenas um cuidador por idoso acamado ou domiciliado – o principal responsável pelo seu cuidado – recebe a vacina.

As doses são dispensadas por turno, de manhã e à tarde, e saem com escolta, levadas dentro de caixas térmicas. Elas são manipuladas na frente dos pacientes. Dose aplicada, quem recebeu a imunização também ganha um comprovante de que está vacinado e já com a data da segunda dose.

Geral

Campinas tem 88,42% dos leitos de UTI-Covid ocupados nesta quarta, 24

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Prefeito participa de iniciativa da ONU sobre Cidades Resilientes

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Guarda Municipal flagra 50 galos em situação de maus tratos em residência

Publicado

em

Por

A Guarda Municipal de Campinas encontrou cerca de 50 galos em situação de maus tratos em uma residência na Vila Brandina na manhã desta quarta-feira, dia 24 de fevereiro. Os animais eram mantidos em cativeiro dentro de caixotes, em local precário e muitos deles machucados, sem comida e sem água. A suspeita da GM é que as aves eram usados para rinha. 

A corporação chegou ao endereço em uma operação, em conjunto com o 13º Distrito Policial, que buscava por receptadores de fios e cabos de cobre e acabaram se deparando com o terreno com os animais.

 

Não havia ninguém no local quando a Guardar Municipal chegou. 

 

A guarnição acionou o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que foi até o local para fazer o laudo de comprovação de maus tratos e fornecer água e comida aos galos. O destino das aves ainda será avaliado pelo Departamento.

 

A ocorrência foi encaminhada para registro no 13º Distrito Policial.

Continue Lendo









<





Populares