Connect with us

Geral

Diretores e cineastas abrem oficialmente a 2ª Mostra de Cinema Italiano

Publicado

em

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, fez a apresentação oficial da 2ª Mostra de Cinema Italiano em Campinas, na tarde desta sexta-feira, 20 de abril, com a presença de diretores e cineastas italianos, representantes da comunidade acadêmica e convidados. 

A mostra começa a partir de sábado, dia 21, e vai até o dia 29, com a exibição de filmes gratuitos para a população e uma vasta programação que inclui também gastronomia, música e debates em universidades. 

“É uma grande satisfação ver a Mostra de Cinema Italiano se consolidando no calendário da cidade. Que essa segunda edição seja de muito sucesso como foi a primeira”, disse o vice-prefeito que, em seguida, parabenizou os artistas, diretores, organizadores e apoiadores do evento. 

A primeira-dama, Sandra Ciocci, participou da apresentação juntamente do secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco. Ele destacou que o público de Campinas e região poderá ver a produção de cinema forte e significativa de atores, jovens e roteiristas da Itália. “O grande objetivo é trazer essa jovem produção italiana para o público de nossa cidade”, disse. 

A mostra apresentará 18 filmes, sendo 15 filmes mais recentes e três longas do cineasta Bernardo Bertolucci: “O Conformista”, “1900” e “Assédio”. As sessões serão todas gratuitas no Cinema Top Cineplex, que fica no Shopping do Parque Prado, e também no Teatro Castro Mendes.

Este ano a mostra vai homenagear o cineasta Bernardo Bertolucci, um dos grandes nomes do cinema italiano do século 20, autor de obras como o “Último Tango em Paris” e “O Último Imperador”. Bertolucci gravou uma mensagem para a Mostra. “Se eu tivesse hoje que fazer um filme, me jogaria sem medo na mistura total. Do documentário, da poesia, da prosa…”.

 

Universidades

O secretário Ney Carrasco também destacou as ações paralelas que serão realizadas durante o mostra, entre elas, debates em universidades com os diretores Mimmo Calopresti, de “A Fábrica dos Alemães”; e Francesco Siciliano, de “Estado Civil” e “O Amor é o mesmo para Todos”. Estes filmes estão na programação.

Francesco Siciliano disse estar desejoso pelos debates nas universidades onde “ele pode contar e falar dos filmes”, que este ano são produtos do novo cinema italiano. Mimmo Calopresti, que vem pela primeira vez a Campinas, pontuou que “está curioso com o encontro com as universidades”. Este ano oito universidades participam da Mostra. Na primeira edição foram cinco. 

A 2ª Mostra de Cinema Italiano é promovida pela Prefeitura de Campinas, por intermédio das Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo. A Prefeitura tem como parceiro na mostra o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana); a colaboração do Vivi Brasil e apoio do Shopping Iguatemi Campinas.

Orquestra

A 2ª Mostra também contará com dois concertos da Orquestra Sinfônica interpretando temas famosos do cinema italiano. As apresentações serão no Teatro Castro Mendes no dia 21 de abril, sábado, às 20h; e no dia 22 de abril, domingo, às 11h.

A Sinfônica preparou um repertório especial de trilhas de filmes compostas por Nino Rota, entre as quais dos filmes “Romeu e Julieta” e “O Poderoso Chefão”. Também serão apresentadas trilhas de sucessos de outros clássicos do cinema italiano.

Cine Gourmet

Outra atração da mostra é o Cine Gourmet, que combina cinema e gastronomia. A atividade será no dia 22 de abril, domingo, das 10h às 17h, na Praça Carlos Gomes, seguindo os mesmos moldes do Chefs na Praça.

Também haverá uma sessão inclusiva na sexta-feira, dia 27, às 14h, no Salão Vermelho do Paço Municipal. O filme “O Conformista” terá audiodescrição.

A programação completa pode ser conferida no https://cinemaitaliano.campinas.sp.gov.br/

Geral

Liberadas mais vagas para vacinar gestantes da área da saúde contra Covid

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde de Campinas vai reabrir, a partir das 19h desta quarta-feira, 5 de maio, o agendamento para a vacinação de trabalhadoras de saúde
No grupo de trabalhadoras de saúde estão incluídas as profissionais que têm graduação ou curso técnico na área e as mulheres que trabalham no setor, incluindo recepcionistas de serviços de saúde, trabalhadoras da limpeza e lavanderias de serviços de saúde, cozinheiras de serviços de saúde, balconistas de farmácias, drogarias, entre outras que trabalham em estabelecimentos como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, drogarias, farmácias entre outros, além de cuidadoras de idosas registradas por empresas da área.
Profissionais de saúde devem apresentar o registro no Conselho de Classe e/ou outro comprovante, além de comprovante de trabalho no setor, que pode ser contrato de trabalho, contrato de prestação de serviços, holerite, crachá (desde que contenha minimamente as informações: nome do estabelecimento, nome e sobrenome da pessoa, cargo ou função) ou declaração emitida pelo serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício da pessoa.
Grávidas e puérperas terão que levar o cartão pré-natal (caderneta da gestante). As lactantes devem apresentar a certidão de nascimento do bebê.
Todas as agendadas terão que apresentar o comprovante de agendamento impresso ou salvo como imagem em seu celular, documento oficial com foto e comprovante de residência no município em seu nome.

Continue Lendo

Geral

Aberto agendamento para vacinação de pessoas a partir dos 60 anos

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Campinas zera fila de espera por leitos de enfermaria e UTI-Covid

Publicado

em

Por

Continue Lendo







Populares