Connect with us

Geral

Direção da Ceasa Campinas discute projeto do porto seco com holandeses

Publicado

em

O diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, se reuniu na noite desta terça-feira, dia 6 de fevereiro, com o ministro-conselheiro da Embaixada do Reino dos Países Baixos (Holanda) no Brasil, Roderick Wols. Em visita a Campinas, Wols veio conhecer as possibilidades de cooperação entre a Holanda e Campinas na área de logística e demonstrou interesse pelo projeto de criação de um porto seco dentro da central de abastecimento campineira.
O encontro é resultado de uma viagem da missão técnica brasileira à Holanda, realizada na primeira semana de outubro do ano passado pelo Agropolo Campinas-Brasil, da qual Villalba fez parte, representando a Ceasa. O encontro para a discussão do projeto da central foi sugerido pelo líder da missão técnica, Ernst-Jan Bakker, assessor de Inovação do Consulado da Holanda.
Os holandeses têm interesse em firmar parcerias com empresas brasileiras e oferecem sua expertise em logística e também como grandes produtores e exportadores de alimentos. “Temos todo interesse nesse projeto da Ceasa Campinas e podemos contribuir com nossa experiência em logística”, disse Wols. “Além disso, por nossa localização geográfica, somos a porta de entrada para toda a Europa. Também nos interessa trabalhar com o Aeroporto Internacional de Viracopos”, completou o holandês.    
Um dos projetos da atual gestão da Ceasa Campinas, a criação de um porto seco dentro da planta do entreposto, visa facilitar e agilizar a exportação de hortifrútis. A ideia é transformar a Ceasa num centro exportador de produtos de todo o Estado, com todos os serviços de desembaraço aduaneiro e ligação direta com Viracopos, o maior aeroporto de cargas do País.
Foi muito importante esse encontro com a comitiva holandesa. Eles demonstraram muito interesse no nosso projeto. A direção do Aeroporto de Viracopos também já se mostrou favorável. Isso sinaliza que estamos no caminho certo para formatar uma proposta de criação de um porto seco dentro da Ceasa”, disse Villalba.
Presença
Também integraram a comitiva holandesa Jorgen Leeuwestein, assessor do Departamento Econômico do ministério holandês, e Robbert Appeldoorn, primeiro secretário para Assuntos Aduaneiros. O diretor administrativo e financeiro da Ceasa, Miguel Jorge Nicolau, e o gerente de Comunicação do entreposto, Ricardo Alécio, também participaram do encontro, realizado no Zaff Bar, em Campinas. 
Além do encontro com a diretoria da Ceasa, o roteiro da comitiva holandesa ainda incluiu visitas à Prefeitura de Campinas – onde foi recebida pelo vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira -, ao aeroporto de Viracopos e à cidade de Holambra.

Geral

Trecho da Rua Francisco Teodoro terá bloqueio viário no sábado e domingo

Publicado

em

Por

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interdita totalmente o tráfego de veículos no sentido Centro – bairro da Rua Francisco Teodoro, no cruzamento anterior à Avenida João Jorge, na Vila Industrial. A ação será no sábado e domingo, dias 15 e 16 de fevereiro, sempre no período das 7h até as 17h.
A medida é necessária por conta de obras de implantação de drenagem e travessia, na região de trabalhos do Corredor BRT Ouro Verde, na Avenida João Jorge. Também haverá pré-bloqueio no cruzamento das ruas Francisco Teodoro com Maria Soares; no cruzamento das ruas Maria Soares com Dr. Salles Oliveira; e cruzamento das ruas Francisco Teodoro com Antônio Sarmento.
A Emdec indica três rotas de desvio: seguir pelas ruas Maria Soares (contrafluxo), Dr. Salles Oliveira, Francisco Teodoro e Avenida General Carneiro. Percorrer as ruas Dr. Salles Oliveira, Francisco Teodoro e Avenida General Carneiro. E a terceira pelas vias Antônio Sarmento, Dr. Salles Oliveira e Francisco Teodoro. Durante as obras, estará liberado o acesso de veículos para retorno pelo Viaduto Miguel Vicente Cury.
Agentes da Mobilidade Urbana prestam apoio à interdição, monitorando o trânsito e orientando os motoristas. A Emdec recomenda que os motoristas evitem circular pela região, nos períodos de bloqueio viário.

Continue Lendo

Geral

Trabalho e Renda abre nova temporada de oficinas para empreendedores

Publicado

em

Por

Pelo terceiro ano, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, por meio da Casa do Empreendedor e em parceria com o Sebrae Aqui, promove a temporada de oficinas gratuitas de capacitação e formação para empreendedores. A primeira turma de 2020 se reúne na próxima terça-feira, dia 18 de fevereiro, às 14h, para aprender como gerir o fluxo de caixa e melhorar a gestão financeira de um negócio próprio. O curso é gratuito e será realizado na unidade centro do CPAT, avenida Campos Sales, 427.
Os interessados podem se inscrever pessoalmente no CPAT, a partir das 8h, munidos de documento de identidade com foto. A distribuição de senha se encerra às 15h. O atendimento vai até as 16h30. A lista de inscrição permanecerá aberta até terça, momentos antes do início da aula, mas quem não conseguir vaga, já que são limitadas, poderá se inscrever para as próximas turmas, que serão realizadas nos dias 10 e 24 de março.
Em 2019, foram realizadas 18 oficinas com 970 pessoas inscritas. Dessas, 476 compareceram às oficinas de Fluxo de caixa, Ganhe mercado, Empreendedorismo como opção de carreira, Começar bem formalizado e Inove para ganhar mais.
Para o secretário de Trabalho e Renda de Campinas, Luis Yabiku, o sucesso nos negócios depende de vários fatores e a gestão financeira é essencial para a continuidade e crescimento da empresa, não importando o tamanho dela. “É muito importante dominar os conceitos, técnicas e ferramentas de controle de movimentações financeiras para mitigar os riscos do negócio”, explica Yabiku.
Dicas sobre fluxo de caixa
De acordo com o portal do Sebrae na internet, as três dicas fundamentais para uma boa gestão financeira são as seguintes:
1 – Inicie lançando no Contas a Pagar e Contas a Receber os compromissos já assumidos e os valores a receber, já conhecidos ou facilmente estimados.
2 – Estime sempre as despesas ainda não lançadas no Contas a Pagar, tais como impostos, contas de água, luz, folha de pagamento, etc. Tente também conhecer a sazonalidade dessas contas, suas datas de vencimento e reajustes para melhor estimar.
3 – Nas vendas à vista, utilize como base a média diária das vendas realizadas normalmente. Considere também os meses de movimento mais fortes ou mais fracos para a média. Seja conservador nessas estimativas, que serão muito facilitadas se um controle diário de receitas e despesas for mantido.
Lembre-se: as despesas são quase sempre certas e as receitas quase nunca.

Continue Lendo

Geral

Escolas municipais receberão projetores interativos para salas de aula

Publicado

em

Por

Todas as 206 escolas municipais de Campinas ganharão projetores interativos até o final deste semestre. Equipamentos são de tecnologia avançada e substituem as conhecidas lousas digitais. O anúncio da chegada desta nova tecnologia à Rede Municipal de Ensino foi feito pelo prefeito Jonas Donizette, na manhã desta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, durante visita à Escola de Educação Integral (EEI) “Orlando Carpino”, no Jardim Ouro Branco.

 


“Teremos estes projetores em cada sala de aula das 45 unidades do Ensino Fundamental e um em cada unidade da Educação Infantil”, adiantou o prefeito. A “Orlando Carpino” é a quinta escola, de um total de dez unidades, que o chefe do executivo visitará até a próxima semana. Em cada uma delas, ele entregou os kits de material escolar e uniforme, além de um chromebook para os professores e um computador para a equipe gestora. 

 

A Secretaria de Educação de Campinas investiu R$ 72 milhões na compra de material escolar, uniforme, equipamentos tecnológicos e didáticos que serão destinados às escolas, alunos, corpo docente e equipe gestora. “Estamos investindo em tecnologia educacional, uma ferramenta para auxiliar os alunos e professores no desenvolvimento escolar”, explicou a secretaria municipal de Educação, Solange Pelicer.


 

Kits escolares

 

Cada aluno da rede municipal de Campinas receberá neste ano um kit de uniforme composto de duas calças, uma jaqueta, duas bermudas, duas camisetas de manga curta e duas de manga longa. Já os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) serão contemplados com duas camisetas de manga curta e uma jaqueta.

 

Os alunos do fundamental receberão também livros paradidáticos como complemento ao kit de material escolar. Os alunos da Educação Especial serão beneficiados com audiolivros que estarão à disposição na biblioteca.

Continue Lendo

error: Content is protected !!