Dia do Rádio: Educativa reforça missão de estar próximo da população com novas tecnologias
Celebrado em todo o mundo nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, o rádio segue como um dos veículos de comunicação mais importante, mesmo diante de tantas tecnologias. Em Campinas, são 35 emissoras no dial tradicional, entre elas, a Rádio Educativa 101.9, ligada à Secretaria Municipal de Comunicação, que transmite notícias, músicas e um conteúdo que vai além da programação tradicional.
Desde 1999, a emissora foge dos padrões comerciais ao levar aos ouvintes um conteúdo diferenciado. “No Dia do Rádio, a Rádio Educativa, com seus 26 anos na cidade, celebra mais do que uma data. Celebra a audiência fiel, a proximidade e a missão de estar, todos os dias, ainda mais perto da população”, comenta Marcos Lodi, diretor da rádio.
A Educativa está no ar sete dias por semana, 24 horas por dia, falando de Campinas para mais de 37 cidades da região, por meio do dial tradicional, do aplicativo e da internet. O rádio evoluiu, virou podcast, e a Educativa também oferece diversos programas para que os ouvintes possam ouvi-los quando quiserem.
Há ouvintes que ainda utilizam o rádio como companheiro à moda antiga, ao vivo, rodando pela cidade. O motorista de aplicativo André Luiz conta que nutre um grande amor pelo rádio desde a infância. O gosto por música veio da família, inicialmente com trilhas de filmes e novelas.
Ouvinte assíduo da Rádio Educativa, ele afirma que a emissora é fundamental no dia a dia ao oferecer música de qualidade, principalmente flashbacks, prestação de serviço e curiosidades sobre a história de Campinas. “A rádio faz com que eu relembre as excelentes bandas e cantores do Brasil. Ela oferece uma alternativa às rádios comerciais, e eu posso colocar com tranquilidade até para meus passageiros ouvirem”, afirma.
“A proximidade com o ouvinte segue fundamental, apesar das novas tecnologias e a emissora cumpre esse papel por meio de todos os seus comunicadores”, adiciona Lodi.
Dia do Rádio
O Dia do Rádio foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, marcando a criação da Rádio das Nações Unidas, em 1946.
Atualmente, Campinas conta com 35 rádios no dial tradicional com intensidade de sinal considerada boa, de acordo com o site Tudo Rádio, especializado na cobertura radiofônica. Destas, a antena de 14 estações fica em solo campineiro. Entretanto, muitas outras rádios podem ser sintonizadas a partir de antenas fixadas em cidades da região como Valinhos, Americana e Cosmópolis.
Serviço:
Rádio Educativa
Pelo dial: 101,9 FM
Pelo site: https://www.campinas.sp.gov.br/sites/radioeducativa/sobre-nos
Pelo aplicativo: Google play (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sp.ima.educativacampinas&hl=pt_BR) e Apple Store (https://apps.apple.com/br/app/r%C3%A1dio-educativa-campinas/id6615079354)