Connect with us

Geral

Dia da Cultura Coreana é comemorado pela primeira vez em Campinas

imagem 151

O saguão do Paço Municipal foi palco da primeira edição em Campinas do Dia da Cultura Coreana, com evento realizado no início da noite desta segunda-feira, 15 de agosto. O prefeito Dário Saadi participou da solenidade ao lado de de autoridades coreanas, acompanhando a execução dos hinos nacionais da Coreia e do Brasil, e de apresentações culturais.
O prefeito assegurou que a celebração se repetirá nos próximos anos e enfatizou que Campinas é uma metrópole que teve a contribuição de mutos povos e países, nas áreas econômica e cultural. Destacando a importância da presença da Samsung, empresa coreana de tecnologia, na cidade, também disse que Campinas está aberta a novas parcerias. “Temos uma lei de incentivos muito boa e queremos que mais empresas venham para cá. Somos uma cidade vocacionada para a tecnologia”, reforçou.
O cônsul geral da República da Coreia em São Paulo, Insang Hwang, salientou que o país quer estender a parceria para além da área econômica. “Hoje, com a comemoração do Dia da Cultura Coreana, podemos estreitar laços e relações bilaterais também no âmbito cultural. O consulado está à disposição para quaisquer assuntos que possam ser de mútuo interesse para cooperação e relacionamento entre a cidade e nosso país”.
A realização anual do evento, a partir de agora, foi ratificada pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi: “Prestamos hoje a nossa homenagem, reiterando nosso respeito por todo o povo coreano. Este é o primeiro evento de muitos que virão”, disse.
Presente ao evento, Germano Riggaci Júnior, o reitor da PUC-Campinas, instituição que abrigará o novo Espaço Coreia, o “Korea Corner” inaugurado nesta segunda-feira, afirmou que Campinas acompanha as prioridades coreanas. “Apostamos muito em educação, inovação e tecnologia e poderemos nos tornar referência para o Brasil, assim como a Coreia tem sido para o mundo”, apontou.
O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, por meio do departamento de Cooperação Internacional; Consulado Geral Coreano; Consulado Cultural Coreano; Korea Foundation e PUC-Campinas. Também participaram o cônsul-adjunto da Coreia, Joohoon Kim; o presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Zé Carlos; o secretário municipal de Finanças, Aurílio Caiado e o gerente da Controladoria da Samsung, Fabio Guedes.
Ao final do encontro, o prefeito Dário Saadi e o cônsul geral da República da Coreia em São Paulo trocaram honrarias. Os presentes são objetos simbólicos oficiais de Campinas e da Coreia.
Histórico
O Dia da Cultura Coreana, que passa a ser comemorado anualmente em 15 de agosto, foi instituído no calendário de Campinas em 25 de abril de 2022, por meio da Lei Municipal 16.235. A homenagem reconhece a contribuição da comunidade sul-coreana para Campinas, e tem o objetivo de estreitar cada vez mais a relação entre coreanos e campineiros.
No dia 15 de agosto de 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, a península coreana foi dividida entre o Norte, de influência da então União Soviética, e do Sul, relacionada aos Estados Unidos. A República da Coreia do Sul foi estabelecida em 13 de agosto de 1948. No país, o dia 15 de agosto passou a ser comemorado com uma série de festivais e cerimônias para homenagear os heróis que lutaram pela libertação da nação.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare