Connect with us

Geral

Defesa Civil treina municípios para caso de rompimento de barragem

imagem 210

A Defesa Civil de Campinas realizou um Exercício de Comunicação de Alerta de Ruptura de Barragens nesta sexta-feira (25) envolvendo as cidades de Pedreira, Campinas e Jaguariúna. A simulação está relacionada ao Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) para o rompimento da Barragem da Pequena Central Hidrelétrica Jaguari (PCH – Jaguari) em Pedreira. A partir da comunicação da CPFL Renováveis à Defesa Civil do Estado, as três cidades são avisadas para ativarem o Plano de Contingência Para Ruptura. 

 

Cada cidade monta um Centro de Operações em Emergências (COE) da Defesa Civil e desloca equipes para o local para fazer a vistoria da extensão do dano causado no caso de rompimento da barragem e consequente inundação das áreas do entorno. Em Campinas, a Defesa Civil utilizou drones para auxiliar na vistoria dos locais que foram afetados pela inundação. Neste encontro a ativação do COE envolveu a Defesa Civil, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Sanasa e a Secretaria de Saúde de Campinas

Advertisement

 

 

“É uma simulação relativamente simples e tem como objetivo testar e melhorar o fluxo de informação e comunicação de emergência entre os órgãos – o empreendedor, os municípios e o Estado”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, que afirma que se não houver esta integração entre as partes, podem ocorrer problemas graves na hora da emergência. “Há risco quando um município não sabe o que está acontecendo no município vizinho. Isto não pode acontecer, este fluxo tem que ser igual para todo mundo”, completou. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Enquanto a simulação acontecia nas três cidades, o Centro de Operação em Emergência, que reuniu integrantes das secretarias envolvidas, Sanasa e Defesa Civil, recebiam os resultados. “A simulação foi muito bem-sucedida e funcionou muito bem, recebemos as imagens, fotos e vistorias em tempo real”, avaliou Furtado. 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare