Connect with us

Geral

Defesa Civil participa de conferência virtual europeia

imagem 108

Nesta quarta-feira, dia 13 de outubro, celebra-se o “Dia Internacional para a Redução de Desastres”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar as comunidades para a urgência da prevenção e da mitigação dos riscos em escala local, nacional e internacional. Para celebrar a data foi realizada uma conferência virtual promovida pelo Serviço de Proteção Civil do município de Amadora, Portugal. O evento contou com a participação do diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

 

O webinar discutiu o tema da cooperação Internacional para países em desenvolvimento a fim de reduzir o risco e perdas por desastres. Contou ainda com a presença de autoridades como Helena Monteiro, do escritório da ONU para Redução do Risco de Desastres e da Secretária de Estado da Administração Interna de Portugal, Patrícia Gaspar.

Advertisement

 

 

Sidnei Furtado levou para o evento informações sobre o desenvolvimento da campanha “Construindo Cidades Resilientes da Organização da ONU”, em Campinas, e também abordou o papel da Defesa Civil em nível nacional. Ele destacou que, a partir de 2012, houve um alinhamento com as Nações Unidas com o surgimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil ampliando a atuação para um ciclo completo de gestão do risco e desastres no País. “Envolve a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Essa política nacional é um grande desafio para uma nação como o Brasil que tem mais de 5 mil municípios.”

Advertisement

 

 

A atuação como Sistema Nacional – em que todos os órgãos da administração pública e privada trabalham em conjunto, com a coordenação da Defesa Civil – estabelece que cada área trabalhe naquilo que é de sua responsabilidade, ao mesmo tempo que se prepara para situações de desastres. “Esse trabalho envolve principalmente a atuação em situações de emergência e calamidade pública”, disse Furtado.

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare