Connect with us

Geral

Defesa Civil faz treinamento de combate ao fogo para Operação Estiagem

Publicado

em

Nesta terça-feira, 27 de abril, os agentes da Defesa Civil de Campinas fizeram uma capacitação de combate a incêndio, como parte da preparação para a Operação Estiagem 2021. O treinamento, realizado anualmente, foi das 8h às 17h, no Parque Ecológico.

O encontro reuniu 25 servidores da Defesa Civil e também da Secretaria de Serviços Públicos e da Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata Santa Genebra. O foco foi a atuação na Operação Estiagem 2021, que começa no dia 1º de maio e prossegue até setembro em Campinas.

Na avaliação do diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o treinamento foi positivo pela reciclagem e ampliação dos conhecimentos. Ele também destacou a integração entre as várias áreas da Prefeitura que atuam no combate ao fogo em áreas verdes.

Nesta época do ano, os principais riscos são as queimadas criminosas e os focos de incêndio na vegetação, que podem se propagar por grandes áreas por conta do mato seco, da baixa umidade do ar e dos ventos.

Com a participação do Corpo de Bombeiros, no período da manhã foi realizada uma programação teórica e, à tarde, a parte prática, com orientações sobre prevenção e combate ao fogo em áreas de vegetação. Segundo o diretor da Defesa Civil, inicialmente foi demonstrado como fazer aceiros e utilizar recursos para prevenir e também barrar a propagação do fogo, e depois foram apresentadas as técnicas e equipamentos para o combate aos focos de incêndio.

Cuidados no campo

Durante a capacitação, técnicos da Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde, apresentaram dados e deram orientações sobre os riscos e cuidados com a febre maculosa. A doença tem como hospedeiro uma espécie de carrapato, presente em algumas áreas de mata onde vivem animais silvestres.

De acordo com Sidnei Furtado, passou a ser incluído nos treinamento informações sobre doenças silvestres, uma vez que os agentes sempre visitam regiões da cidade com risco potencial, tanto em vistorias preventivas quanto durante o combate ao fogo. “Foram vistos os procedimentos básicos de como evitar se contaminar”, explicou.

O treinamento teve a colaboração do Corpo de Bombeiros e o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e Fundação José Pedro de Oliveira.

Geral

Prefeitura autoriza abertura dos cemitérios municipais neste fim de semana

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Orquestra Sinfônica homenageia Dia das Mães com vídeo de “Carinhoso”

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Prefeitura homologa empresa que irá construir Hospital da Mulher

Publicado

em

Por

Continue Lendo







Populares