Connect with us

Geral

Defesa Civil faz treinamento de combate ao fogo para Operação Estiagem

imagem 180

Nesta terça-feira, 27 de abril, os agentes da Defesa Civil de Campinas fizeram uma capacitação de combate a incêndio, como parte da preparação para a Operação Estiagem 2021. O treinamento, realizado anualmente, foi das 8h às 17h, no Parque Ecológico.

O encontro reuniu 25 servidores da Defesa Civil e também da Secretaria de Serviços Públicos e da Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata Santa Genebra. O foco foi a atuação na Operação Estiagem 2021, que começa no dia 1º de maio e prossegue até setembro em Campinas.

Na avaliação do diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o treinamento foi positivo pela reciclagem e ampliação dos conhecimentos. Ele também destacou a integração entre as várias áreas da Prefeitura que atuam no combate ao fogo em áreas verdes.

Advertisement

Nesta época do ano, os principais riscos são as queimadas criminosas e os focos de incêndio na vegetação, que podem se propagar por grandes áreas por conta do mato seco, da baixa umidade do ar e dos ventos.

Com a participação do Corpo de Bombeiros, no período da manhã foi realizada uma programação teórica e, à tarde, a parte prática, com orientações sobre prevenção e combate ao fogo em áreas de vegetação. Segundo o diretor da Defesa Civil, inicialmente foi demonstrado como fazer aceiros e utilizar recursos para prevenir e também barrar a propagação do fogo, e depois foram apresentadas as técnicas e equipamentos para o combate aos focos de incêndio.

Cuidados no campo

Advertisement

Durante a capacitação, técnicos da Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde, apresentaram dados e deram orientações sobre os riscos e cuidados com a febre maculosa. A doença tem como hospedeiro uma espécie de carrapato, presente em algumas áreas de mata onde vivem animais silvestres.

De acordo com Sidnei Furtado, passou a ser incluído nos treinamento informações sobre doenças silvestres, uma vez que os agentes sempre visitam regiões da cidade com risco potencial, tanto em vistorias preventivas quanto durante o combate ao fogo. “Foram vistos os procedimentos básicos de como evitar se contaminar”, explicou.

O treinamento teve a colaboração do Corpo de Bombeiros e o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e Fundação José Pedro de Oliveira.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare