Connect with us

Geral

Defesa Civil e EGDS promovem curso de drones a gestores de 12 cidades

imagem 160

Gestores de 12 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) concluíram na última sexta-feira, dia 18 de março, o curso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS – sigla em inglês). A capacitação contou com 23 alunos e teve carga horária de 24 horas. Tanto as aulas quanto a cerimônia de entrega de certificados foram realizadas na sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), no Jardim Chapadão, em Campinas. O curso foi promovido pela Defesa Civil de Campinas e pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS).

 

Segundo o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o curso de operação de RPAS (drone) é uma exigência legal para que os municípios recebam recursos para criação de um Centro de Operação de Emergência (COE) da Defesa Civil conforme determinado pelo Conselho da RMC. “Os gestores responsáveis pela área de Defesa Civil precisam apresentar o certificado de habilitação de pilotagem e Campinas está apoiando as demais cidades da RMC na conquista desta certificação”, disse. 

Advertisement

 

O diretor-executivo da Agemcamp, Benjamin Bill Vieira de Souza, esteve presente em uma das aulas da capacitação que reuniu gestores das cidades de Holambra, Hortolândia, Jaguariúna, Sumaré, Vinhedo, Valinhos, Artur Nogueira, Morungaba, Santo Antônio de Posse, Campinas, Americana, Santa Barbara do Oeste

 

Advertisement

Em janeiro deste ano foi aprovado por unanimidade no Conselho de Desenvolvimento da RMC (atrelado à Agemcamp) o projeto de criação de 20 salas de coordenação para discussão de politicas Públicas voltadas para a redução de riscos de desastres e apoio a situações de crises instaladas nos municípios, além de um drone por município para ações de Defesa Civil.

 

O município de Campinas assumiu o compromisso de capacitar outras cidades para aderirem à Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) cuja meta é criar e articular experiências entre as cidades que promovam, ao mesmo tempo, o desenvolvimento sustentável e a redução de risco de desastres.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare