Connect with us

Geral

Defesa Civil é certificada em Boas Práticas pelo Governo Federal

imagem 212

A Defesa Civil de Campinas recebeu, nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, certificação por Boas Práticas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional. O reconhecimento foi obtido no eixo “Gestão Sistêmica” com a iniciativa “Gestão por Processos Aplicada às Ações de Proteção e Defesa Civil”, em parceria com a Unicamp, por meio do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres na Universidade (Ceped-SP) e a Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.
Segundo o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas, a certificação pelo Edital 01/2001 é mais uma iniciativa para oferecer aos municípios e estados oportunidade de melhoria em gestão de riscos e desastres. “O banco de boas práticas contempla ideias de baixo custo, de fácil aplicação e que contribuirão para aumentar a resiliência das comunidades. O Brasil avança e colhe frutos de sementes virtuosas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação”, disse.
O reconhecimento do Governo Federal com a Defesa Civil de Campinas é muito gratificante, segundo o diretor do órgão, Sidnei Furtado. “Agradeço a todos os servidores municipais que estão comprometidos com missão da Defesa Civil. Agradeço ao Ceped Unicamp pelo apoio neste projeto de alta relevância para o Brasil”.
Com a certificação, que reconhece os resultados inovadores e com potencial de replicabilidade obtidos, a experiência campineira passa a compor o Banco de Boas Práticas, que tem como intuito reconhecer, estimular e divulgar as iniciativas dos Órgãos de Proteção e Defesa Civil de todos os níveis da federação.
Segundo o pesquisador Ayri Rando, doutorando responsável pela pesquisa, sob orientação do professor André de Argollo Ferrão, o reconhecimento só foi possível pelo envolvimento direto e efetivo Diretoria da Defesa Civil e de seus servidores públicos no desenvolvimento da pesquisa.
A pesquisa incluiu a compreensão detalhada da rotina de trabalho do órgão em Campinas, tendo como pano de fundo maior os processos de qualquer órgão municipal de Defesa Civil no Brasil, “com a identificação de lacunas e possibilidade de melhorias contínuas pela otimização de recursos”, disse Rando. A expectativa é que a tese derivada da pesquisa seja defendida em novembro deste ano.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare