Connect with us

Geral

Defesa Civil de Campinas participa de encontro em Foz do Iguaçu

imagem 107

A integração entre setores públicos para o enfrentamento de emergências, calamidades e catástrofes foi tema da apresentação do coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, durante o 22º Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em Foz do Iguaçu (PR), na quinta-feira, dia 9 de junho.

 

 

Advertisement

O objetivo geral do encontro, que foi encerrado nesta sexta-feira, 10 de junho, é aprimorar e fortalecer a a gestão municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por meio da mobilização, articulação e apoio técnico aos gestores, trabalhadores e conselheiros municipais de Assistência.

 

 

Advertisement

O convite surgiu a partir da participação de Campinas na etapa regional do Encontro. A Defesa Civil do município foi a única chamada a contar sua experiência aos profissionais de assistência social durante o evento que reuniu mais de duas mil pessoas.

 

 

Advertisement

A palestra de Furtado trouxe a experiência de Campinas na realização de um trabalho integrado na área de desastres e emergências, envolvendo todos os órgãos da administração pública. “É uma estratégia que tem trazido resultados bastante significativos, tanto nas operações Estiagem e Verão, quanto no enfrentamento da pandemia de covid-19 e no combate às arboviroses”, disse o diretor.

 

 

Advertisement

Semana de eventos

 

 

Advertisement

Na quinta-feira, 9 de junho, a Defesa Civil de Campinas recebeu, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, mais uma viatura do Governo do Estado para realização das atividades dos agentes. O veículo será usado em ações da Operação Estiagem 2022 e faz parte de um lote de 24 viaturas entregues pelo governo estadual a cidades da região, incluindo Cosmópolis, Holambra, Valinhos e Vinhedo.

 

Campinas também marcou presença no I Fórum Estadual de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil em São José de Campos na última segunda-feira, dia 6 de junho. O tema abordado foi a criação e operação de salas de situação e monitoramento.

Advertisement

 

 

De acordo com Furtado, a implantação do Centro de Operações de Emergência (COE) tem sido modelo para diversos municípios brasileiros. Campinas também atua como um multiplicador da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), capacitando municípios de todo o País para aderirem ao programa.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare