Connect with us

Geral

Decreto institui Central de Inteligência Campinas Sustentável – CICS

imagem 81

Campinas passa a contar oficialmente, a partir desta quinta-feira, 13 de maio, com a Central de Inteligência Campinas Sustentável (CICS), organização vinculada à Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). O novo setor foi criado para monitorar, reportar e promover os critérios de sustentabilidade nos planos e ações dos diferentes órgãos da administração direta e indireta do Município.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O decreto nº 21.485, que dispõe sobre a instituição da CICS, foi publicado no DO desta quinta. A criação da Central integra o plano de ações para os 100 primeiros dias da nova administração.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Representada por todos os entes da administração pública municipal, a CICS tem, entre suas atribuições, acompanhar as metas e monitorar os indicadores de eficiência de desempenho de sustentabilidade no município.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A Central de Inteligência Campinas Sustentável é composta por dois grupos: Grupo Gestor de Sustentabilidade (GGS), responsável por definir e determinar as diretrizes que nortearão os trabalhos, e Grupo Técnico de Sustentabilidade (GTS), que fará os levantamentos de informação, proposição e execução de ações, fornecerá os documentos comprobatórios e demais informações.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O Grupo Técnico deverá reportar a evolução das ações voltadas à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, inclusive frente aos compromissos assumidos junto a organismos nacionais e internacionais; coordenar a elaboração de projetos de sustentabilidade, com o objetivo de captar recursos de financiamento nacionais e internacionais; e promover a transversalidade da pauta da sustentabilidade nos planos, programas e ações dos diferentes órgãos da administração direta e indireta do Município.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

De acordo com o secretário do Verde de Campinas, Rogério Menezes, como Campinas já vinha trabalhando, desde 2013, com o monitoramento e reporte das ações visando à sustentabilidade, o decreto representa um aperfeiçoamento dos processos hoje existentes, ao incluir as diversas áreas da administração municipal.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

“Compor uma agenda efetivamente sustentável, pela sua natureza sistêmica e transversal, requer uma governança que ultrapasse os limites impostos pela estrutura formal do governo”, esclarece o secretário. 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A sala onde a equipe irá desenvolver as funções está instalada próxima ao gabinete do secretário do Verde, no 16º andar do Paço Municipal. 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

“Incorporar as premissas de sustentabilidade a uma visão de futuro estratégica faz com quem Campinas seja referência para o conceito de gestão sustentável, não só regional como nacional”, conclui Menezes.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare