Connect with us

Geral

De trabalhador para trabalhador: Camerata Campineira toca nas obras do CCC

imagem 84

A Camerata Campineira, grupo de artistas que integra a Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica de Campinas, e a letrista e compositora Andreia Preta se apresentaram nesta sexta-feira, 6 de maio, para os trabalhadores que executam a reforma do Centro de Convivência Cultural de Campinas. Foi a primeira vez que esses profissionais foram homenageados e também foi a primeira iniciativa de levar vida musical e artística a esse importante espaço da cidade depois que o local foi fechado para reforma.

A homenagem contou com a participação da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; do diretor de Cultura, Gabriel Rapassi; do diretor da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Fernando Zuben, e da sua equipe administrativa e técnica. Músicos da Orquestra Sinfônica também participaram do encontro.

O vereador Luiz Carlos Rossini, membro da Comissão Permanente de Cultura da Câmara de Campinas e que acompanha o andamento das obras do Centro de Convivência, e representantes do vereador Paulo Gaspar, que é arquiteto urbanista, participaram do evento. Toda a comitiva realizou, antes do espetáculo musical, uma vistoria no local. O engenheiro responsável Cláudio Orlandi e sua equipe acompanharam a visita técnica.

Advertisement

Ficamos muito felizes em poder trazer esse ambiente de música e de arte a um espaço que ainda está árido, mas que têm dentro dele toda a nossa esperança de ter esse lugar devolvido à cidade”, disse a secretária, Alexandra Caprioli.

Alexandra agradeceu a iniciativa da Camerata, da compositora e dos trabalhadores que se dedicam diariamente à obra. A comitiva também contou com a participação de um grupo de músicos da Orquestra, convidados para ver de perto o andamento das obras. “Eu acho este um momento muito significativo para que toda a comunidade cultural possa contribuir com a reforma”, reforçou.

A secretária tem realizado visitas às obras com vários setores da Cultura. Em janeiro deste ano, a vistoria foi acompanhada por membros do Conselho Municipal de Política Cultural, incluindo representantes das artes, um músico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, arquiteto e engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, profissionais responsáveis pelos trabalhos. Andreia Preta é membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Campinas.

Advertisement

O vereador Rossini também lembrou da proximidade do Dia das Mães e remeteu à lembrança de dar vida ao teatro e à cultura de nossa cidade. “Viver esse momento é histórico e vai ficar registrado nas nossas memórias”, disse.

Emoção
O Centro de Convivência, que faz parte da história da cidade desde 9 de setembro de 1976, quando foi inaugurado, viveu novamente momentos de emoção com o concerto da Camerata Campineira e Andreia Preta, que apresentaram um repertório com alusão direta à influência que o sertão nordestino exerceu sobre as músicas tradicionalmente chamadas de popular e erudita produzidas no Brasil.

Mário Marques, clarinetista da Sinfônica e também membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Campinas, disse que a apresentação foi “uma simples homenagem, mas de coração para coração, de trabalhadores para trabalhadores”. “É muito significativo para nós estarmos aqui fazendo o nosso trabalho de música e cultura. É uma honra. Vocês estão fazendo história aqui”, disse.

Advertisement

A Camerata se apresentou com nove músicos da Sinfônica. Os integrantes, nesta apresentação, foram: Ana Arakawa e Gláucia Pinotti (violinos), Germano Lobato (viola e arranjos), Ismael Dantas (violoncelo), Daniel Danzi (contrabaixo), Álvaro Damazo (contrabaixo-elétrico e arranjos), Rogério Peruchi (flauta e flautim), João Carlos Goehring (oboé e corne-Inglês) e Mário Marques (clarineta e clarone). Os arranjos foram divididos entre os músicos Álvaro Damazo e Germano Lobato.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare