Dário celebra avanços da área de saúde em Campinas durante abertura do Inov@SUS
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, celebrou avanços da área de saúde da metrópole durante a abertura do evento Inov@SUS na manhã desta terça-feira, 11 de novembro. O evento inédito é promovido pela Secretaria de Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública, e propõe uma troca de experiências sobre ensino e ações práticas da rede pública de saúde na Região Metropolitana (RMC) para qualificar e ampliar a assistência.
“É emocionante participar de um evento em que a gente discute a inovação dentro do SUS”, afirmou Dário. A programação vai até quarta, 12, e ocorre no Hotel Nacional Inn, no Jardim do Trevo. Ela reúne 200 gestores, profissionais e professores da área de saúde, além de membros de instituições de ensino comprometidas com o fortalecimento da rede pública.
O prefeito afirmou que é necessário intensificar debates sobre o desfinanciamento da Atenção Básica pelo governo federal, principalmente nas cidades mais populosas, e afirmou que a Saúde Digital em Campinas se tornou um modelo de referência no Brasil.
“A Saúde Digital não vai resolver todos os problemas. Temos muitas questões a serem discutidas, que são estruturais no SUS, mas não dá para deixar de usar os avanços tecnológicos”, ressaltou Dário.
O programa Acesso Fácil Saúde Campinas já superou a marca de 1,8 milhão de atendimentos e orientações realizados a pacientes do SUS Municipal entre março de 2023 até 2 de novembro deste ano. O total inclui mais de 107 mil consultas.
Destaques
A mesa de abertura do Inov@SUS reuniu o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, a diretora de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital de Campinas, Marcelle Benetti, e a coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Rede Mário Gatti, Eliana dos Santos Paião Pereira. O presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Rossini, representou o Legislativo no evento.
“A inovação também passa por seleção de pessoas, formação e capacitação. Fomos felizes na escolha de quem faz parte da direção e tivemos uma facilidade para melhorar a saúde pública de Campinas. A Escola de Saúde Pública trará benefícios enormes para Campinas e região”, afirmou Zambon. Ele ainda mencionou também sobre a importância do processo de escolha das inovações a serem implementadas. “É necessário ter cuidado e percepção para avaliar qual seguirá adiante e será importante em determinado contexto”.