Geral
Danças marcam concertos da Sinfônica de Campinas sábado e domingo

Para os próximos concertos deste fim de semana – sábado, 9, às 20h, e domingo, 10, às 11h, no Teatro Castro Mendes –, a Sinfônica de Campinas convida o público para “bailar” movido por um repertório vibrante formado por danças de vários países do mundo.
Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, os músicos interpretam, na primeira parte do programa, uma série de elegantes danças barrocas francesas, seguidas de uma Suíte de Coppélia (um dos mais famosos balés da história), além de apaixonadas danças húngaras de Brahms, cheias de virtuosismo e influência cigana.
A “América Latina é sempre uma festa e por isso, na segunda parte, a Orquestra apresentará obras que são referências desta forma de arte”, adianta o regente Toro. Do tango argentino a uma valsa mexicana, de uma seleção de danças brasileiras de Ernesto Nazareth a uma suíte de mambos de Perez Prado, “a Sinfônica de Campinas quer terminar a temporada oficial em grande estilo”, frisa, entusiasmado.
Abaixo, considerações das obras do pesquisador Leonardo A.C. de Oliveira.
Jean-Philippe Rameau (1683-1764)
Orquestração de Felix Mottl (1856-1911)
Suíte de Balés
Rameau foi, ao lado de Couperin, um dos compositores mais importantes da música francesa de seu tempo. Ficou conhecido pela publicação de um tratado de harmonia em 1722. Suas obras ficaram esquecidas por muito tempo e apenas no início do século XX foram relembradas. Mottl foi um dos defensores de suas composições. A primeira dança apresentada hoje é de sua ópera Platée, que conta a história de uma proposta de casamento feito à ninfa de um pântano para curar o ciúme de Juno por Júpiter. Os movimentos que seguem remetem a instrumentos musicais – uma gaita de fole e um pequeno tambor – e são de sua ópera Fêtes d’Hébé, que tem como temática movimentos independentes que envolvem a poesia, música e dança.
Léo Delibes (1836-1891)
Suíte de Coppélia
Swanilda e Franz, um casal que está prestes a se casar, vivem em uma aldeia onde o Doutor Coppélius cria bonecos de tamanho real. Entre eles, Coppélia. Seu desejo é fazer com que a boneca transforme-se em um ser vivo e para que isso aconteça, necessita de um sacrifício humano. Coppélius tenta matar Franz. Swanilda, ao perceber, engana o doutor que nota apenas depois o ocorrido. O matrimônio, assim como a reconciliação de todos, se realiza ao final. Léo Delibes utiliza danças nacionais difundidas no cenário da época e incorpora o caráter impressionista de cores e imagens em sua obra.
Johannes Brahms (1833-1897)
Danças Húngaras
Desde muito cedo, o compositor teria tido contato com a música húngara e se encantado com seu estilo. Não tinha uma afinidade com a revolução política que ocorria na Hungria naquele momento e seu interesse se restringia ao estilo musical. As danças não são de caráter exclusivamente étnico húngaro, mas de influências dos ciganos daquele país. A orquestra apresenta transcrições das obras escritas pelo compositor para piano a quatro mãos que ganharam posteriormente sua versão para orquestra. A primeira teve como motivo a canção folclórica Isteni Csárdás e a quinta, Batfai Emlek.
Astor Piazzolla (1921-1992)
Orquestração de Rodrigo Morte (1976)
Bordel 1900
A música de Piazzolla é apaixonada, cheia de saudade e, ao mesmo tempo, atual. O compositor conseguiu elevar o tango a um nível nunca antes alcançado, incorporando em sua obra influências das cidades onde viveu: Buenos Aires, Paris, Nova Iorque. Sua variação na formação instrumental é uma preocupação contemporânea e sua voz serve como inspiração para outros compositores. Bordel 1900 é primeiro movimento de uma suíte do compositor: Histoire du Tango. O compositor procurou fazer uma síntese desse estilo musical desde o surgimento em bordéis em Buenos Aires até conquistar as salas de concerto.
Ángel Villoldo (1864-1919)
Orquestração de Rodrigo Morte (1976)
El Choclo
Villoldo foi um dos principais músicos da primeira fase do tango argentino e considerado por muitos historiadores o pai do gênero. El Choclo foi apresentado em um restaurante como dança crioula, já que os tangos eram proibidos pela elite. Traduzida livremente como O Milho, o compositor usou seu ingrediente favorito do puchero – ensopado a base de carne e legumes muito comum em casas humildes argentinas – para o nome da obra. Estava certo de que o sucesso do tango traria comida e prosperidade a sua mesa. O uso desse referencial denota forte significado social.
Juventino Rosas (1868-1894)
Sobre las Olas
Juventino Rosas foi um dos compositores mexicanos mais famosos do século XIX. Desde muito cedo tocava pelas ruas da cidade para sua própria sobrevivência e a de sua família. Chegou a entrar para o conservatório da Cidade do México, mas acabou abandonando a instituição. Sobre las Olas foi sua obra mais conhecida, mesmo tendo escrito muitas outras valsas, mazurcas e danças. A melodia inicial nos cativa e seduz, além de trazer do imaginário coletivo o caráter encantador e envolvente das valsas. Certamente existe uma influência européia em sua música, mas não podemos deixar de recorrer às valsas dos bailes de quinceañera.
Ernesto Nazareth (1863-1934)
Três Danças
Nazareth é o reflexo de seu tempo e traz em sua trajetória alguns pontos significativos para o contexto da música carioca; o olhar para as cenas do cotidiano na música; o nacionalismo na produção cultural do período; e a função social da música. O compositor caminhava entre os estilos erudito e popular e sua produção híbrida é um reflexo dessa característica. Foi um grande difusor dos tangos nacionais e também compôs sambas, canções, quadrilhas, choros e outras. Turbilhão de Beijos é dedicada ao seu amigo Dr. Benevenuto de Paula Fonseca e uma de suas valsas mais conhecidas. Bambino faz referência ao caricaturista Arthur Lucas, que também fez algumas capas das músicas do compositor. Odeon é um dos choros mais conhecidos no país e está ligado ao Cine Odeon, onde o compositor tocava na sala de espera antes do início dos filmes.
Perez Prado (1916-1989)
Suíte de Mambos
Perez Prado é um ícone da música cubana. Por volta das décadas de 1940, seus mambos foram amplamente divulgados no cinema hollywoodiano e dançados por atores como Marlon Brando ou interpretados por músicos como Nat King Cole. O mambo foi uma mistura da música afro-cubana e a instrumentação das big bands dos Estados Unidos, popularizada pelo compositor. Suas obras eram sucintas e procurava usar poucas palavras de caráter proverbial nas letras das músicas, destacando seu minimalismo. A natureza do estilo, portanto, não está nas letras, mas sim em sua música.
Programa
JEAN-PHILIPPE RAMEAU (1683-1764)
Orquestração de Felix Mottl (1856-1911)
Suíte de Balés – 7’
Minueto de “Platée”
Musette de “Fêtes d’Hébé”
Tambourin de “Fêtes d’Hébé”
LÉO DELIBES (1836-1891)
Suíte de Coppélia – 13’
Valsa
Czardas
Prelúdio – Mazurca
JOHANNES BRAHMS (1833-1897)
Danças Húngaras – 14’
N.º 1 – Allegro molto
Nº5 – Allegro
ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
Orquestração de Rodrigo Morte (1976)
Bordel 1900 – 3’
ÁNGEL VILLOLDO (1864-1919)
Orquestração de Rodrigo Morte (1976)
El Choclo – 3’
JUVENTINO ROSAS (1868-1894)
Sobre las Olas – 7’
ERNESTO NAZARETH (1863-1934)
Três Danças – 12’
Turbilhão de Beijos
Bambino
Odeón
PEREZ PRADO (1916-1989)
Suíte de Mambos – 12’
Peanut Vendor
Patrícia,
Quizás, quizás, quizás
História de um Amor
Serviço
Orquestra Sinfônica de Campinas
Victor Hugo Toro, regente
Quando: sábado, 9 de dezembro, 20h;
domingo, 10 de dezembro, 11h
Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas).
Ingressos: sábado – R$30,00 (inteira), R$ 15,00 (estudantes, aposentados), R$ 10,00 (professores das escolas públicas e privadas de Campinas e das cidades da Região Metropolitana, pessoas com mobilidade reduzida e portadores de deficiências), R$ 5,00 (estudantes das redes municipal e estadual).
domingo – valor promocional: R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 (meia entrada); R$ 2,00 (professores das escolas públicas e privadas de Campinas e das cidades da Região Metropolitana, pessoas com mobilidade reduzida e portadores de deficiências); R$ 1,00 (estudantes das redes municipal e estadual).
Geral
Inscrições abertas para curso gratuito de teatro no Sesi Amoreiras

Serão formadas duas turmas: para alunos de 15 a 17 anos e pessoas acima de 18 anos
O Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do Sesi Campinas Amoreiras está com inscrições abertas para o curso gratuito de Iniciação Teatral voltado a interessados em ter contato com o universo do teatro. Serão abertas duas turmas: de 15 a 17 anos e acima de 18 anos. As inscrições devem ser feitas até 20 de julho presencialmente na Secretaria a unidade, mediante agendamento de horário.
Os alunos terão a oportunidade de vivenciar as aulas no palco do Teatro do Sesi Amoreiras e no final do curso poderão apresentar o resultado a parentes e amigos. As vagas remanescentes ficam liberadas até o preenchimento da turma. O curso é semestral, comcarga horária de 30 horas e um encontro semanal ao longo do semestre. O início das aulas está previsto para 2 de agosto.
Os NACs realizam atividades gratuitas de formação artística, visando melhorar a qualidade de vida dos participantes e estimular processos de aprendizagem teatral por meio da prática e da experimentação cênica. Em 2021, o NAC de Campinas teve o desafio da montagem teatral online, que resultou no espetáculo “Nem melhor nem pior na mesma”.
Sobre o Núcleo de Artes Cênicas
Criado em 1987, o Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP vem sendo desenvolvido de maneira ininterrupta e ocupa atualmente 5 unidades por todo o Estado de São Paulo: Campinas Amoreiras, Itapetininga, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Os cursos oferecidos gratuitamente pelos NACs proporcionam a vivência da prática teatral para pessoas de diversas idades, que tenham ou não algum conhecimento sobre as artes cênicas.
Serviço:
Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP 2022
Iniciação Teatral – 15 a 17 anos
Terça, das 15h às 17h
Iniciação Teatral – acima de 18 anos- Noite
Terça, das 19h às 21h
Inscrições
Presenciais na Secretaria do Sesi Amoreiras, com agendamento de horário pelo site
Documentos necessários:
RG, CPF, comprovante de endereço. Para alunos menores de 18 anos, a inscrição é realizada pelo responsável
Geral
Prefeitura divulga resultados de recursos dos agentes de ação social

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas divulgou, nesta terça-feira, dia 28 de junho, o resultado dos recursos dos agentes de ação social em relação à última reunião de validação dos títulos. A consulta pode ser feita pelo Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).
O DO também traz a convocação de uma candidata que teve o recurso deferido e poderá escolher vaga na reunião desta quarta-feira, dia 29. Os demais candidatos, convocados no dia 15 de junho terão, inicialmente, os títulos analisados e, se a pontuação obtida no processo seletivo for validada pela comissão, conforme as regras do Edital 01/2020, poderão participar da reunião de preenchimento de vagas.
Para isso, é importante que o candidato apresente os comprovantes completos da experiência profissional cadastrada e a declaração do empregador, validando as informações prestadas no momento em que ele se inscreveu.
As respostas aos recursos também estão sendo encaminhadas por e-mail para os candidatos.
“A candidata que teve o recurso deferido poderá escolher a vaga já na reunião de amanhã. Os demais candidatos terão primeiro a análise dos títulos apresentados e só depois escolherão vagas de acordo com a pontuação adquirida, caso a pontuação seja validada”, explicou a coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção, Juliana Miorin.
A seleção dos agentes de ação social foi feita a partir de processo simples, sem aplicação de provas.
Os profissionais vão atuar na Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Geral
Feira traz inclusão de pessoas com deficiência à Estação Cultura no sábado

Neste sábado, dia 2 de julho, a Estação Cultura de Campinas receberá a Feira do Empreendedor PCD (Pessoa Com Deficiência) Eficiente, organizado pela empresa Libras Visual. O evento vai reunir 37 expositores, além de 13 palestras e 10 apresentações, como desfiles de PCDs, dança do ventre, ballet com crianças cegas, entre outros, tudo com total acessibilidade para o público cego e surdo.
O evento será das 9h às 17h e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Campinas tem, segundo estimativas do IBGE, cerca de 28% da população, ou 345 mil pessoas, com algum tipo de deficiência: são 13 mil com deficiência intelectual, 54 mil com deficiência auditiva, 72 mil com deficiência motora e 205 mil com deficiência visual.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos oferece os seguintes serviços à população com deficiência:
– Plataforma Emprega Bem: plataforma digital on-line que aproxima as empresas dos profissionais com deficiência.
– Cartão Bem Acessível: documento de identificação da pessoa com deficiência que facilita o acesso prioritário aos serviços públicos municipais
– Programa de Acessibilidade Inclusiva: o PAI-Serviço, de transporte coletivo oferecido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Secretaria de Transportes de Campinas.
– Guia Digital Caminhos da Inclusão: o guia aponta uma lista contendo os endereços acessíveis de Campinas: https://caminhos.campinas.sp.gov.br/.
– Coordenadoria de Acessibilidade Arquitetônica: a Coordenadoria de Acessibilidade Arquitetônica (CAA) realiza as vistorias nos imóveis públicos ou de uso público para verificação e orientação quanto as normas de acessibilidade.
– Centro de Referência da Pessoa com Deficiência: realiza o atendimento psicossocial para as pessoas com deficiência e suas famílias dando orientações sobre direitos.
– Central de Interpretação de Libras: atende o surdo ou com deficiência auditiva, intermediando a sua comunicação com os demais serviços públicos.
Agenda das apresentações
10h – Igreja FF: Pantomima
10h20 – Mãos que Cantam
10h30 – Coral encantar com as mãos
11h20 – Andrea Rosa: A capacidade do PCD
11h40 – Dança do ventre
12h10 – Sebrae Empreendedorismo
12h30 – História da Associação Assucamp
12h50 – Inclusione: Mercado de Trabalho PCD
13h10 – Lucas Carvalho PCD
13h30 – Cris Mendes: PCD – Inclusão 360
13h40 – Cais: Conhecer para incluir
14h – Balé com o Grupo sementes do Futuro – Associação Fernanda Bianchini
14h20 – Palestra com o Centro Cultural Louis Braille
14h40 – Aline: Acessibilidade na estética
15h – Arte libras: Decifrando a Libras
15h20 – Raquel Moreno: projeto surdo caminhoneiro
15h40 – Gilceliano: Autonomia, uma busca do PCD
16h – Mãos que Cantam: Palestra e música
Lista de expositores
1 – Centro Cultural Louis Braille
2 – Arte libras
3 – Inclusione – temperos prontos
4 – Inclusão e libras
5 – Maira Massei – artesanato
6 – Katia surda – tapetes
7 – Sebrae
8 – Apae
9 – Boldrini
10 – Cais
11 – Assucamp
12 – Lídia Michelin – madeiras
13 – Marcia surda – reciclável
14 – Remi – alimentos
15 – Candido Ferreira
16 – Vera e Vagner – temperos prontos
17 – Khatia Vieira – livros
18 – Giseli – canecas, camisetas acessórios libras
19 – Karen Fernandes – pijamas
20- Carol Bonfim – chaveiros
21- Itamar – barba e cabelo
22- Janaina – bijuterias de libras
23 – Nisfran – artesanato
24 – Asadep – tiara, lacinho
25 – Mãos que Cantam
26 – Raquel Moreno – projetos online
27 – Wickbold –
28 – Juliana Soares
29 – M. Eliana – acessórios de costuras
30 – Igreja FF – pinturas rosto, teatro, oficina
31 – Daniela – acessórios
32 – UNIP
33 – Irene – artesanato de caixinhas
34 – Giowander
35 – Lucas Carvalho
36 – Cris Mendes – consultoria
37 – Selma – roupas
38 – Vanessa – bolo de pote
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