Cursos técnicos do Ceprocamp preparam carreiras e incentivam a continuidade nos estudos

Dados de uma pesquisa do Senac São Paulo, em parceria com o Instituto Locomotiva, mostram que 85% dos jovens consideram a formação técnica uma porta de entrada para o mercado de trabalho. O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) é uma das principais referências de ensino técnico na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e tem sido uma ponte para novas oportunidades e melhores salários. 

 

Atualmente, são oferecidas seis modalidades de cursos técnicos no Ceprocamp: Administração, Enfermagem, Química, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Informática.

 

No início de dezembro, foram abertas as inscrições para 180 vagas. Os cursos técnicos têm processos seletivos semestrais, com os períodos de inscrições abertos sempre antes do início do primeiro e do segundo semestre letivo.

 

Patrícia Aparecida, moradora do Jardim Mirassol, é técnica de enfermagem no Centro de Saúde Jardim Fernanda. Em 2022, prestou concurso público para a rede municipal de saúde, meses antes de sua formação no curso Técnico de Enfermagem do Ceprocamp.

 

“Já me interessava por essa área, tentei o vestibular de enfermagem duas vezes, mas infelizmente, não consegui aprovação. Depois de acompanhar uma longa internação do meu marido, decidi tentar de novo. Foi quando me inscrevi e fui selecionada para o curso no Ceprocamp”, afirma. 

 

 

Motivação para continuar estudando

 

Além do conhecimento e capacitação adquiridos, os cursos também funcionam como motivação para despertar cada vez mais o interesse dos alunos e os motivar a seguir estudando. Atualmente, Patrícia Aparecida está no quarto semestre da graduação em Enfermagem.

 

 “Foi o pontapé que precisava, hoje estou realizada e trago comigo toda a bagagem de aprendizado e incentivos. Faço a faculdade e estou maravilhada com a área de tratamento de feridas, tenho o objetivo de ser uma estomaterapeuta”, diz.

 

É o caso também de Peterson Costa, morador do Vida Nova, que realizou o curso Técnico em Meio Ambiente em 2019. O curso serviu para aprimorar seus conhecimentos na área, antes de entrar na faculdade de Processos Químicos da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). Hoje, ele é analista químico em uma empresa especializada em biossegurança na agricultura. 

 

“Desde sempre gostei da área científica, pensei em iniciar direto na faculdade, mas tive a ideia de fazer um curso técnico antes para ter uma base de conhecimento mais sólida. Optei por cursar Processos Químicos visto que o técnico em meio ambiente abrangeu muito da parte química, foi um misto de escolha própria, mas também de oportunidade”, afirma.

 

Sobre o ensino técnico

 

No técnico, os alunos recebem conhecimentos práticos e teóricos para a capacitação profissional em determinadas áreas. São cursos mais aprofundados e longos, com duração maior. Com este diploma, o profissional recebe a titulação de técnico, como Técnico de Enfermagem, Técnico de Segurança do Trabalho, etc.

Exit mobile version