Connect with us

Indaiatuba

Curso de Medicina é aprovado em Indaiatuba e terá início em 2019 na Unimax

imagem 40

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

O Centro Universitário Max Planck (UniMAX) confirmou na terça-feira (6) a vinda do curso de Medicina Humana para Indaiatuba. O curso, que terá início em fevereiro de 2019 e oferecerá 80 vagas, foi avaliado com nota máxima pelo MEC em todos os requisitos (Projeto Pedagógico, coordenação, corpo docente e infraestrutura). A portaria que autoriza a abertura do curso é a 786 de 01/11/2018, que foi publicada na terça-feira no Diário Oficial da União. O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB) assumiu esse compromisso em campanha e acompanhou todo o processo para que o município tivesse mais esse avanço.

O lançamento do curso aconteceu na tarde de ontem no anfiteatro do Campus I da UniMAX, durante coletiva de imprensa, que contou também com a presença de funcionários e corpo docente da instituição, além de autoridades e parceiros como o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) e a Prefeitura Municipal de Indaiatuba. O reitor da UniMAX, professor Ricardo Tannus, que não pode estar presente em função de um outro compromisso de trabalho, muito emocionado parabenizou toda equipe e parceiros pela conquista, em uma transmissão via internet. “Essa é a concretização de um sonho que vem sendo sonhado há tempos. É com muito orgulho e muita força que lançamos a Faculdade de Medicina”.

Advertisement

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar, que está em período de férias e não pode comparecer, também enviou uma mensagem parabenizando a conquista. “Essa conquista foi possível pelo trabalho de muitas pessoas e agora o nosso Hospital será um Hospital Escola e poderá formar nossos alunos e dar um atendimento melhor para a população de Indaiatuba”, disse Gaspar.

Na sequência o professor de unidade da UniFAJ, Flávio Fernandes Pacetta, deu início oficialmente a cerimônia falando sobre a importância dessa conquista não apenas para a instituição, como também para a cidade de Indaiatuba e toda região. “Tivemos um longo caminho e muitos parceiros ao longo desta jornada, que começou em 16 de agosto de 2013, e que foi festejada hoje pela manhã, com a publicação da portaria”, comenta Pacetta, que destaca ainda que foram investidos em torno de R$ 12 milhões em infraestrutura e projeto pedagógico.

A coordenadora do curso de Medicina, professora Valéria Vernaschi Lima, falou sobre os diferenciais do projeto pedagógico da UniMAX, que terá seus alunos trabalhando com promoção e prevenção desde o primeiro ano do curso, nas Unidades Básicas de Saúde e no HAOC, hospital parceiro no projeto. “Temos o compromisso de formar e qualificar estes futuros profissionais para que possam atuar no sofrimento humano”, ressalta.

Advertisement

Representando o corpo docente, o professor Roberto de Queiroz Padilha relembrou o início dessa trajetória da UniMAX – na época Faculdade Max Planck –, há mais de 5 anos, quando ainda trabalhava na área de pesquisas do Hospital Sírio Libanês, e teve sua primeira reunião com o professor Ricardo Tannus. “Vamos trabalhar para tornar o curso de Medicina e a rede de saúde uma referência para o país”.

O pró-reitor acadêmico, professor José Carlos Pacheco Coimbra, falou sobre a importância da nota máxima (5) no MEC, explicando que cada uma das dimensões avaliadas (Projeto Pedagógico, coordenação e corpo docente, e infraestrutura) é composta por aproximadamente 20 subitens, totalizando quase 70 itens avaliados, com notas individuais, e que em todos eles a UniMax recebeu nota máxima (5), o que a colocou entre as únicas 14, das mais de 300 instituições do país com curso de Medicina, que conquistaram essa nota.

Ainda compuseram a mesa o presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, Hélio Ribeiro – que também integra a CPA, fazendo a interface entre Faculdade e município –, que falou sobre a importância do curso para a área de Saúde. Opinião compartilhada pelo vice-prefeito e prefeito em exercício, Dr. Túlio José Tomass do Couto, que ressaltou o ganho da população com a vinda do curso. “Tenho certeza que daqui a alguns anos, mesmo que ainda não tenhamos formado as primeiras turmas em Medicina, teremos melhorado ainda mais a qualidade do atendimento da Saúde”. A secretária Municipal de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, que destacou a vinda de novas tecnologias proporcionadas por um Centro Universitário, e o diretor financeiro do HAOC, Ronaldo José Garcia, que ressaltou a importância das parcerias.

Advertisement

VESTIBULAR

O Vestibular para Medicina da UniMAX abre inscrições nesta quarta-feira (07) a partir das 18h e a prova acontece no próximo dia 2 de dezembro. Serão oferecidas 80 vagas e o início das aulas está programado para fevereiro de 2019. O site para inscrição é http://www.faculdademax.edu.br/. A estrutura conta com corpo docente multidisciplinar com profissionais que atuam na área da Saúde em Indaiatuba e região. A UniMAX conta com mais de 20 laboratórios e as aulas práticas iniciarão desde o primeiro semestre.

RECONHECIMENTO

Advertisement

O reconhecimento da qualidade de ensino oferecido pela Faculdade Max Planck foi atestado e publicado pela Portaria 756 do MEC (Ministério da Educação) no Diário Oficial da União em agosto deste ano, elevando-a para Centro Universitário UniMAX, proporcionando maior autonomia acadêmica, além de poder registrar os diplomas diretamente, sem intervenção de outras instituições de ensino. Atualmente a UniMAX possui dois Campus com milhares de alunos, e recebe, diariamente, centenas de pessoas da comunidade, que são atendidas em diversos projetos sociais com acompanhamento dos alunos, que são orientados por professores altamente capacitados.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare