Connect with us

Geral

Cultura realiza mediações e formação sobre leitura acessível e inclusiva

imagem 138

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, por meio da Coordenadoria de Bibliotecas, recebe na sexta-feira da próxima semana, dia 27 de agosto, e no sábado, dia 28 de agosto, das 15h às 16h, duas mediações de leitura acessível e inclusiva para crianças, alunos e pessoas com e sem deficiência, famílias e organizações de pessoas com deficiência pelo canal do Youtube Cultura Abraça Campinas. E na segunda-feira, 30 de agosto, das 9h às 12h, haverá a formação on-line para mediações de leitura acessíveis e inclusivas para bibliotecários, profissionais da Educação, mediadores e agentes de leitura, famílias e organizações de pessoas com deficiência.

 

Todas as atividades são on-line, gratuitas, mas é preciso fazer inscrição para a formação, que será no dia 30 de agosto. As inscrições estão abertas para 70 vagas e podem ser feitas por meio do link https://forms.gle/95XRq4CBjm3ZPLCq9. As duas mediações de leitura acessível e inclusiva para crianças serão transmitidas pelo Canal Youtube Cultura Abraça Campinas, abertas a toda a comunidade.

Advertisement

 

As mediações e a formação on-line fazem parte do Programa Livros Acessíveis, que está sendo desenvolvido pela Mais Diferenças em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas é parceira do programa Livros Acessíveis.

 

Advertisement

 

Mediações para crianças

 

Advertisement

As mediações de leitura apresentarão trechos de livros infantis em formato audiovisual acessível serão nos dias 27 e 28 de agosto, das 15h às 16h. Em seguida, a mediadora utilizará diferentes estratégias e recursos para envolver as crianças na narrativa, propondo atividades inclusivas e relacionadas às temáticas discutidas.

 

Formação online

Advertisement

 

De forma prática e interativa, o encontro da segunda-feira, dia 30 de agosto, abordará o processo de mediação de leitura em contextos que envolvam pessoas com e sem deficiência. A partir dos livros em múltiplos formatos acessíveis desenvolvidos no âmbito do Programa Livros Acessíveis, serão tratados marcos legais, políticas públicas e conceitos relativos à inclusão de pessoas com deficiência em contextos educativos e culturais.

 

Advertisement

Além disso, serão discutidas as características dos diferentes formatos acessíveis e estratégias e práticas pedagógicas relacionadas ao uso desses materiais. O encontro será mediado por uma equipe multidisciplinar da Mais Diferenças. Serão convidadas pessoas com deficiência que participaram do processo de desenvolvimento dos livros acessíveis.

 

 

Advertisement

Programação

 

 

Advertisement

27/08 – sexta-feira – 15h às 16h – Mediação de leitura acessível e inclusiva para crianças de forma aberta e gratuita pelo canal Youtube Cultura Abraça Campinas.

 

28/08 – sábado – 15h às 16h – Mediação de leitura acessível e inclusiva para crianças de forma aberta e gratuita pelo canal Youtube Cultura Abraça Campinas.

Advertisement

 

30/08 – Segunda-feira – 9h às 12h – Formação e sensibilização de profissionais e mediações de leitura acessíveis e inclusivas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare