Connect with us

Geral

Cuidado do profissional farmacêutico será incorporado às ações dos NASFs

imagem 27

A partir desta quarta-feira, dia 3 de agosto, o cuidado do profissional farmacêutico será oficialmente incorporado às ações dos Núcleos de Apoio às Equipes de Saúde da Família (NASFs) em Campinas. A medida, que será publicada no Diário Oficial de amanhã, qualifica o cuidado aos usuários dos centros de saúde do SUS municipal e fortalece a atuação deste profissional dentro dos grupos multiprofissionais. 

 

O farmacêutico desenvolverá atividades de clínica farmacêutica e técnico-pedagógicas voltadas ao paciente, à família, à comunidade e à equipe de saúde.

Advertisement

 

O objetivo é melhorar os resultados terapêuticos individuais e coletivos e promover a educação em saúde e o uso racional de medicamentos e de terapias alternativas e complementares, melhorando a qualidade de vida do paciente portador de doença crônica e de sua família.

 

Advertisement

Entre as intervenções realizadas pelos farmacêuticos, estão orientações sobre o uso dos medicamentos e hábitos de vida mais saudáveis; aferição de pressão arterial; dosagem de glicemia capilar; elaboração de planilhas com horários de administração dos medicamentos, assim como separação de remédios com uso de pictogramas (gravuras) para pacientes com dificuldades de adesão ao tratamento; propostas de alterações no tratamento medicamentoso após discussão de caso com o prescritor, entre outros. Além disso, participam de atividades coletivas, como grupos terapêuticos e realizam consultas individuais e compartilhadas com outros profissionais das equipes de saúde da Família.

 

Mesmo com a pandemia, os farmacêuticos continuaram os atendimentos. No ano passado foram realizados 1.434 consultas individuais e 137 atividades coletivas. Já em 2022, até julho, foram realizadas 2.375 consultas individuais e 293 atividades coletivas. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare