Connect with us

Geral

CS do Perseu Leite de Barros é entregue como parte do “Saúde em Ação”

imagem 87

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, inaugurou nesta terça-feira, 13 de novembro, às 10h, o Centro de Saúde “Laura Simões Carvalheira Amicucci”, na Vila Perseu Leite de Barros, como parte do programa “Saúde em Ação”, parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

 

 

Advertisement

 

“Quando falamos de saúde, temos que ter humildade, porque sempre há o que ser melhorado. Mas é importante reconhecer o que está sendo feito, como todas as obras que entregamos e as que estão em andamento. A saúde é nossa prioridade”, disse o prefeito Jonas Donizette.

 

Advertisement

 

 

A obra beneficia mais de 10 mil pessoas que vivem nos bairros Jardim Londres, Jardim Novo Campos Elíseos, Jardim Novo Londres, Vila Perseu Leite de Barros, Jardim Roseira, Parque Tropical e Residencial Parque da Fazenda e atender cerca de 300 pessoas por dia.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

“Esta é uma conquista da comunidade. O programa “Saúde em Ação” mostra a importância da relação entre as esferas de governo. Na Saúde, sempre teremos o que fazer”, disse o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza. 

 

 

Advertisement

 

Essa unidade irá substituir o antigo CS Perseu Leite de Barros, que há mais de 40 anos funcionava na rua Paulo Provenza Sobrinho e se tornou pequeno para a demanda, além de apresentar problemas estruturais. 

 

Advertisement

 

 

A partir do dia 3 de dezembro, o atendimento da população será 100% na nova unidade, mais ampla e adequada. Foram investidos R$ 3,7 milhões na construção e novos equipamentos. A unidade será totalmente informatizada. A coordenadora do CS Perseu é a enfermeira Elizabeth Tieko Fujino.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O coordenador do programa “Saúde em Ação”, Ricardo Tardelli, afirmou que a entrega de mais uma unidade de saúde é fruto da parceria entre Prefeituras e Estado. “Essas parcerias são inestimáveis para o desenvolvimento dos programas. Pelo “Saúde em Ação” estamos fortalecendo a saúde na atenção primária”, disse Tardelli. 

 

 

Advertisement

O CS do Perseu tem sala de triagem, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e leitos para observação de curta permanência. Ao todo, 46 profissionais vão atender nesta unidade, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

 

Advertisement

 

 

Sobre Laura Simões Carvalheira Amicucci

Advertisement

 

O nome de Laura Simões Carvalheira Amicucci para o CS Perseu Leite de Barros foi escolhido pelos usuários e profissionais do centro de saúde. Laura nasceu em Olímpia (SP) e mudou-se para campinas em 1975. Ajudava a comunidade. Quando foi inaugurado o Centro de Saúde, trabalhou como auxiliar de enfermagem, até o final dos anos 1980. Morreu em 16 de junho de 1999.

 

Advertisement

 

 

Obras na saúde

Advertisement

 

 

Este é o oitavo centro de saúde entregue desde 2013. Já foram entregues do San Martin, Centro, Parque Oziel, São Bernardo, San Diego, Santos Dumont e Satélite Íris 1. Outros três, os CSs Florence, Satélite Íris 2 e DIC 6 estão em fase final de obras e serão entregues em breve.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Está em construção o maior Ambulatório Médico de Especialidades (AME), pelo Governo do Estado, no Parque Itália, próximo ao Hospital Municipal Mário Gatti. Próximo também está o Hospital de Amor, unidade em Campinas do Hospital de Câncer de Barretos, que é referência internacional.

 

 

Advertisement

 

Está em construção também o Pronto-Socorro Metropolitano, na Vila Padre Anchieta; o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Parque Itália e os centros de saúde (CSss) Esmeraldina, Nova América, São Cristóvão, Boa Vista e Jardim Lisa. Está prevista a construção do Centro de Saúde Bassoli.

 

Advertisement

 

 

Foram reformadas 30 unidades de saúde, além de todo o setor de leitos do Hospital Mário Gatti e outras 13 unidades estão passando por reformas: CAPS Castelo Branco e CSs Ipaussurama, São Quirino, Costa e Silva, Castelo Branco, Parque Floresta, São José, Jardim Aeroporto, Jardim Conceição, Vila ipê, Santo Antonio, Santa Odila e Rosália.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Foi inaugurado o Centro de Tratamento de Queimaduras, o primeiro no município; e o primeiro pronto-socorro odontológico, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campo Grande. Em setembro, começou a reforma dos prontos-socorros infantil e adulto do Hospital Ouro Verde. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare