Connect with us

Geral

CS do Oziel promove campanha sobre o Dia Mundial da Tuberculose

Publicado

em

O Centro de Saúde do Parque Oziel fará uma campanha de sensibilização, conscientização e prevenção contra a tuberculose, entre os usuários da unidade, para marcar o Dia Mundial da Tuberculose, em 24 de março. A partir do dia 20, usuários e funcionários do centro de saúde receberão bótons com a imagem de um pulmão. Cartazes estarão afixados na unidade, alertando que tosse por mais de duas semanas é um sinal da doença, que o médico deve ser procurado para avaliação e o tratamento precisa ser seguido até o final.

A proposta de dedicar a semana a orientar os pacientes, e a confecção dos bótons surgiu da técnica de enfermagem Ana Paula e foi encampada pela equipe. Esse centro de saúde tem atualmente oito pacientes com tuberculose em tratamento, mas o número de pessoas com a doença pode ser maior na área de abrangência da unidade. A pandemia, que obriga ao isolamento social, impediu que a equipe fizesse busca ativa na comunidade. “Os pacientes que estamos acompanhando procuraram o centro de saúde com sintomas”, disse a coordenadora da unidade, Madalena Conceição da Silva Araújo.

Durante a semana, informou, os funcionários aproveitarão o tempo que os pacientes do centro de saúde ficam no local aguardando o atendimento, para orientar em relação às formas de transmissão, os sintomas, e os tratamentos. “Uma pessoa infectada pelo bacilo que causa a tuberculose pode transmitir a doença para 10 a 15 pessoas por ano. Quem faz o tratamento corretamente, que dura seis meses, deixa de transmitir o bacilo entre 15 a 20 dias após o início da medicação”, disse. Interrupções no tratamento tornam o bacilo mais resistente, alertou a coordenadora.

Por isso, a necessidade de procurar o médico após duas semanas com tosse, mesmo que outros sintomas, como cansaço e sudorese noturna, não estejam presentes. Os pacientes do centro de saúde passam por monitoramento diário para garantir que estão tomando a medicação corretamente. Em alguns casos, a medicação é levada na casa do paciente, para terem certeza que o tratamento não foi interrompido.

Infecciosa e transmissível, a tuberculose matou 1,2 milhão de pessoas e outras 10 milhões adquiriram a doença em todo o mundo, segundo dados do Relatório Global 2020. O Brasil está entre os 30 países que concentram 90% de todos os casos no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o país registrou 96 mil novos casos e 6,7 mil mortes em 2019, ano de referência do relatório global.

A tuberculose é uma doença contagiosa, causada pelo “Mycobacterium tuberculosis”. Geralmente afeta os pulmões, mas pode atingir também outros órgãos como rins, ossos, gânglios e cérebro. Isso acontece quando o organismo está enfraquecido e as defesas imunológicas são vencidas.

A doença é transmitida de uma pessoa para outra. Quando o doente não tratado tosse, espirra ou escarra, lança para o ar grande número de bacilos que podem infectar outras pessoas através da respiração. Objetos pessoais como roupas, pratos, copos e talheres não transmitem a doença.

Os sintomas são tosse persistente por mais de duas semanas, com escarro e, às vezes, também com sangue; falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, fraqueza, febre baixa, principalmente à tarde.

Geral

Live do cantor sertanejo Edson vai arrecadar doações de alimentos

Publicado

em

Por

O cantor sertanejo Edson, da dupla Edson e Hudson, realiza nesse sábado, dia 8 de maio, às 17h30, a Live solidária “Viva o Amor”. O artista se apresentará com a família no canal youtube.com/BrazzoOficial.

No evento, Edson pedirá alimentos para instituições, dentre elas o Banco de Alimentos da Prefeitura de Campinas. A iniciativa do artista foi saudada pela secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro. “Somos muito gratos pela iniciativa solidária desse grande artista.

O evento será certamente um sucesso e agradecemos de antemão as doações, fruto da generosidade do povo de Campinas”, afirmou.

No momento da Live o público poderá realizar doações de cestas básicas através de um QR Code que será afixado na tela. No show Edson & Família, haverá homenagens para as mães e sorteios.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura autoriza abertura dos cemitérios municipais neste fim de semana

Publicado

em

Por

Em ocasião do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 9 de maio, a Prefeitura de Campinas e a Setec abrirão os cemitérios municipais excepcionalmente desta sexta-feira, dia 7 de maio, até domingo, dia 9 de maio, para a visitação do público, das 7h às 17h.
 


Os cemitérios estavam fechados devido à pandemia da Covid-19, mas as autoridades municipais da saúde permitiram a abertura neste final de semana.



As medidas sanitárias serão obedecidas, como controle de acesso, uso de álcool gel e máscaras e proibição de aglomerações.



Na próxima segunda-feira, 10 de maio, os cemitérios voltarão a ter visitas proibidas.

 

Tais medidas se estendem também aos cemitérios particulares.

Continue Lendo

Geral

Orquestra Sinfônica homenageia Dia das Mães com vídeo de “Carinhoso”

Publicado

em

Por

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas preparou uma homenagem especial para o Dia das Mães. Um vídeo com a participação exclusiva das musicistas integrantes da Orquestra. Cada uma de sua casa gravou trechos da música “Carinhoso”, uma das obras mais importantes da música popular brasileira, composta por Pixinguinha/Braguinha.




O vídeo está disponível a partir desta sexta-feira, 7 de maio, no Canal do YouTube Cultura Abraça Campinas (https://www.youtube.com/watch?v=FjJREyghLrg) e nas mídias sociais da Orquestra e também Secretaria Municipal de Cultura no Facebook e Instagram.




O objetivo foi homenagear as mães, mesmo de forma online, respeitando o distanciamento social para conter o avanço do coronavírus no País. “Essa homenagem é um reconhecimento a todas as mães. A pandemia nos ensinou, pela dor, que ficar longe, agora, é também um ato de amor. Que a música, com sua capacidade de unir as pessoas, sirva como uma ponte entre o coração de todas as mães e seus filhos”, disse a secretária interina da Secretaria Municipal de Cultura, Marianne Bockelmann.


 

“Gostaríamos de fazer essa homenagem ao Dia das Mães com um grande concerto ao ar livre, mas não podemos porque precisamos respeitar as restrições do Plano São Paulo e manter o distanciamento social exigido pela quarentena. Esse vídeo mostra o quanto a Orquestra deseja manter o contato com o seu público, mesmo durante esse complicado período.
 

“‘Carinhoso’ fala de amor e, por meio desse vídeo, queremos expressar por meio da música esse sentimento a todas as mães do Brasil e de Campinas”, disse o maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Victor Hugo Toro.




As musicistas da Orquestra, a maioria também mães, gravaram remotamente “Carinhoso” ao som de viola, violoncelo, violino, contrabaixo, fagote, flauta e corne inglês. A produção também teve o arranjo de outro maestro, Mateus Araújo.

Continue Lendo







Populares