Connect with us

Geral

Criançada aprende sobre meio ambiente em férias no Bosque dos Jequitibás

imagem 135

Cerca de 60 crianças, entre 7 e 10 anos de idade, foram recebidas no Bosque dos Jequitibás nesta terça-feira, dia 12 de julho, das 8h às 12h, para o início das ecoférias, que estavam suspensas há cinco anos. São atividades lúdicas com trilhas, brincadeiras, passeios ao zoo, entre outras, com foco na educação ambiental. As ecoférias continuam até quinta-feira, dia 14, das 8h às 12h. Nesta quarta-feira, 13, haverá uma sessão noturna, das 18h às 21h, na qual a criançada poderá percorrer o parque e conhecer os hábitos dos bichos que ficam acordados durante a noite.

 

 

Advertisement

“São atividades de educação ambiental, planejadas com o objetivo principal de despertar o interesse das crianças e sensibilizá-las para a importância da conservação da biodiversidade, das espécies animais e dos biomas. Também destacamos a importância dos zoológicos e dos aquários na conservação e nos cuidados com os animais silvestres, muitas vezes vítimas de tráfico, maus-tratos ou acidentes”, enfatiza o veterinário do Bosque dos Jequitibás, Douglas Presotto.

 

 

Advertisement

O veterinário explica que o Bosque dos Jequitibás recebe alguns animais silvestres resgatados pela Polícia Ambiental. Cuidam deles e, quando possível, fazem a soltura e a reintrodução na natureza. O Bosque dos Jequitibás tem cerca de 200 animais vivendo em recintos, a maioria aves e répteis. Também há felinos, hipopótamo, anta, macacos e outros. De vida livre, que circulam soltos pelo bosque, a estimativa é de cerca de 100 animais como cotias, preguiças, macacos, tatus e outros. Além desses há as aves que frequentam o espaço.

 

 

Advertisement

As atividades das ecoférias são monitoradas e orientadas por profissionais e estagiários das áreas de biologia e veterinária do Bosque dos Jequitibás, incluindo o Museu de História Natural, que funciona dentro do parque. Profissionais da clínica veterinária Selva Urbana, parceira do Bosque, também participam das ecoférias, voluntariamente.

 

 

Advertisement

O parque é uma das áreas verdes mais antigas da cidade, é um espaço repleto de natureza, também tem lanchonetes no local; parquinho; fonte de água; Museu de História Natural; Teatro Infantil Carlito Maia; Aquário; Casa dos Animais Interessantes, e outras.

 

 

Advertisement

O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Cel. Quirino, 2, Bosque. É aberto ao público de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. A entrada é gratuita.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare