Connect with us

Geral

Creches de Campinas voltam às aulas presenciais e recebem 15% dos alunos no 1º dia

imagem 10

A volta às aulas presenciais em 130 creches do município e em 44 entidades conveniadas teve a adesão de 15% dos alunos, nesta segunda-feira, 3 de maio. Nesta primeira semana, as escolas recebem alunos com idade entre 3 anos e 4 meses a 5 anos e 11 meses, do agrupamento III.

São esperados, nestes primeiros dias, até 8.524 alunos, o que representa 35% do total de matriculados nessa modalidade, conforme determina o Plano São Paulo. Hoje, segunda-feira, estiveram presentes 1.276 estudantes.

As creches municipais das regiões Sul, Noroeste e Leste foram as que mais receberam alunos. Juntas, essas unidades somaram 483 estudantes.

Advertisement

As aulas presenciais são facultativas e cabe aos pais e responsáveis decidir se as crianças retornam presencialmente ou seguem acompanhando as aulas por meio da plataforma digital. Podem, também, retirar as atividades na escola.

Na próxima segunda-feira, 10 de maio, retornam as crianças com idades entre 1 ano e 8 meses  a 3 anos e 3 meses, do chamado agrupamento II. Em respeito às normas sanitárias, a expectativa é de que 3.936 alunos voltem às salas de aula nessa fase.

Uma semana depois, no dia 17 de maio, será a vez do agrupamento I, que engloba crianças de até 1 ano e 7 meses. Neste caso, o limite será de 1.561 alunos.

Advertisement

As creches retomam as suas atividades com redução de horário e revezamento de turmas, para garantir o distanciamento social, e com rigorosos protocolos sanitários, seguindo orientação das autoridades de saúde.

As aulas presenciais na rede municipal de ensino estavam suspensas desde o final de março do ano passado e foram retomadas, presencialmente, na última segunda-feira, dia 26, com os alunos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, ensino profissionalizante e de qualificação profissional.

Protocolos

Advertisement

As aulas presenciais estavam suspensas desde março de 2020, por causa da pandemia de coronavírus, e, agora, voltaram obedecendo a um conjunto de regras. Entre elas estão redução de horário e revezamento de turmas, para garantir o distanciamento social, e detalhados protocolos sanitários.

Cada aluno recebe um kit com quatro máscaras não descartáveis e álcool em gel individual. Os professores além das máscaras, também contam com protetor facial (face shield). As carteiras são arrumadas com um distanciamento de 1,5 metro entre uma e outra e totens com álcool em gel foram instalados em pontos estratégicos das escolas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare