Connect with us

Geral

Corredor Ecológico Santa Genebra ganha plantio de mais de mil mudas

imagem 193

O prefeito Dário Saadi participou na manhã desta quarta-feira, 24 de novembro, do plantio de mais de mil mudas na Área de Preservação Permanente (APP) Córrego do Guará, que faz parte do Corredor Ecológico do Núcleo de Conectividade Santa Genebra, que liga a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra à Fazenda Rio das Pedras. O terreno está localizado na rua Marcolina Mendes Leme, s/nº, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, Campinas

 

“É uma iniciativa fantástica o plantio destas mil mudas, em uma primeira etapa, no Corredor Ecológico. Vamos cuidar do meio ambiente na prática, não só no discurso”, disse o prefeito Dário Saadi. O prefeito plantou uma muda de Jequitibá-branco. Também participaram da ação o presidente da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), Cidão Santos, a Defesa Civil, o secretário de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, moradores do entorno, voluntários e servidores da FJPO. 

Advertisement

 

“Este plantio de hoje é um plantio do Corredor Ecológico da Mata de Santa Genebra nós queremos chegar até a APA Campinas, na região de Sousas. É um corredor importante pois circula animais como cachorro do mato, jaguatirica, as onças. Nós precisamos fazer esta conectividade entre a floresta da Mata de Santa Genebra com a APA Campinas e aí nós daremos condições dos animais circularem”, afirmou o presidente da FJPO, Cidão Santos.

 

Advertisement

Os fragmentos florestais são cortados por estradas como é o caso da Rodovia Zeferino Vaz, que está sendo duplicada e sob responsabilidade da Rota das Bandeiras. A onça é um exemplo de animal que costuma explorar outras regiões de mata, principalmente os filhotes, quando começam a crescer e saem de perto da mãe. 

 

Plantios

Advertisement

 

Esta será a segunda ação, em poucos dias, visando à formação de florestas urbanas em Campinas. Na última quarta-feira, 17 de novembro, a FJPO realizou o plantio de 1.200 mudas de árvores nativas na 28ª Brigada de Infantaria Leve (BIL), em Campinas, na Fazenda Chapadão. A Brigada fica na Avenida Soldado Passarinho, onde está em andamento um trabalho para recuperar a arborização de um trecho que está em terra nua.

 

Advertisement

As iniciativas são parte do projeto Gênesis – Construtores de Florestas Urbanas, da Mata de Santa Genebra, cuja meta é plantar 3.500 mudas em Campinas até o final de 2021. O Gênesis é promovido pela FJPO em parceria com a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e com a Secretaria de Serviços Públicos.

 

As mudas são fornecidas pelo Viveiro Municipal, setor da Secretaria de Serviços Públicos. A secretaria também fornece o adubo que é colocado em cada cova, antes de receber as mudas, e é produto do trabalho de compostagem executado pela usina verde da Prefeitura.

Advertisement

 

Técnicos da Fundação também treinam os responsáveis pelo plantio dos brotos. Entre outros ensinamentos, as biólogas mostram a distância que deve ser respeitada entre uma muda e outra e a forma de posicionar as raízes.

 

Advertisement

Nos plantios são utilizadas mudas de árvores nativas e frutíferas da Mata Atlântica como jequitibás, jatobás, paus d’alho, uvaias, pitangas, entre outras. O objetivo do projeto é formar conglomerados verdes em trechos de parques e praças, recuperar a Área de Preservação Permanente e formar corredores ecológicos.

 

Corredores Ecológicos

Advertisement

 

Corredores ecológicos são as áreas de floresta que formam corredores e interligam fragmentos florestais remanescentes (como a Mata de Santa Genebra). É feita a recuperação do local, formando um corredor (na APP do córrego Guará) até interligar no próximo fragmento (Fazendo Rio das Pedras). 

 

Advertisement

O Corredor Ecológico do Núcleo de Conectividade Santa Genebra visa ligar a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra a fragmentos florestais, possibilitando o deslocamento da fauna entre áreas isoladas, a troca genética entre espécies e a dispersão de sementes. Esse corredor, com 750 hectares de área, conectará a Mata de Santa Genebra ao Refúgio da Vida Silvestre Quilombo e aos fragmentos tombados da Fazenda Rio das Pedras, no distrito de Barão Geraldo.

 

Os trechos são recompostos com espécies vegetais nativas e terão passagens de fauna nas intersecções do sistema viário e demais locais potenciais para a circulação da fauna local.

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare