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Corredor BRT Ouro Verde inicia nova etapa de obras na Amoreiras

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A Avenida das Amoreiras recebe nova frente de obras do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde a partir de quarta-feira, 31 de outubro. Os trabalhos serão estendidos para mais um trecho da via, a partir da Avenida Senador Antônio Lacerda Franco, até o cruzamento com a Rodovia Anhanguera (SP-330), na região do Jardim do Lago. A nova etapa abrange 1,1 km e consiste na construção de novo pavimento para os veículos do BRT, além das Estações de Transferência Vila Rica e Anhanguera.

O trecho em obras passará a contar com uma faixa por sentido. Serão bloqueadas as faixas exclusivas de ônibus, além de uma faixa de rolagem do trânsito de veículos. Esta já é a dinâmica do trânsito na Amoreiras desde o dia 25 de setembro, da Rua Bragança Paulista até a Avenida Senador Antônio Lacerda Franco, entre os bairros Jardim Novo Elíseos e Jardim do Lago. No trecho de 640 metros ocorrem obras de drenagem e construção de novo pavimento do corredor BRT, além de revitalização do sistema viário.

A construção dos Corredores BRT é a maior obra pública em andamento no país, com 36 quilômetros de extensão. Para que o cronograma seja cumprido e a população possa utilizar o novo sistema em breve, há várias frentes de trabalho em andamento, simultaneamente. Uma obra dessa proporção em via urbanizada causa impactos no trânsito, mas nossa equipe vem atuando para minimizá-los, inclusive em campo, orientando os moradores das regiões afetadas”, destacou o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

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Medidas

Assim como fez na primeira etapa, a Emdec colocará em prática plano operacional de trânsito e transporte para minimizar os impactos viários desta segunda fase de obras na Amoreiras. Uma das medidas é a redução da velocidade máxima permitida no trecho afetado, anterior à Rodovia Anhanguera, que passa a ser de 40 km/h. Além disso, serão ajustados os tempos semafóricos nos cruzamentos existentes em toda a extensão em obras.

Outra mudança envolve os usuários do transporte público coletivo. Os pontos de ônibus existentes no trecho em obras serão transferidos para as marginais da Amoreiras. Funcionários da Emdec realizaram, com antecedência, um trabalho de orientação aos moradores da área, esclarecendo dúvidas sobre o transporte público, rotas alternativas e interferências na via.

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Rotas alternativas
A Emdec orienta que os motoristas evitem a região em obras. As rotas alternativas programadas em setembro para desvio do trecho em obras foram estendidas e passam a abranger a nova etapa.

No sentido Centro – bairro, os motoristas que trafegam pela Amoreiras com destino ao Centro de Integração Social Tancredo Neves (“Tancredão”) devem acessar a Avenida Francisco de Paula Oliveira Nazaré, contornar a Praça Maria Amélia Botelho Barbosa e acessar as vias Jacinta Rosa de São José, João Batista Pupo de Morais, Maria Bibiana do Carmo, Edmundo Navarro de Andrade, Ituverava, Franco da Rocha, Martinópolis, Mirandópolis e Presidente Juscelino. Na sequência, devem fazer o retorno no “Balão do Laranja” para acessar o sentido oposto da Juscelino, seguindo pelas vias Bragança Paulista e Mogi Mirim.
Ainda no sentido Centro – bairro, os motoristas que têm como destino a região do Ouro Verde e Hipermercado Extra Amoreiras devem considerar o mesmo percurso da primeira rota até o Balão do Laranja. Neste ponto, deverão prosseguir pela Avenida Presidente Juscelino até acessar a Ruy Rodriguez.

Para evitar o trecho em obras no sentido bairro – Centro, os motoristas que vêm da região do Hipermercado Extra Amoreiras, ao invés de acessarem a Amoreiras pela Rua Piracicaba, devem seguir pelas vias Ruy Rodriguez, Presidente Juscelino, Mirandópolis, Dr. Artur Leite de Barros Jr., Martinópolis, Franco da Rocha, Ituverava, Maria Bibiana do Carmo e Francisco de Paula Oliveira Nazaré, até alcançarem o trecho da Amoreiras após a Rodovia Anhanguera. Essa rota já considera etapas futuras da obra, na avenida e na Rua Piracicaba.

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Para os motoristas que preferem trafegar pela Rua Piracicaba, há duas rotas alternativas possíveis, no sentido bairro – Centro. A primeira abrange as vias Cosmópolis, Bragança Paulista, Itatiba, Presidente Juscelino, Mirandópolis, Dr. Artur Leite de Barros Jr., Martinópolis, Franco da Rocha, Ituverava, Maria Bibiana do Carmo, Francisco de Paula Oliveira Nazaré e Amoreiras.
A segunda compreende as vias Cosmópolis, Amoreiras, “Tancredão”, João José Pereira, Verbenas, Dionízio Cazotti, Perpétuas, Senador Antônio Lacerda Franco, Adão Focesi, Moises Gadia, Dom Joaquim Mamede da Silva Leite, acessando a Amoreiras na sequência. A partir do acesso à Rua João José Pereira, o mesmo trajeto é válido para os motoristas que vêm da Rua Nelly Bonturi, subindo pelo “Tancredão”. Ao chegarem na Amoreiras, os motoristas que optarem por essas rotas irão transitar por um pequeno trecho em obras, até chegar à Anhanguera.

BRT Ouro Verde
As obras do BRT avançaram para a região da Amoreiras no dia 18 de setembro, com trabalhos de drenagem na Rua Bragança Paulista, entre as vias Piracicaba e Amoreiras. No local, também ocorre a preparação do terreno para obras do futuro Terminal Campos Elíseos, no antigo leito do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos.
Assim como as duas frentes de trabalho já iniciadas, na Amoreiras e na Bragança Paulista, a nova etapa de obras está dentro do trecho 1 do Lote 3 do Corredor Ouro Verde, que vai ligar a região central até o Terminal Campos Elíseos, com 4,8 km de extensão. O investimento é de R$ 66,5 milhões e a empresa responsável pelas obras é a Compec Galasso.
No total, o BRT Ouro Verde terá 14,6 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelas vias João Jorge, Amoreiras, Piracicaba, Ruy Rodriguez, passando pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova. Nesse trajeto, serão construídas quatro obras de arte (pontes e viadutos).

Outras três frentes de trabalho do BRT Ouro Verde estão em execução. Na Avenida Ruy Rodriguez, entre as ruas Piracicaba e Maria Julieta Godoi Cartezani, ocorre a construção da Estação Santa Lúcia. No entroncamento da Avenida Ruy Rodriguez com a Rua Antônia Ceregatti Albieri, estão sendo executadas as fundações para construção de uma ponte sobre o rio Capivari. A partir deste ponto até as proximidades da Rodovia dos Bandeirantes, ocorrem obras para duplicação da Avenida Ruy Rodriguez, em trecho de cerca de um quilômetro.

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Em outro ponto da Avenida Ruy Rodriguez, no Parque Universitário de Viracopos, está em andamento a construção de pavimento de concreto para os veículos do BRT, nos trechos entre a Avenida Aglaia e Arymana. Nos próximos dias, esta obra avançará para mais um trecho, da Avenida Arymana até a Rua Coacyara.
Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.

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