Connect with us

Geral

Consultório na Rua aplica 150 doses de vacina contra gripe nesta quinta

imagem 233

Os copinhos de leite com chocolate aqueciam as pessoas que estavam na Casa da Cidadania, na Vila Industrial, nesta quinta-feira, dia 19, durante a vacinação contra a gripe realizada no local. Promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Consultório na Rua e da Vigilância em Saúde, o objetivo da ação é vacinar as pessoas em situação de vulnerabilidade e fazer busca ativa de quem está com sintomas respiratórios. Ao longo do dia de hoje, 150 pessoas foram vacinadas e 13 exames foram coletados.
A coordenadora do Consultório na Rua, Alcyone Januzzi, disse que a campanha tem dois focos: a busca ativa e a vacina contra Influenza. Uma médica avalia cada pessoa e, se julgar que há suspeita de doença, imediatamente coleta a amostra para realizar exame de diagnóstico de tuberculose, que será analisado em laboratório.
Se o resultado for positivo para a tuberculose, por exemplo, o Centro de Saúde de referência buscará localizar o paciente para que inicie o tratamento. “Essa ação será realizada em todos os distritos de Campinas, começamos pelo Sul e na próxima semana iremos para o Noroeste, passando por Sudoeste, Norte e Leste. Levamos o cuidado até onde o usuário está, o que é um dos pilares do SUS”, afirmou a coordenadora.
O acerto desse papel do SUS fica comprovado na confiança e familiaridade demonstradas pelas pessoas que estão na Casa ou vão procurar a vacina. Dona Rosângela Aparecida Farias, de 56 anos, chegou na Casa da Cidadania carregando uma ‘filhotinha’ na bolsa, a cachorrinha Nicole. O animalzinho fez sucesso entre as pessoas que estavam esperando para tomar a vacina. Atendida pelo Consultório na Rua há cinco anos, Dona Rosângela disse que é “muito importante tomar a vacina”.
Na rua há cinco meses depois de ter perdido a mãe, Michel Vinicius, de 33 anos, ora está em Campinas, ora em Bertioga, no litoral, mas todos os anos toma a vacina de gripe. “A gente tem que cuidar da saúde, porque se não cuida, uma coisa pequenininha pode trazer uma consequência grave”, disse.
Atendida pelo Consultório na Rua desde 2011, Daniela Castilho da Silva, de 46 anos, já está quase metade da vida vivendo em situação de rua, mas sendo atendida pelo Centro Pop e Casa da Cidadania. É lá que ela está dormindo nos dias de frio. Com um pouco de medo da picada, fez careta na hora de tomar a vacina, mas mostrou que além de ser benéfica para quem toma, a vacina é um ato de cidadania. “É para a gente não pegar a gripe e também não contaminar outras pessoas. Tomo todos os anos, todas as minhas vacinas e a minha saúde estão em dia”, disse.
Consultório na Rua
A vacinação é realizada pelo Consultório na Rua, equipamento conveniado do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, com parceria dos Centros de Saúde de referência dos territórios e organizado pelas vigilâncias sanitárias dos distritos.
Nesta quinta-feira, a aplicação das vacinas começou de manhã pelos Abrigos Santa Clara, Caps Infanto-Juvenil, Espaço Criativo e Abrigo Dulce. Amanhã, sexta, dia 20, estará na região do Centro de Saúde São Vicente. A programação da semana que vem já está fechada.
Na tarde de segunda-feira, a equipe atuará no território do CS Perseu;  terça, no Balão do Laranja; quarta no Valença e quinta no CS Integração. A ação é volante e o Consultório na Rua circula pela cidade para fazer a vacinação. Serão cinco semanas, uma em cada distrito. O cronograma das próximas três está sendo finalizado.
Para tomar a vacina, dentro desta campanha voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade, é só chegar ao local. “O importante é que a pessoa tenha acesso à saúde”, ressalta a coordenadora.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare