Connect with us

Geral

Cônsul-geral da China deseja ampliar relação com Campinas

imagem 74

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu na tarde desta quinta-feira, 8 de março, a visita de cortesia da cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Peijie. O objetivo do encontro foi estreitar ainda mais as relações entre Campinas e a China. Participaram também do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, o diretor de Cooperação Internacional, Tak Chung Wu, e membros do Consulado Geral da China em São Paulo.
Campinas possui afinidade com a China e mantém ótimo relacionamento com várias regiões do país asiático. Campinas é cidade-irmã de dois municípios chineses: Fuzhou, desde 1996, e Dongguan, a partir de 2016. Para o prefeito Jonas Donizette, que esteve na China em 2016, a relação com o país asiático deve se fortalecer ainda mais. “Acreditamos que esta parceria com a China tem dois fatores importantes: o cultural e o de inovação. A cultura porque ela une os povos, aproxima as pessoas. E a inovação, pois acreditamos que o futuro das cidades passará muito pela inovação. Quando visitei a China em 2016, senti que os chineses também têm este pensamento em relação à inovação”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.
Além de agradecer pela visita, o prefeito parabenizou a diplomata pela comemoração deste dia 8 de março. “Foi uma honra receber a cônsul, o que se tornou ainda mais especial por ser no Dia Internacional da Mulher.”
A cônsul Chen Peijie, que assumiu o cargo em agosto do ano passado, está visitando Campinas pela primeira vez. “Concordo 100% com o prefeito em relação à cultura e inovação. E acrescento um terceiro fator importante para a China, que é a abertura. Nosso país possui uma política adotada há algumas décadas de estar aberta para as cooperações e intercâmbios, o que se encaixa muito com o Brasil”, disse a cônsul. “Conhecendo hoje Campinas, vi o seu grande potencial e sua representatividade dentro do País. Acredito num futuro ainda mais promissor nesta relação que já começou há um bom tempo. Já temos cidades-irmãs, empresas chinesas em Campinas, o Instituto Confúcio na Unicamp e vários outros intercâmbios”, acrescentou Chen Peijie.
Antes do encontro com o prefeito de Campinas, a cônsul e sua comitiva estiveram na Unicamp para conhecer parte da estrutura da universidade e o Instituto Confúcio, que, entre outras atuações como ponte de intercâmbio entre os povos brasileiro e chinês, oferece cursos de língua chinesa à comunidade local.
Nesta sexta-feira, 9 de março, a cônsul participa do Seminário “Oportunidade de Negócio – China e Campinas”, que será realizado a partir das 9h30, no Ciesp Campinas. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, por intermédio do Departamento de Cooperação Internacional, em parceria com o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT).

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare