Connect with us

Geral

Conservatório Carlos Gomes celebra a vida e a obra de Orlando Fagnani

imagem 236

 

 

Para celebrar os 99 anos do nascimento de Orlando Fagnani, nesta terça-feira, 28 de setembro, o Conservatório Carlos Gomes está lançando em suas plataformas digitais diversos vídeos que permitirão resgatar a memória da vida e da obra do compositor campineiro, morto em 1977. O primeiro vídeo, lançado na noite de segunda-feira, dia 27 de setembro, reúne três apresentações históricas da “Cantata da Primavera”, uma das principais obras de Fagnani, marcando também a chegada da estação e das flores.

Advertisement

 

 

A semana dedicada à memória de Orlando Fagnani pode ser acompanhada pelo canal do Conservatório Carlos Gomes no Youtube, sempre a partir das 20h. O primeiro vídeo já está disponível.

Advertisement

 

 

Lara Ziggiatti Monteiro, porta-voz do Conservatório Garlos Gomes, explica que o objetivo de promover uma semana dedicada a Orlando Fagnani é “estreitar a distância entre a música e a população, e incentivar o surgimento de novos compositores na cidade”.

Advertisement

 

 

As apresentações retratadas no primeiro vídeo fazem parte do acervo do Conservatório Carlos Gomes. A primeira delas, com participação do coral e da orquestra do Conservatório, sob a regência de Edmundo Hora, foi transmitida pela TV Cultura, dentro do programa “Ligue para um Clássico”, em 1983, com apresentação do maestro Walter Lourenção.

Advertisement

 

 

A segunda é de 1987, quando a Orquestra de Câmara do Conservatório Carlos Gomes se apresentou na Catedral Metropolitana de Campinas, sob a regência do maestro José Eduardo Gramani. E para finalizar, o Conservatório está disponibilizando a gravação do Coral de Meninos Cantores de Campinas, do Conservatório Carlos Gomes, apresentando-se com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, no Teatro Castro Mendes, em 2017, nas comemorações dos 90 anos da escola.

Advertisement

 

 

Para Lara Ziggiatti Monteiro, o Conservatório Carlos Gomes tem contribuído, ao longo de sua história, para a preservação e a continuidade da cultura de Campinas. “Nós queremos salientar e ressaltar a obra de todos os campineiros ilustres que tivemos. Assim como Carlos Gomes, nosso eterno patrono, temos de colocar em evidência todos os músicos que contribuíram para a elevar o nome de nossa cidade no cenário cultural brasileiro”, diz.

Advertisement

 

 

Documentário

Advertisement

 

 

Ainda nesta semana, o Conservatório Carlos Gomes apresentará um documentário com depoimentos de personalidades da cultura de Campinas sobre a obra de Fagnani, e um vídeo da orquestra do conservatório com gravações atuais das obras do compositor campineiro, além de outras surpresas.

Advertisement

 

 

“O público vai poder conferir os vídeos no nosso canal do Youtube durante a semana. É um material rico e produzido com muito carinho, feito por várias mãos, de muitos amantes da cultura e da história da nossa cidade, a quem somos muito gratos”, afirma Lara.

Advertisement

 

 

A porta-voz do Conservatório já anuncia os planos para o ano que vem, quando será celebrado o centenário de Fagnani. “A ideia é promover um concurso, para incentivar a aparição de novos jovens músicos na cidade, e também retornarmos às apresentações presenciais”, diz.

Advertisement

Sobre o Conservatório Carlos Gomes
 

 

O maestro campineiro Antônio Carlos Gomes tinha o sonho de construir, em sua cidade natal, um conservatório de música. Foi em sua homenagem que Catharina Ziggiatti inaugurou essa escola, em 1927, e a entregou a seu filho, Miguel Ziggiatti. Ele esteve à frente do projeto por 35 anos, e depois passou a direção à sua sobrinha, Léa Ziggiatti, que a mantém até hoje.

Advertisement

 

 

O Conservatório segue como um dos principais pontos de cultura e arte de Campinas, com estruturas fixas, como o Coral dos Meninos Cantores de Campinas, orquestras, conjuntos de câmara, grupos infantis e juvenis de teatro e de dança.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare