Connect with us

Geral

Conselho do Fundo de Desenvolvimento Urbano toma posse em ato virtual

imagem 117

Os conselheiros gestores do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU) de Campinas assumiram mandato para o biênio 2022/2023 em uma reunião virtual na tarde desta terça-feira, 15 de fevereiro. A posse foi dada pelo prefeito Dário Saadi, em cerimônia realizada na Sala Azul do Paço Municipal.

O Conselho gere os recursos que serão destinados para o Fundo, e ter os conselheiros gestores empossados é condição para que possa começar a receber destinação de valores. Decreto publicado em dezembro passado foi o primeiro passo para composição do Conselho Gestor, oficializando o FMDU, cumprindo definição do Plano Diretor e atendendo ao Estatuto das Cidades.

Durante a posse, os novos conselheiros participaram de forma virtual. Na Sala Azul estavam presentes o prefeito Dário Saadi; a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, que também responde pela presidência do Conselho Gestor; o secretário de Finanças, Aurílio Caiado; e a assessora da Seplurb e secretária-executiva do Conselho, Maria Célia Moura Martins, que representou os outros membros. Também participaram presencialmente o presidente da Câmara, vereador José Carlos, e o vereador Paulo Gaspar. O secretário municipal de Transportes e membro do Conselho, Fernando Caires, participou de forma virtual da posse.

Advertisement

O FMDU é vinculado ao gabinete do prefeito e garante recursos para o financiamento da política pública. Dário Saadi ressaltou, durante a posse, a importância da participação de todos para a construção de “uma cidade que trate o desenvolvimento urbano de forma sustentável, de maneira ambientalmente responsável”. O prefeito desejou sucesso os membros do Conselho no biênio desta primeira gestão. “Campinas tem essa força de pessoas e entidades que são organizadas e têm competência para colaborar com o Poder Público para uma política pública de desenvolvimento urbano de uma cidade do tamanho da nossa cidade”, avaliou.

A secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, destacou a importância do Conselho Gestor para que os recursos do FMDU sejam investidos em novos projetos urbanísticos, obras públicas e regularizações. “É um momento muito importante a posse do Conselho, é uma ferramenta fundamental para o planejamento urbano”, frisou.

Como também é arquiteto, o secretário de Finanças de Campinas, Aurílio Caiado, disse que acompanha a atuação do FMDU e desejou “um trabalho muito profícuo” ao grupo. Ele lembrou que a pasta participa do Conselho com representantes e disse que vai colaborar com a implantação da estrutura de gestão necessária.

Advertisement

Representação social
O Conselho Gestor tem 16 titulares e 16 suplentes, indicados pelos órgãos que representam e nomeados pelo prefeito, com mandato de dois anos. O poder público é representado por oito secretarias; a sociedade civil está presente com cinco conselhos e duas instituições de ensino (PUC Campinas e Unicamp).

O Fundo objetiva realizar investimentos para ações, obras, planos, programas e projetos urbanísticos orientados pelo plano diretor e suas prioridades.

Os recursos do FMDU serão provenientes de dotações orçamentárias e créditos adicionais suplementares; repasses ou dotações da União ou do Estado de São Paulo; empréstimos/financiamentos internos ou externos; contribuições ou doações de pessoas físicas, jurídicas ou entidades internacionais; acordos, contratos, consórcios e convênios; pagamentos de outorga onerosa do direito de construir e outorga onerosa de alteração de uso; multas, correção monetária e juros de aplicações; e receitas eventuais.

Advertisement

O conselho elabora plano anual para a utilização dos recursos do Fundo, projetos previstos no plano diretor e que atendam a pelo menos duas finalidades nele descritas. São ações como a implantação de sistemas de transporte coletivo público, cicloviário, circulação de pedestres e viário estrutural; programas habitacionais de interesse social; regularização fundiária; ordenamento da expansão urbana; implantação de equipamentos urbanos; criação de espaços de lazer; proteção de interesse histórico, cultural ou paisagístico.
Para implantar propostas é necessário apresentar projetos funcional e básico; estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira, que serão analisados e colocados em prática se houver a aprovação do conselho.

Composição do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano
FMDU – Mandato 2022/2023
PORTARIA Nº 96822/2022 DE 09/02/2022
Presidente – Carolina Baracat do Nascimento Lazinho
Secretária Executiva – Maria Célia Moura Martins
Representantes do Poder Público
Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo
Titular – Carolina Baracat Nascimento Lazinho
Suplente – Monna Hamssi Taha
Secretaria Municipal de Habitação
Titular – Odil Tales Pereira
Suplente – Ralpho Barbosa Gobbo
Secretaria Municipal de Infraestrutura
Titular – Carlos José Barreiro
Suplente – Eduardo Gasparotto B. de Almeida Prado
Secretaria Municipal de Finanças
Titular – Jean Carvalho Rocha
Suplente – Wagner Henrique de Oliveira
Gabinete do Prefeito
Titular – Antônio Carlos Mendes Fontes
Suplente – Paulo Ribeiro dos Santos Filho
Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Titular – Gabriel Dias Mangolini Neves
Suplente – Andrea Cristina Oliveira Struchel
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social
Titular – Adriana Maria Garavello Faidiga Flosi
Suplente – Gustavo de Oliveira Alves Bocaletti
Secretaria Municipal de Transportes
Titular – Fernando de Caires Barbosa
Suplente – Ana Claudia Falopa Guarizzo
Representantes da Sociedade Civil
Conselho Municipal de Trânsito e Transportes
Titular – Walter Rocha Oliveira
Suplente – Juarez Bispo Mateus
Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA)
Titular – Carlos Alexandre Fanton Silva
Suplente –Teresa Cristina Moura Penteado
Conselho de Defesa de Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC)
Titular – Tatiane Cristina de Oliveira
Suplente – Eros de Marconsini e Vizel
Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU)
Titular – João Manuel Verde dos Santos
Suplente – Carina Silva Cury
Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR)
Titular – Daniella Farias Scarassatti
Suplente – José Benedito Napoleone Silveira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Titular – André Munhoz de Argollo Ferrão
Suplente – Emilia Wanda Rutkowski
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)
Titular – Fábio de Almeida Muzetti
Suplente – Ana Paula Farah

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare