Connect with us

Geral

Conselho da Juventude tem novos membros para o próximo biênio

Publicado

em

Os novos membros do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) para a gestão 2018-2020 foram empossados pelo prefeito Jonas Donizette na tarde desta quarta-feira, dia 24 de janeiro. Órgão permanente e vinculado à Coordenadoria Setorial de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, o CMJ tem entre suas atribuições o acompanhamento e a fiscalização da gestão local das políticas públicas voltadas às pessoas entre 15 a 29 anos.
Na cerimônia, o prefeito destacou a importância da união dos diversos segmentos para a construção conjunta de políticas públicas que efetivamente apresentem resultados. “O Conselho da Juventude é composto por diferentes segmentos, com suas opiniões e demandas diversas. Desta forma, se todos derem as mãos e trouxerem suas sugestões, conseguiremos fazer a diferença na vida das pessoas”, observou o prefeito.
Para a secretária de Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, o Conselho é um espaço fundamental para que o jovem tenha sua voz reconhecida para uma cultura de paz efetiva. “Este é um espaço de diálogo para os jovens. Um local onde podem apontar o caminho que a política pública deve seguir e, assim, tornar a juventude uma janela promissora para ações de garantia de direitos para aqueles que vivenciam as questões excludentes”, ressaltou.
O Conselho da Juventude, entre outras atividades, apoia a articulação com outros órgãos da administração pública e com a sociedade civil. Também participa da elaboração de planos, conferências, programas e estudos relativos aos jovens.
O colegiado é composto por 47 conselheiros, entre titulares e suplentes, sendo 24 do poder público municipal e 23 representantes da sociedade civil. Esses 23 conselheiros são eleitos por voto popular e fazem parte de movimentos sociais e populares ou são pessoas jurídicas com fins não econômicos nos setores de cultura e arte; pessoa com deficiência; educação e medidas socioeducativas; esporte e lazer; jovem aprendiz e empreendedorismo; relações étnico raciais; saúde/meio ambiente; mobilidade urbana; diversidade religiosa; gênero e diversidade sexual; Movimento Estudantil Secundarista (MES); e Movimento Estudantil Universitário (MEU).
Conselho
Responsável pelo incentivo e controle social da Política Municipal de Juventude, o CMJ é um órgão consultivo e deliberativo, criado pela Lei Complementar nº 115, de agosto de 2015.
A mesma lei criou a Coordenadoria de Políticas para a Juventude e reestruturou a política municipal para o setor. A criação dos dois órgãos eram demandas antigas da juventude em Campinas.
A primeira gestão, entre 2015 e 2017, teve a função de organizar o regimento interno e questões formais do órgão, abrindo espaço para que os próximos conselheiros se concentrem mais nas atividades fins. Para esta nova gestão, cinco conselheiras reeleitas levarão a experiência dos primeiros anos para o próximo biênio.
Novos membros
Representantes do Poder Público
Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar
Titular: Mariana de Souza Maia
Suplente: Giovanna Puosso Labbate
Secretaria Municipal de Cultura
Titular: Marcela Bonetti
Suplente: Rosangela da Glória N. Reis
Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania
Titular: Geziel Antonio dos Santos
Suplente: Deolídia Divina S. Benages
Secretaria Municipal de Educação
Titular: Mário Marcelo Ramos
Suplente: Flávia Martins Guimarães Fung
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Titular: Rodrigo Gimiliani Alves
Suplente: Luiz Antonio Júnior
Secretaria Municipal de Saúde
Titular: André Santos Di Trani
Suplente: Edison Martins da Silveira
Secretaria Municipal de Segurança Pública
Titular: Gabriel Trevisan Formigoni
Suplente: Carlos Roberto Longuini
Secretaria Municipal de Trabalho e Renda
Titular: Paulo Henrique Reda Claro
Suplente: Eric Nunes Iamarino
Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Titular: Dominique Missio de Faria
Suplente: Diego Poggetti
Secretaria Municipal de Transportes
Titular: Guilherme damasceno Fernandes
Suplente: Mariangela Marini dos Santos Pereira
Órgão Responsável pela Política de Cidadania
Titular: Felipe Gonçalves da Silva
Suplente: Vinicus Pazzoto
Gabinete do Prefeito
Titular: Walquiria Sonati
Suplente: Renata Morais de Carvalho
Representantes da Sociedade Civil
Cultura e Arte
Titular: Kauê Nascimento Manzani – Associação da Parada e Apoio LGBT de Campinas
Suplente: Marina Quintanilha da Cunha – União da Juventude Socialista (UJS)
Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Titular: Estevam Trovato Castorino – Ação Voluntária Emergente (AVE)
Suplente: Rafael Henrique Guidetti Frazatto – Recicla Lar Corrente do Bem
Educação e Medidas Socioeducativas
Titular: Gabriela Silva Junqueira de Lacerda – Projeto Resgate de Efraim
Suplente: José Clenilton Henrique Guimarães Costa – Juventude Socialista Brasileira (JSB)
Esporte e Lazer
Titular: Matheus Marcon Miranda – Juventus Futebol e Amizade
Suplente: Tatiane Regina de Oliveira Augusto – Renovação Kátia Gadelha
Jovem Aprendiz e Empreendedorismo
Titular: Cristiane Isabel Canella – Associação de Ensino Social Profissionalizante (ESPRO)
Suplente: Carlos Henrique Estevam da Silva – Centro Comunitário da Criança e Adolescente Parque Itajaí
Relações Étnico Raciais
Titular: Maura Samili da Silva Baltazar – União de Negros pela Igualdade (Unegro)
Suplente: Vanessa Cristina de Dias Souza – Rede Articula Juventude (Reaju)
Saúde/Meio Ambiente
Titular: Liliana Cristina Mussi – OSCIP Terra das Andorinhas
Suplente: Carolina Branco Claudino Gomes Vancini – JPSDB
Diversidade Religiosa
Titular: Paulo Silas da Silva – Federação da Mocidade Presbiteriana (UMPS)
Suplente: Lilian Fernanda da Silva – Pastoral da Juventude
Mobilidade Urbana
Titular: Pedro Otávio dos Santos Oliveira – Associação Campinas pra Melhor
Suplente: Bruno Liporaci Silva – União Municipal das Entidades Comunitárias de Campinas – Umecc
Gênero e Diversidade Sexual
Titular: Cecília Carvalho Moraes – Mulheres Socialistas Brasileiras (MSB)
Suplente: Rayssa Inês Mariano – União Brasileira de Mulheres de Campinas
Movimento Estudantil Secundarista
Titular: Rebeca Pâmela Batista dos Santos – Grêmio Carlos Alberto Galhiego
Suplente: Isabela Sato Maziero Domingues da Silva – Grêmio Estudantil Vitor Meireles
Movimento Estudantil Universitário
Titular: Camile Tauana dos Santos – DCE Anhanguera

Geral

No Dia do Médico, prefeito agradece à equipe do Mário Gatti pela dedicação

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi agradeceu nesta segunda-feira, 18 de outubro, o trabalho da equipe médica do Hospital Municipal Mário Gatti pela dedicação com que atua no atendimento à população e, especialmente, pela forma como enfrentou a sobrecarga de trabalho durante os piores momentos da pandemia. A gratidão à equipe foi manifestada durante um café da tarde no hospital, em homenagem aos profissionais, no Dia do Médico, comemorado nesta segunda-feira.
Começamos o ano com a expectativa da pandemia de certa forma controlada. Mas aí veio a segunda onda, que foi avassaladora. Chegamos a ter 238 pacientes com Covid esperando leitos de UTI e enfermaria. Eu vinha no Mário Gatti e no Ouro Verde e via a situação agoniante que os médicos e os profissionais de saúde estavam enfrentando. Tomamos algumas medidas duras de enfrentamento”, afirmou.
Entre as medidas, disse, uma teve impacto importante, que foi a requisição administrativa do Hospital Metropolitano. “Não foi fácil fazer isso, mas naquele momento não havia outra solução. Mas o mais importante foi o trabalho dos profissionais de saúde, que enfrentavam a sala vermelha lotada com macas, à espera de leitos para internar pacientes, e graças a Deus e a cada um dos profissionais, estamos superando essa situação jamais vista no sistema de saúde”, afirmou.
Para o prefeito, se hoje é possível ver um futuro melhor com o controle da pandemia, muito se deve ao trabalho incansável dos profissionais da área médica. Dário disse que tem orgulho de ser médico do Mário Gatti, hospital no qual ingressou recém-formado.
O presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, definiu este 18 de outubro como “um dia de cumprimento e de agradecimento”, lembrando que a data é comemorada todo ano, mas que “este ano adquire um significado especial, lembrando que a equipe enfrentou dois anos de pandemia”.
Ele disse que “os médicos, enfermagem, toda a equipe de saúde suplantou a pandemia de forma gloriosa”, e ainda lembrou que muitos profissionais faleceram, perderam entes queridos ou ficaram com doenças crônicas depois de pegar Covid. “Por tudo isso, este ano o nosso agradecimento tem que ser ainda mais intenso”, completou.
Diretores e funcionários do hospital também participaram do encontro. Os vereadores Nélson Hossri e Paulo Haddad representaram o Legislativo na ocasião.

Continue Lendo

Geral

Fim de semana com teatro e esporte encerra programação do Mês das Crianças

Publicado

em

Por

A programação do Mês das Crianças termina neste final de semana com show de trapezistas, show dog, apresentação da minicidade da Emdec e uma série de oficinas de esporte. Todas as atividades são gratuitas e agendadas para o sábado e o domingo, das 8h às 12h, na Praça de Esportes Tancredo Neves e no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. A realização é conjunta das secretarias de Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer de Campinas.
A criançada vai poder ver o Show Dog da Guarda Municipal, a Minicidade da Emdec e participar das oficinas de futsal, basquete e jiu-jitsu. Os irmãos Sabatino, artistas e trapezistas, apresentam nos dois dias o espetáculo “O Maior Artista da Terra” e “O Carteiro e a Bicicleta Acrobática”.
O Maior Artista da Terra é o primeiro espetáculo autoral dos irmãos Sabatino. Grande sucesso de público, este espetáculo surpreende pela simpatia, carisma, precisão e destreza. Com esquetes, cascatas, improvisos, personagens inusitados, a narrativa é cheia de reviravoltas e palhaçadas, um hub de criatividade e ação, trazendo o que o circo tem de melhor.
O Carteiro e a Bicicleta Acrobática é o mais novo espetáculo da companhia. Uma peça que resgata a moda antiga dos carteiros e do envio de cartas. Com uma bicicleta, muitas encomendas, tons poéticos apoiados pela trilha sonora, a obra surpreende o público quando manobras, equilíbrios e acrobacias na bicicleta revelam a intimidade e a conexão entre personagem e bike.
Confira a programação
23/10
Praça de esportes Tancredo Neves
Avenida das Amoreiras 4445 – Jd. Novo Campos Elíseos
8h-12h
Oficina de futsal
Oficina de basquete
Aula aberta de Jiu-jítsu
Atividades Braille
Minicidade – Emdec
Apresentações
9h – Show Dog- GM
10h – Irmãos Sabatino – artistas e trapezistas com o espetáculo O carteiro e a Bicicleta Acrobática
11h – Irmãos Sabatino – artistas e trapezistas – com o espetáculo O carteiro e a Bicicleta Acrobática
24/10
Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim
R. Raul Teixeira Penteado, 2 – Vila Brandina.
8h-12h – Minicidade – Emdec
10h – Irmãos Sabatino – artistas e trapezistas – com o espetáculo O carteiro e a Bicicleta Acrobática
11h – Irmãos Sabatino – artistas e trapezistas – com o espetáculo O carteiro e a Bicicleta Acrobática

Continue Lendo

Geral

Sancionada lei que desburocratiza análise de habitação de interesse social

Publicado

em

Por

O projeto de lei complementar 44/20, que disciplina a implantação do Empreendimento Habitacional de Interesse Social (EHIS), foi sancionado pelo prefeito Dário Saadi, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM), desta segunda-feira, 18 de outubro. O texto da lei, elaborado com a participação da Companhia Habitação Popular de Campinas (Cohab), entra em vigor a partir de hoje, mas ainda passará por regulamentação.
O PL foi encaminhado pelo Executivo e tem como foco impulsionar novos projetos de empreendimentos de interesse social. Dessa forma, as novas regras têm potencial para aumentar a oferta de unidades habitacionais destinadas à população de baixa renda.
A nova lei tem regras urbanísticas/construtivas mais simples, com o objetivo de agilizar os processos e ampliar a atração do setor privado para investir em empreendimentos de interesse social, fortalecendo a política habitacional da cidade. A publicação no DOM detalha os benefícios previstos com as alterações.
A intenção é que as novas medidas possam reduzir o valor de imóveis e aumentar as oportunidades de aquisição para quem sonha com a casa própria. E, ao estimular a construção civil, também impulsionar a geração de empregos no setor.
As regras da nova lei valem para requerimentos com entrada a partir desta publicação no Diário Oficial, em 18 de outubro. No entanto, as empresas que estiverem com processos em andamento podem solicitar que a análise seja feita sob a nova legislação. O pedido para a mudança deve ser feito em até 180 dias a partir da publicação da lei.
O EHIS é direcionado a famílias com renda de até dez salários-mínimos. Para até seis salários, há benefícios fiscais, como isenção de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e ISS (Imposto Sobre Serviços).

Continue Lendo

Populares