Connect with us

Geral

Consciência Negra: Olodum invade Largo do Rosário com sua música vibrante

imagem 156

A passagem do Olodum por Campinas deixou um rastro de cores e ritmos vibrantes. Depois do show que reuniu cerca de 5 mil pessoas no Largo do Rosário, para o encerramento das atividades do Dia da Consciência Negra no feriado desta quarta-feira, a batida quente, o ritmo alegre, o som inconfundível da banda invadiram o Jardim Monte Cristo. O grupo visitou, na manhã desta quinta-feira, dia 21 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EMEF/EJA) “Oziel Alves Pereira”, no Parque Oziel.

 

 

Advertisement

No Largo do Rosário, o cair da noite da quarta-feira, dia 20 de novembro, foi vibrante. Milhares de pessoas unidas numa mesma sintonia. Famílias, jovens, crianças, idosos, homens, mulheres, enfim, todas as representações étnico-raciais e sociais embaladas pela alegria contagiante da Banda Olodum, que trouxe seus 40 anos de história de luta, de existência, de resistência e de sobrevivência ao palco em Campinas. Para o grupo Olodum uma missão em busca da igualdade racial e unificação dos povos, em um Brasil que tem mais da metade da população negra.

 

 

Advertisement

Nascido no Pelourinho, centro histórico de Salvador, em 1979, o Olodum se tornou um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira por todo o mundo, promovendo um trabalho musical, social, político, voltado para as camadas mais necessitadas da capital. Também estimula o comprometimento cultural do povo baiano e de milhares de pessoas em diversos países com a igualdade e a justiça.

 

 

Advertisement

Baseado neste perfil, os membros do grupo visitaram a comunidade escolar da EMEF/EJA “Oziel Alves Pereira”. A visita foi rápida mas intensa, e deixou um “gosto de quero mais” entre alunos, educadores e o público presente na quadra da escola.

 

 

Advertisement

Além de tocar e cantar, os integrantes do Olodum manifestaram a satisfação de estar naquele espaço, interagiram com os alunos contando sobre a história do próprio grupo e o surgimento do movimento de valorização da cultura afro-brasileira, comparando as proximidades culturais e sociais da realidade do território onde a escola está situada e o Pelourinho, em Salvador. 

 

 

Advertisement

O grupo incentivou a garotada a valorizar a escola e tudo o que dela podem usufruir, tendo por objetivo a formação de cidadãos compromissados com o bem comum.

 

 

Advertisement

Envolvimento social

 

 

Advertisement

O Olodum tem história no desenvolvimento de projetos sociais e educacionais há mais de 20 anos, mantendo projetos como a Escola Criativa Olodum, por onde milhares de crianças, adolescentes e jovens já passaram e aprenderam, entre muitas outras coisas, a nunca deixar de se orgulhar do sangue negro que lhes corre nas veias. Por meio dessas ações, o Olodum cria aspectos de cidadania, de valorização da raça negra, mostrando para a sociedade que o povo negro tem o seu valor tanto cultural quanto histórico.

 

 

Advertisement

A EMEF/EJA “Oziel Alves Pereira” também tem uma potente história de valorização da cultura afro-brasileira, com um trabalho que envolve alunos, professores e comunidade. Além de produzir o Boletim “InformAfricativo”, a escola desenvolve ações que possibilitam a compreensão das relações étnico-raciais numa perspectiva social, multicultural e pluriétnica.

 

 

Advertisement

Com isso, estimula a formação de atitudes, posturas e valores que contribuem para uma vida em sociedade na qual todos possam se reconhecer na cultura nacional. Também promove e divulga a produção de conhecimento sobre a educação das relações étnico-raciais, e revitaliza o acervo de obras literárias que subsidiam a educação das relações étnico-raciais. Em relação a esse último item, a Escola Municipal “Oziel Alves Pereira” desenvolve uma campanha permanente para arrecadação de literatura africana, afro-brasileira e de autoras e autores negros.

 

 

Advertisement

A vinda do Olodum para Campinas foi fruto de um esforço conjunto entre as secretarias municipais de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, de Educação e de Cultura.

 

 

Advertisement

A programação do mês da Consciência Negra continua até o final do mês de novembro. Clique aqui e confira as atividades.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare