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Com sanção ou veto de Temer, Campinas não terá amarelinhos com armas de fogo, afirma secretário de Transportes na Câmara

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“Campinas não vai armar seus Agentes da Mobilidade Urbana mesmo que o Projeto de Lei federal 152/2015 seja sancionado pelo presidente Michel Temer”. A declaração foi dada pelo presidente da EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, na tarde desta quarta-feira (25) na Câmara Municipal de Campinas durante Audiência Pública promovida por iniciativa do vereador Paulo Galtério (PSB) para debater o projeto que já foi aprovado pelo Congresso e que Temer tem até esta quinta-feira (26) para decidir pela sanção ou veto. 
Assim como o secretário de Transportes, o prefeito de Campinas já havia afirmado que não regulamentaria a norma na cidade mesmo com sua aprovação federal. “Sabemos de toda a polêmica que envolve o assunto e também da autonomia do município, por isso promovi esse encontro para debater os pontos favoráveis e contrários e também para ouvir o posicionamento das nossas autoridades máximas relacionadas ao tema”, explica Galtério. 
A reunião contou com a presença do presidente da Comissão de Assuntos de Segurança Pública da Câmara, vereador Tenente Santini (PSD), que afirmou ser favorável ao armamento de todos àqueles que tem interesse, mas ressaltou a importância de que as pessoas devam passar pelos treinamentos previstos nos protocolos da Polícia Militar. “Qualquer cidadão deve ter esse direito, mas também o dever de passar pelos testes tanto técnicos como psicológicos, se essa exigência for seguida também pelos agentes de trânsito que queiram se armar, não vejo nenhum problema”, afirma. 
Para Barreiro, a segurança pública deve ser mantida como responsabilidade da Guarda Municipal e da Polícia Militar. “Dar armas aos nossos agentes não vai proporcionar mais segurança a eles, pelo contrário, pode até gerar mais insegurança, já que a arma pode incitar uma ação de violência. O papel dos nossos agentes da mobilidade urbana é de fiscalizar e conduzir melhor o trânsito em nossa cidade”, afirma. 
O secretário também expôs durante a reunião o custo que esse tipo de projeto pode gerar ao município. “Atualmente temos cerca de 350 agentes da mobilidade urbana que de fato atuam nas ruas, teríamos então o custo das armas para esses profissionais além do custo dos treinamentos, a expectativa é de cerca de 3 milhões de reais por ano de forma direta”, declarou. 
A reunião contou ainda com a presença do diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Sistema de Operação, Sinalização, Fiscalização Manutenção e Planejamento Viário e Urbano do Estado de São Paulo, Miguel Lorenzon. Ele afirmou que a categoria como um todo é contra o armamento dos agentes, mas revelou que alguns profissionais são sim favoráveis a proposta, mesmo sem que a categoria tenha dados que mostrem quantos profissionais foram agredidos no exercício de suas funções. 
Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

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Oficina pedagógica discute conteúdos de mobilidade urbana com professores

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A Semana Municipal do Trânsito (Semutran 2021) terá nesta terça-feira, dia 28 de setembro, às 9h, uma oficina pedagógica em que educadores da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) trabalharão conteúdos de educação para a mobilidade com profissionais das redes municipal, estadual e particular de ensino de Campinas. 
A oficina “Educação para Mobilidade na Primeira Infância – Intersetorialidade e Garantia de Direitos no Projeto Político-Pedagógico”, a terceira deste ano, é voltada a escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio. Apesar do nome primeira infância, as discussões abrangem todas as faixas etárias de crianças e adolescentes. 
O evento será on-line, pelo Microsoft Teams. Os educadores devem se inscrever até as 23h59 desta segunda-feira, 27 de setembro, pelo formulário eletrônico bit.ly/educacao_mobilidade_pic. O link de acesso é enviado na confirmação da inscrição. 
Programação
Após a abertura, os profissionais da Emdec abordarão o tema “mobilidade e infância”, com estudos e diagnósticos das dificuldades encontradas por crianças, adolescentes e cuidadores no trânsito. 
Entrará em pauta o papel das escolas neste cenário: o que pode ser feito para melhorar a circulação, dentro e fora do espaço escolar?
A mobilidade urbana estaria presente na própria construção do projeto pedagógico da escola, pois envolve questões de acesso, de onde e como vêm os estudantes, aspectos de segurança (viária e pública) e de formação histórica dos bairros.  
Mais informações 
A Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e a Emdec realizam o encontro em parceria com o Comitê Intersetorial pela Primeira Infância Campineira (PIC). 
Se precisarem de orientações, os educadores podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]​​ ou telefone (19) 3772-7123​. 
Acesse a programação completa da Semutran em www.emdec.com.br/semutran2021. 

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Campinas ganha destaque na União Internacional de Transporte Público

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O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Ayrton Camargo e Silva, que agora integra o Comitê de Autoridades Internacionais da União Internacional de Transporte Público / Divisão da América Latina (UITP), foi convidado para ser o anfitrião virtual da 49ª Reunião do Comitê, que contou com 20 autoridades mundiais, nesta última semana. 

 

 

A UITP é a única rede mundial que reúne todas as partes interessadas no transporte público e todos os modos de transporte sustentáveis. São mais de 1,8 mil membros no mundo, distribuídos em 16 escritórios, incluindo o da América Latina, que se encontra em São Paulo.  

 

 

Durante o encontro com autoridades dos Estados Unidos, Canadá, Rússia, China, Portugal, Singapura, França, Alemanha, Inglaterra, Suécia, Argentina, entre outros, Camargo apresentou um panorama geral do transporte público na América Latina e destacou a cidade de Campinas e o seu potencial econômico, turístico e social. Também apresentou dados da Região Metropolitana (RMC-Campinas).  

 

 

Os integrantes do Comitê Internacional puderam conhecer a estrutura organizacional da Emdec, suas ações, responsabilidades e diretrizes para a mobilidade urbana nos próximos anos. 

 

 

Camargo ressaltou o papel pioneiro da cidade em temas da mobilidade no Brasil, lembrando a adoção da fiscalização eletrônica digital e da tecnologia de pagamento por cartão nos ônibus do transporte público. A infraestrutura e a operação do transporte foram destacados. Camargo trouxe os dados de passageiros transportados, linhas, táxis, aplicativos, terminais e informações referentes ao BRT. 

 

 

Os participantes fizeram perguntas sobre o Sistema Bus Rapid Transit (BRT) – que vem sendo implantado, a integração entre os transportes, os dados de movimentação e Origem-Destino dos passageiros, e ainda sobre as ciclovias. 

 

 

Os participantes discutiram, ainda, a elaboração de dois documentos: um para orientar as autoridades sobre “Como ajudar na Sustentabilidade das Cidades”; e outro sobre “Como trazer passageiros que foram perdidos de volta ao sistema de transporte público”. 

 

 

A UITP tem o seu escritório central localizado em Bruxelas (Bélgica) e mais de 135 anos de história (foi fundada em 1885). 

 

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Expresso Solidário inaugura roteiro do trem turístico pelo Vale das Frutas

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Um grupo de 115 jovens, adultos e idosos embarcou no Expresso Solidário, passeio turístico de trem que partiu na tarde desta sexta-feira, dia 24 de setembro, da Estação Cultura de Campinas rumo a Valinhos. Foi a estreia do futuro roteiro do trem turístico pelo Vale das Frutas. A viagem foi uma realização das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

 

 

O Expresso Solidário contou com a participação de 20 jovens do Programa Juventude Conectada, 35 da Associação Beneficente Boa Amizade, entidade localizada no Jardim Eulina, e 60 da Guardinha Campinas. O grupo estreou o passeio de trem turístico pelo Vale das Frutas.

 

 

O Expresso Solidário é um projeto idealizado pelo Vale das Frutas Convention & Visitors Bureau e pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV). A operação fica a cargo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), organização sem fins lucrativos com expertise na operação de trens turísticos e tem apoio da Rumo Logística, concessionária do trecho entre Jundiaí e Campinas.

 

Juventude Conectada

 

O Juventude Conectada de Campinas prevê a formação e atuação de jovens de 15 a 29 anos com oferta de bolsas pedagógicas e uma grade de formação em cidadania e desenvolvimento pessoal, cultura digital e gestão de telecentros, preparando esse jovem para atender o público do telecentro com a realização de oficinas e acesso livre à internet bem como, para o exercício da cidadania e o mercado de trabalho.

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