Com reforma finalizada, CS Parque Valença será reinaugurado na segunda-feira, 20 de junho
A partir desta quinta-feira, dia 18, os profissionais do Centro de Saúde (CS) Parque Valença de Campinas retornam ao prédio para a reorganização final antes da reinauguração da unidade reformada, na segunda-feira, dia 22 de junho. Nesta fase, os trabalhos se concentram na instalação de mobiliário e na preparação do imóvel para receber a população.
Durante a reforma, as equipes da unidade atuaram temporariamente no Jardim Lisa e no Campina Grande.
Para viabilizar a mudança e a reorganização dos espaços no prédio reformado, os atendimentos de rotina realizados atualmente nos Centros de Saúde Jardim Lisa e Campina Grande ficarão suspensos nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19 de junho. Durante o período de transição, serão mantidos os serviços de vacinação, farmácia e as consultas previamente agendadas nas unidades Jardim Lisa e Valença.
Horários de funcionamento
A partir de quinta-feira, dia 18, o CS Jardim Lisa retoma seu horário regular de funcionamento, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. O horário havia sido estendido excepcionalmente até as 20h para absorver a demanda da região durante a reforma do CS Parque Valença.
O CS Parque Valença será reinaugurado na próxima segunda-feira, 22 de junho, às 8h30. Nesse dia, iniciará os atendimentos à população às 13h. A partir do dia seguinte, seu funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, das 7h às 13h.
O horário foi definido a partir da análise da demanda registrada nas unidades de saúde da cidade. O monitoramento apontou que a última hora de funcionamento dos Centros de Saúde que encerram as atividades às 20h apresenta baixo volume de atendimentos. A readequação permite manter a cobertura nos períodos de maior movimento e otimizar o uso dos recursos públicos.
Reforma e ampliação
A reforma recebeu investimento na ordem de R$ 1,31 milhão, com recursos do Fundo Municipal de Saúde e do governo federal. A obra englobou 623 metros quadrados (m²) de construção em concreto e alvenaria, e a unidade foi ampliada em 89 m².
Confira as melhorias proporcionadas pela obra:
– Reforma geral do prédio;
– Reforma da parte elétrica;
– Implantação de nova rede de esgoto;
– Reforma da rede pluvial;
– Troca geral do piso;
– Climatização do Centro de Saúde com a instalação de 19 aparelhos de ar-condicionado;
– Troca das caixas-d’água;
– Implantação de cobertura externa na área de atendimento da farmácia e da vacina;
– Construção de depósito de materiais de limpeza e de vestiários masculinos e femininos acessíveis;
– Adequações de acessibilidade com a construção de rampa de acesso ao serviço e sinalizações táteis;
– Construção de novos abrigos de resíduos;
– Implantação do almoxarifado de enfermagem.
A reforma foi executada pela empresa DR3 Engenharia, vencedora da licitação. Os serviços foram coordenados e fiscalizados pela Secretaria de Infraestrutura.
A unidade básica é referência para quase 20 mil pessoas que vivem nos bairros Parque Valença I e II, Residencial Novo Mundo, Jardim Lisa, Jardim Maracanã e região.