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Com mercado de fusões e aquisições em alta, rede de hamburgueria Lanchão assume as operações da Mix Potato

Um estudo realizado pela empresa KPMG revelou que os números de fusões e aquisições entre grupos domésticos no Brasil registraram um crescimento de 2% em 2020, passando de 782 para 797 operações. A expectativa do mercado é de que os negócios continuem em alta ao longo de 2021.

Dentro desse cenário em ebulição, a Rede Lanchão Brasil, com 30 anos no setor de alimentação fora do lar, está ampliando sua presença no mercado brasileiro com a incorporação das operações da Mix Potato. A conclusão das negociações da marca, hoje com 26 operações ativas, faz com que a Rede Lanchão passe a contar com 100 unidades próprias e franqueadas em funcionamento no Brasil, divididas em seis marcas, consolidando-se com uma das maiores redes de lanchonetes e franquias no Brasil.

Após um ano e meio de negociações, a Rede Lanchão passa a deter 55% das ações da Mix Potato, assumindo integralmente o controle de toda gestão, operação, comercial, além de plano de expansão da marca a ser iniciado após um processo de reestruturação dos negócios.

Criada em 2005 pelo ex-morador de rua Admir de Carvalho, na cidade paulista de Votuporanga (SP), a Mix Potato chegou a ter 180 unidades franqueadas, sendo considerada a maior rede brasileira em sua área de negócios. Porém, o número de unidades acabou sendo reduzida ao longo dos últimos anos até chegar às 26 unidades, sendo apenas uma dentro de um shopping center (Bragança Paulista, interior de São Paulo) e as demais em sistema de home delivery, traillers e containeres.

Roger Antonio Domingues, um dos fundadores da Rede Lanchão, que começou na cidade de Campinas com três lojas e só entrou no sistema de franquias há 17 anos, conta que a aquisição da Mix Potato é mais uma oportunidade de negócios e visa ampliar o leque de produtos oferecidos pela empresa, seja através de franquias, licenciamento de marcas ou mesmo de produtos diferenciados dentro das unidades já existentes.

“A marca Mix Potato ainda é muito forte e com apelo para o consumidor”, afirma Roger Domingues. “Sem falar que é um produto diferenciado, ainda com baixa penetração nas cidades de muitos estados, diferentemente do hambúrguer ou lanche, que existem em todos os municípios e são populares”.

Inicialmente, a meta da Rede é disponibilizar o mix de batatas suíças nas 45 unidades Lanchão já existentes no prazo de três meses. “Este modelo vai permitir a retomada da marca de forma exponencial e oferecer mais uma opção de vendas para nossos franqueados, antes de partirmos para a comercialização de novas licenças”, explica o fundador e diretor do Lanchão Brasil.

Mix

Além do Lanchão (especializado em hambúrgueres), a Rede tem sob seu guarda-chuva as marcas Old Dog (cachorro-quente especial), X-Picanha (lanches), Bonelli (pizzaria) e Torta e Horta (comida saudável em São Paulo). Juntas, estar marcas somam mais de 70 unidades e que empregam cerca de 400 pessoas (entre próprias e franquias).

O empresário explica que um dos planos da Rede Lanchão é diversificar as marcas, oferecendo novos produtos para que os franqueados tenham maior rentabilidade e possam enfrentar a queda nas vendas por conta da pandemia. “Tendo um leque de produtos disponíveis, você acaba fidelizando seus clientes e atraindo um novo público, que gosta de comida e lanches diferentes, agregando novas experiências”, afirma.

A incorporação de marcas diferentes também – as chamadas multimarcas – traz outras vantagens, de acordo com ele. “Para o empresário, fazer parte de uma rede é sinônimo de melhores negociações na compra de produtos com grandes fornecedores de bebidas e alimentos, reduzindo significativamente os custos, além de presença no iFood com taxas bem mais baixas.

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