Connect with us

Geral

Com mais de 50 violeiros, Campinas recebe o 2º Festival Viola da Terra

imagem 90

Com o objetivo de trazer à tona a música instrumental de viola, acontece entre os dias 15 e 19 de junho, em Campinas, o 2º Festival Viola da Terra, que reunirá shows, feira caipira, exposição de lutheria, rodas de conversa, oficinas, exibição de série temática, rodas de viola com artistas selecionados por meio de edital e homenagem à violeira Helena Meirelles. A programação tem atividades virtuais e presenciais.

 

Nos dias 15 e 16, as atrações podem ser conferidas de forma virtual. Já no dia 17 de junho, a programação acontece de forma presencial, no Sesc Campinas, e nos dias 18 e 19, no Centro Cultural Casarão. As atividades são gratuitas, com exceção do show de Tavinho Moura, que acontece no Sesc no dia 17.

Advertisement

 

A iniciativa é realizada por meio do ProAC Editais, programa do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e conta com o apoio do Sesc Campinas, do Centro Cultural Casarão, da Prefeitura Municipal de Campinas e da Rozini.

 

Advertisement

Idealizado pelo violeiro João Paulo Amaral e pelo produtor Leo Magnin, o Festival Viola da Terra chega em 2022 à sua segunda edição, que reunirá mais de 50 violeiros, de 30 cidades, seis Estados e três regiões brasileiras. Serão sete shows, três rodas de viola, três oficinas, duas rodas de prosa e a exibição de materiais audiovisuais.

 

Entre os aguardados shows, o festival contará com as apresentações de Ivan Vilela com Letícia Leal, Tavinho Moura, Cleiton Torres e Leandro Valentim, além do concerto da Orquestra Filarmônica de Violas, com a participação de Laís de Assis.

Advertisement

 

Outro destaque da programação é a Feira Caipira, que reunirá empreendedores de Campinas e convidados de outras cidades do interior paulista, que oferecerão pratos e bebidas típicas, como galinhada, cuscuz, milho verde, quentão e vinho quente; versões vegetarianas de pratos caipiras, como a galinhada de palmito e caldo de ora-pro-nóbis, além de livros, CDs e editoriais de música raiz e artesanatos tradicionais, como bonecas de tecido e roupas de lã.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

“A viola brasileira tem uma profunda ligação com a nossa história, ao dar voz aos sotaques e às tradições específicas de cada região. Por isso, também é conhecida como viola caipira, viola nordestina, viola pantaneira. O instrumento, que é capaz de transitar por diferentes estilos musicais, ressalta a nossa diversidade, que é algo que buscamos evidenciar no festival”, afirma o diretor artístico João Paulo Amaral.

 

Programação

Advertisement

 

Os dois primeiros dias da programação, 15 e 16 (quarta e quinta), podem ser conferidos virtualmente, de forma gratuita, por meio do canal do Youtube do festival (www.youtube.com/c/FestivalVioladaTerra). No dia 15, às 19h, haverá a Roda de Prosa “Helena Meirelles” com Mário Araújo, Rainer Miranda e Marina Ebbecke. Outra atração é a exibição da websérie “Viola e Tradição”, às 21h. Para o dia 16, está programada a Roda de Prosa “Viola como profissão: gestão de carreira”, com Paulo Freire, Vinícius Muniz e Gabi Goes (19h), além da exibição da websérie “Mulheres Violeiras” (21h).

 

Advertisement

Na sexta, 17, o palco será o Sesc Campinas. A programação começa às 14h, com oficina com Vitória da Viola (visita aos ritmos pantaneiros e aos ponteios de Helena Meirelles) e segue com Roda de Viola com alunos do TSI (Trabalho Social com Idosos – Sesc), às 16h, e Encontro de Luthiers de Viola (Luciano Queiroz, Levi Ramiro e Marcelo Mater), às 17h, atividades gratuitas. Já os ingressos para o show de Tavinho Moura, atração das 20h, custam entre R$ 15 e R$ 30 e podem ser adquiridos na unidade local do Sesc ou pelo site www.sescsp.org.br  .

 

No sábado, 18, e no domingo, 19, a sede será o Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, com entrada gratuita. No dia 18, o festival reúne a oficina com Laís de Assis (Viola Nordestina) às 10h30; Feira Caipira e Exposição de Lutheria e show do projeto Oficinas de Música Caipira (ambos às 14h); Roda de Viola com Bruno Takashy, Mel Moraes e Vinícius Azevedo (15h30); Catira no Palco Externo (16h30). Às 17h, acontece homenagem a Helena Meirelles, com Milton Araújo e Karoline Violeira, atração que será seguida pelo concerto da Orquestra Filarmônica de Violas, que convida Laís de Assis (19h). Finalmente, às 20h30, haverá Palco Livre, com roda de improvisação, no palco externo.

Advertisement

 

Já no dia 19, a programação começa às 10h, com Vivência de Reis, seguida por show com Ivan Vilela e Letícia Leal e a Feira Caipira (almoço), ambos às 11h. O Cortejo de Folia de Reis começa às 13h. Às 14h, haverá Roda de Viola com Carol Carneiro, Gustavo Costa e Júlio Caldas. Às 15h30, será a vez da Moda de Rock e, às 17h30, a atração será o show com Cleiton Torres e Leandro Valentin.

 

Advertisement

“A primeira edição, realizada no ano passado, foi um sucesso, embora tenha acontecido apenas no formato virtual. Neste ano de 2022, temos a possibilidade de realizar o festival nesse formato híbrido, o que é muito interessante, tanto pela possibilidade de atingir pessoas de diferentes localidades como por proporcionar o contato com o público e a troca de ideias entre os artistas, a partir das atividades presenciais”, diz Leo Magnin, coordenador de produção.

 

Equipe

Advertisement

 

Direção artística: João Paulo Amaral

Coordenador de produção: Leo Magnin

Advertisement

Assistente de Direção: Domingos de Salvi

 Coordenador de comunicação: Leo Yu Marins

Desenho gráfico: Estúdio Risco

Advertisement

Produtor audiovisual: Mário Almeida

Assessoria de imprensa: Rafael Bitencourt (Tempo D Comunicação e Cultura)

 

Advertisement

 

Serviço

 

Advertisement

2º Festival Viola da Terra. 

Data: 15 a 19 de junho de 2022, em formatos virtual e presencial.

 

Advertisement

Mais informações em www.festivalvioladaterra.com.br ou @festivalvioladaterra (Facebook e Instagram).

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Programação completa – 2º Festival Viola da Terra 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

ONLINE

 

Advertisement

Quarta-feira 15/06

 

-19h00 – Roda de prosa “Hellena Meireles” | Mário Araújo, Rainer Miranda e Marina Ebbecke 

Advertisement

 

-21h00 – Websérie “Viola e Tradição”

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Quinta-feira 16/06

 

-19h00 – Roda de prosa “Viola como profissão: gestão de carreira” | Paulo Freire, Vinícius Muniz, Gabi Goes“ 

Advertisement

 

-21h00 – Websérie “Mulheres Violeiras” 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

SESC CAMPINAS

 

Sexta-feira 17/06

Advertisement

-14h00 – Oficina com Vitória da Viola – Visita aos ritmos pantaneiros e aos ponteios de Helena Meirelles

-16h00 – Roda de viola com alunos do TSI (Trabalho Social com Idosos – Sesc)

-17h00 – Encontro de Luthiers de viola (Luciano Queiroz, Levi Ramiro e Marcelo Mater)

Advertisement

 

-20h00 – Tavinho Moura*

 

Advertisement

*Show do Tavinho Moura com ingressos a venda a partir de 04/06 em sescsp.org.br, demais atividades gratuitas.

 

 

Advertisement

 

 

CENTRO CULTURAL CASARÃO

Advertisement

 

Sábado 18/06

 

Advertisement

-10h30 – Oficina Laís de Assis – Viola Nordestina

 

-14h00 – Feira Caipira e Exposição de Lutheria 

Advertisement

 

-14h00 – Show Projeto Oficinas de Música Caipira

 

Advertisement

-15h30 – Roda de Viola: Bruno Takashy, Mel Moraes e Vinícius Azevedo

 

-16h30 – Catira – Palco Externo 

Advertisement

 

-17h00 – Milton Araújo e Karoline Violeira (Homenagem a Helena Meirelles)

 

Advertisement

-19h00 – Orquestra Filarmônica de Violas convida Laís de Assis

 

-20h30 – Palco Livre – Roda de improvisação – Palco Externo

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Domingo 19/06

 

Advertisement

-10h00 – Vivência Folia de Reis

 

-11h00 – Ivan Vilela e Letícia Leal

Advertisement

 

-11h00 – Feira Caipira (Almoço)

 

Advertisement

-13h00 – Cortejo de Folia de Reis

 

-14h00 – Roda de Viola: Carol Carneiro, Gustavo Costa e Júlio Caldas

Advertisement

 

-15h30 – Moda de Rock

 

Advertisement

-17h00 – Cleiton Torres e Leandro Valentin

 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare