Connect with us

Geral

Com mais de 160 atividades, Semeia 2018 será realizada de 4 a 9 de junho

Publicado

em

Já está disponível a programação especial elaborada pela Prefeitura de Campinas para a Semeia 2018 – Semana do Meio Ambiente. Com o tema “Planejando o futuro, preservando o presente”, mais de 160 atividades serão desenvolvidas de 4 a 9 de junho (segunda a sábado) em diversos pontos da cidade. O objetivo é marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

 

Sobre o tema escolhido para a Semeia 2018, o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, explica: “os planos ambientais de Campinas trabalham com o horizonte de 2026 e estão em execução. Mas a Prefeitura precisa da conscientização ambiental dos cidadãos em suas ações individuais, e a Semeia contribui para isso com atividades espalhadas por toda a cidade”.

 

 

Programação

 

 

Teatro, apresentação de maquetes, trabalhos de sensibilização, prática de atividade física, distribuição de mudas, exposições, contação de histórias, palestras, coral, arte com recicláveis, roda de conversa, visitas monitoradas, passeio de bicicleta, oficinas, entre outras atividades, estão previstas com a finalidade de envolver a população na reflexão ambiental sobre a necessidade de preservar o presente e planejar o futuro.

 

Como parte da programação, no dia 5, serão entregues os Diplomas de Mérito Socioambiental “Certificado Professor Paulo Nogueira Neto”, a seis personalidades de destaque na área.

 

Todas as atividades da Semeia são gratuitas e serão realizadas em espaços diversos como parques públicos, unidades educacionais da rede municipal de educação, museus e recintos de instituições públicas e privadas parceiras.

 

Para a maioria dos programas, a entrada é livre, porém, algumas atividades necessitam de agendamento prévio. A programação completa da Semeia 2018 pode ser conferida no banner rotativo localizado no alto do Portal da Prefeitura de Campinas, ou acessando o link http://ambientecampinas.wixsite.com/semeia2018/programa.

 

 

Realização

 

A Semeia 2018 é uma realização da Prefeitura de Campinas por meio da SVDS, com o apoio dos seguintes parceiros: Unicamp, PUC-Campinas, Sanasa, Etecap, Senac, Mata de Santa Genebra, Boldrini, SOS Abelhas Sem Ferrão, Colégio Rio Branco, Poupatempo, Praça do Coco, Senai, Ipa Bebê, Byd e Cati.

 

 

Geral

Segundo a Secretaria de Saúde de Monte Mor, foram realizados 66 novos exames

Publicado

em

Por

corona

A Secretaria de Saúde de Monte Mor informa que hoje (22) foram confirmados 5 novos casos de Covid-19 no município. Também foram realizados 66 novos exames.

A soma de exames realizados até o momento é de 7333 (sete mil trezentos e trinta e três), sendo 5183 (cinco mil cento e oitenta e três) casos negativos, e 2058 (dois mil e cinquenta e oito) casos positivos. São 72 (setenta e duas) pessoas esperando o resultado.

O número de pessoas curadas é de 1999 (mil novecentos e noventa e nove). Os casos de óbitos são de 50 (cinquenta) pessoas, outras 9 (nove) pessoas estão hospitalizadas, e 127 (cento e vinte e sete) estão em isolamento domiciliar.

A secretaria de saúde lembra a todos a importância do uso de máscara, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distanciamento social.

Continue Lendo

Geral

Campinas prevê vacinar mais de 2 mil nos 2 primeiros dias de imunização

Publicado

em

Por

Setecentos profissionais que trabalham na assistência direta a pacientes com Covid-19 foram vacinados contra a doença na quinta-feira, 21 de janeiro, no primeiro dia de imunização na Rede Municipal de Saúde de Campinas. Nesta sexta-feira, dia 22, a previsão é vacinar mais 1.440 pessoas nas unidades da Rede Mário Gatti, o que vai resultar em 2.140 vacinados em dois dias. A informação foi divulgada pelo prefeito Dário Saadi em transmissão ao vivo na internet na tarde desta sexta .

A vacinação ocorre até 22h para que os funcionários não precisem se deslocar fora do seu horário de trabalho para tomar a dose.

Em toda a rede serão 4.140 pessoas vacinadas no total. Estão incluídos nesse contingente os dois hospitais municipais – Mario Gatti e Ouro Verde, o Samu e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Campo Grande, Carlos Lourenço, São José e Anchieta Metropolitana.

“Como todo mundo sabe, nós recebemos 24,9 mil doses da vacina CoronaVac, do Butantan. Os critérios de distribuição foram os definidos pelos Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde, priorizando os profissionais que atuam na linha de frente”, disse o prefeito.

Todas essas vacinas estão sendo aplicadas como primeira dose. A segunda já está provisionada pelo governo do Estado. A distribuição aos hospitais privados também está sendo realizada.
Até o presente momento estamos indo bem. Espero que Campinas continue fazendo essa vacinação com critério e com justiça. Isso é muito importante”, afirmou o prefeito.

Agendamento
Não há previsão da data em que será iniciado o agendamento para os outros grupos da primeira fase. A definição depende das vacinas que a cidade receberá. A prioridade é a imunização de quem atua no atendimento a pacientes com o novo coronavírus.
Quando a cidade receber novas doses, a prefeitura vai divulgar as ferramentas para facilitar o agendamento.

Centros de Imunização
As vacinas serão aplicadas em cinco centros de imunização (há possibilidade de ampliação), um por região:
– Casa da Criança Paralítica – Rua Pedro Domingos Vitali, 160 – Parque Itália (região sul)
– Naed Noroeste – Avenida Ibirapuera, s/nº, Jardim Londres (região noroeste);
– Centro de Vivência do Idoso – Lagoa do Taquaral – portão 5 (região leste);
– Círculo Militar – Avenida Getúlio Vargas, 200. Jardim Chapadão (região norte);
– Caic Sudoeste – Rua José Augusto de Mattos, s/nº, Vila União (região sudoeste

Continue Lendo

Geral

Documentário revela desafio de manter tradição e fé em Joaquim Egídio

Publicado

em

Por

Festa tradicional do Distrito de Joaquim Egídio – padroeiros S. Joaquim e S. Roque”, documentário que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, foi selecionado pelo programa #JuntosPelaCultura, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa de SP. O material está disponível no link https://youtu.be/rMPSsoyZX3E.

O filme narra a história da celebração e também aborda os desafios de manter a tradição em plena pandemia da Covid-19. O município de Campinas foi um dos escolhidos pelo projeto Tradição SP Online.

O documentário é uma imersão no ambiente bucólico de nosso distrito, com toda sua beleza natural e a força de uma tradição que ultrapassa décadas e que se mantém viva em todo seu encantamento”, afirma a secretária municipal de Cultura de Campinas, Sandra Ciocci.

A festa teve sua edição de 94 anos, em 2020, impactada pela pandemia. Reunindo imagens de arquivo de 2015 e depoimentos de moradores e organizadores nos meses de restrição social, a obra relata a devoção dos fiéis e a dedicação da comunidade em manter, nos padrões de segurança impostos pela pandemia, a devoção aos padroeiros. 

Avô de Jesus
São Joaquim é, na tradição religiosa, apontado como avô de Jesus no evangelho apócrifo (não reconhecido pelo cânone católico) de Tiago. Ele e Santa Ana são os pais da Virgem Maria. Seu dia é celebrado em 15 de agosto.
São Roque nasceu na França no século XIV. São atribuídas a ele curas milagrosas. Seu dia é celebrado em 16 de agosto.
Localizado na região Leste de Campinas, o distrito de Joaquim Egídio é uma área rural marcada por belezas naturais e tradições centenárias. O povoamento teve início em 1840. O distrito deve seu nome ao neto do Marquês de Três Rios.

Produção caprichada
Com duração de 21 minutos, o documentário tem realização da Iuna Produções, direção de Décio Cesarini Jr e trilha sonora de Levi Ramiro. A fotografia é assinada pelos cinegrafistas Décio Cesarini Jr., Kamá Ribeiro, Marcus Chamirad, Michel Belletatti, Tomas May e Vitor Ramos. A edição e a finalização foram feitas em 1080x1920p Full HD.

A captação de imagens do filme utilizou câmeras e lentes profissionais de alta definição 4k Cine, enquanto um estabilizador eletrônico garantiu a qualidade das imagens em movimento. A captação de áudio das entrevistas foi realizada em alta definição, com o uso de wave e gravador digital e microfones de lapela para os depoimentos.

Continue Lendo









<





Populares