Com apoio do Creci, Campinas vistoria imóveis fechados em operação contra a dengue
A Secretaria de Saúde de Campinas realiza, nesta terça e quarta-feira, 24 e 25 de março, ação contra a dengue com vistoria de imóveis fechados disponíveis para venda ou locação em parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) e com o apoio do Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses.
A iniciativa é parte da estratégia municipal de combate à dengue e outras arboviroses e permitirá que agentes de saúde acessem propriedades desocupadas sob administração de imobiliárias. Esses ambientes, sem manutenção regular, podem se tornar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Os imóveis que demandarem inspeção em altura identificados durante a ação serão encaminhados para vistoria pelo Grupo de Resposta Unificada (GRU), na quinta-feira, 26 de março, com apoio de drone da Defesa Civil.
Detalhes da ação
As atividades têm início às 8h30 e se estendem até 16h30, com ponto de encontro na Concha Acústica do Parque Taquaral, localizado na av. Dr. Heitor Penteado, s/n, acesso pelo portão 2. Ao todo, 30 profissionais participam da operação, que acontece em 12 bairros: Centro, Bosque, Cambuí, Botafogo, Vila Itapura, Jardim Guanabara, Jardim Brasil, Vila Nova, Vila Estanislau, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Taquaral e Jardim Bela Vista.
“A parceria com o Creci-SP nos dá acesso direto a imóveis sob administração de imobiliárias. Com essa colaboração, conseguimos vistoriar um volume muito maior de propriedades em menos tempo, e isso faz diferença real no controle do Aedes aegypti na cidade”, pontua Lillian González, coordenadora do Programa de Arboviroses de Campinas.
Quem participa
Estão envolvidos na ação a Secretaria de Saúde, o Creci-SP e órgãos pertencentes ao comitê: Secretaria de Comunicação; Cultura e Turismo; Educação; Esporte e Lazer; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Habitação; Relações Institucionais; Serviços Públicos; Trabalho e Renda; Desenvolvimento e Assistência Social; Administração; Governo, com a participação da Defesa Civil e do 156; Rede Municipal Dr. Mario Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar; Setec e Sanasa.
Orientações
A Secretaria de Saúde reforça que a melhor forma de prevenção é eliminar o acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante também vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados. A colaboração da população é fundamental: receber o agente de saúde e verificar a própria casa uma vez por semana são atitudes que fazem diferença no controle da doença.
O que já foi feito em 2026
- controle de criadouros: 292.961 visitas a imóveis (até 12/3)
- nebulização: visitas a 19.994 imóveis (até 12/3)
- 3 mutirões
- 12.019 toneladas de descartes irregulares retirados no município (até 16/03)
- monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 181.203 (de 3/2023 a 1/2026)
- uso de armadilhas contra o Aedes em pontos estratégicos
- 137 lideranças de bairros capacitadas para o enfrentamento à dengue e outras ocorrências
- 250 servidores brigadistas
- 300 servidores capacitados
Mais informações no https://dengue.campinas.sp.gov.br