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Indaiatuba

Com apoio da Prefeitura Indaiatuba recebe Festival Internacional de Dança

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Foto: Divulgação

A cidade de Indaiatuba (SP) será o destino de bailarinos de todas as regiões do Brasil e de países como Paraguai, Argentina e México durante o mês de julho para participar do 26ª Passo de Arte Internacional. A competição acontece, com apoio da Secretaria de Educação, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), de 6 a 15 de julho, e engloba apresentações de variados estilos de dança desde o ballet clássico ao hip hop, workshops com professores de renome nacional e internacional e um palco externo com uma programação com intuito de popularizar a arte da dança.

Nos 10 dias de apresentações serão aproximadamente 150 companhias participantes, sendo cerca de 500 solistas que se apresentarão no período da tarde e 400 coreografias de grupos encantarão o público na programação noturna, totalizando cerca de 3,5 mil bailarinos brasileiros, paraguaios, argentinos e mexicanos.

As coreografias apresentadas serão analisadas e pontuadas por uma comissão julgadora formada por Stela Antunes, Cintia Martin, Amalia Machado, Juliana Garcia, Edy Wilson, Cassi Abranches, Matheus Brusa, Anselmo Zolla, Edson Santos, Jonatam Pikolé, João Wlamir, Beatriz de Almeida, Cicero Gomes, Raul Candal, Iñaki Urlegaza, Luca Masala, Carol Pagano, Sofia Marques dos Santos, Shoko Nejime e Nene.

Os melhores dançarinos serão contemplados com troféus, medalhas e premiações em dinheiro, totalizando R$35 mil, e serão entregues dois prêmios Toshie Kobayashi/Só Dança, um ao melhor bailarino da competição e outro à melhor bailarina. Além disso, o júri indicará estudantes e professores para o Passo de Arte MOVE- International Summer Course 2019 com bolsa de estudos integral, e um estudante será agraciado com 100% de bolsa de estudos no Congresso Internacional de Jazz Dance 2019, que acontecerá em Indaiatuba.

Durante o 26º Passo de Arte Internacional, a cada noite um grupo convidado se apresentará ao público, e na sexta-feira, 6 de julho, a abertura do festival será realizada pelos bailarinos da Galpão 1 Erika Novachi Grupo de Dança com uma coreografia assinada por Ruben Terranova e a bailarina e coreógrafa Erika Novachi, reconhecida no cenário do jazz dance brasileiro.

E encerrando o festival, a Noite de Gala se iniciará com um momento de homenagem a bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, que faleceu há 10 anos vítima de um câncer, e que muito contribuiu com a dança brasileira e com o Passo de Arte. Durante sua carreira, Ivonice integrou o elenco do Ballet du Grand Théatre de Genève como bailarina e assistente de coreografia e foi diretora artística do Balé da Cidade de São Paulo.

Em 1983 ganhou o 1º Prêmio Hors Concours no 7º Concurso Internacional de Coreografia em Nyon, na Suíça, com o dueto Shogun. E homenageando-a, esse mesmo dueto será apresentado pelos bailarinos Luis Fernando Pereira Rodrigues, da Estação Cultura de Artes de Porto Feliz, e Jonatas Santana, da IOA de Jundiaí. A direção e ensaios será de Anselmo Zolla.

BOLSAS DE ESTUDO

Com a tradição de sempre criar oportunidades para a profissionalização de jovens bailarinos, há 16 anos o Instituto Passo de Arte firma parcerias com escolas internacionais e, nesta edição, os competidores também estarão concorrendo a indicações de vagas para concursos e companhias profissionais na Europa.

Uma delas é para o Concurso Internacional de Bailados de Porto, em Portugal, que acontece em abril, e a outra é para o European Ballet Grand Prix de Viena, na Áustria, que ocorre em fevereiro. “Esses são eventos que selecionam bailarinos até 24 anos e grupos em todos os gêneros da dança, abrindo ainda mais o intercâmbio, buscando novo olhares para coreógrafos, bailarinos, diretores e estudantes de dança da América do Sul. Além disso, as bolsas são mais completas, os eventos têm curta duração, o que gera um custo menor, e por ser na Europa torna mais fácil a obtenção de vistos”, explica William Romão Costa, diretor do Instituto Passo de Arte.

Outra premiação desta edição do Passo de Arte Internacional é sobre o Passo de Arte MOVE, um curso de capacitação para estudantes e professores que acontece em janeiro, em Indaiatuba. Serão ofertadas bolsas de estudo integrais aos primeiros colocados das variações e solos clássicos das categorias Pré, Juvenil, Adulto e Avançado, e 50% de bolsas para os dançarinos das modalidades variações de repertório, solos clássicos e livres que ficarem a partir da quarta colocação.

WORKSHOPS

Paralelo à competição, o evento terá uma programação de workshop com 15 renomados profissionais do universo da dança. Entre as opções de aulas está a de Tap Intermediário, ministrada tanto pela coreógrafa, atriz e produtora Estela de Azevedo Antunes, como pela professora e coreógrafa Amalia Machado. Outros destaques são as Master Class Técnica Clássica com o diretor artístico da Princess Grace Academy of Classical Dance, em Mônaco, o italiano Luca Masala, que ofereceu, ano passado, uma bolsa de estudo integral para a estudante Barbara Mel de Santa Catarina, e com o diretor artístico do Ballet Nacional Argentino, Iñaki Urlegaza. A relação completa com nomes, conteúdo das aulas, horários e ficha de inscrição está disponível no site www.passodearte.com.br. As inscrições deverão ser realizadas na própria secretaria do evento, no dia do workshop, sujeito a disponibilidade de vagas já que serão 40 alunos por turma.

PALCO EXTERNO

O Palco Externo será montado no Parque Temático, localizado no Parque Ecológico de Indaiatuba, e contará com uma programação de apresentações de dançarinos participantes do 26º Passo de Arte Internacional em variados gêneros com intuito de popularizar a arte da dança. O público poderá conferir a performance dos bailarinos de forma gratuita nos dias 07, 08 e 09 de julho, das 10h às 18h, nos dias 10, 11, 12, 13, das 14h às 18h, e no dia 14, das 10h às 18h.

FEIRA DE PRODUTOS

Durante todo o Festival, das 9h às 21h, o Ciaei sediará também uma feira com as melhores marcas de produtos de dança com preços de fábrica, entre elas, Só Dança, Capezio, Evidence, Dança Maria, Danci’n, Nina Lãs, Ponta Firme e Nas Pontas.

AGENDA

O 26º Passo de Arte Internacional acontece de 6 a 15 de julho, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, em Indaiatuba. Os ingressos serão vendidos exclusivamente na bilheteria do teatro, durante os dias de eventos, sempre a partir das 13h, e custarão R$50 inteira e R$25 meia entrada para estudantes com carteirinha, crianças de 6 a 11 anos e pessoas a partir de 60 anos de idade. Crianças até 5 anos não pagam ingressos. Quem fizer a doação de um pacote de leite em pó no momento da compra terá 50% de desconto no valor do ingresso inteiro. Essa promoção não é válida para meia entrada. Mais informações pelos telefones (19) 3835-1495 / 2516-1311 ou no site www.passodearte.com.br.

LINK PARA VÍDEOS

Canal Youtube: https://www.youtube.com/user/passoarte

PROGRAMAÇÃO

Data: 6 de julho (sexta-feira)

17h Solos Livres Avançado/Conjuntos de Contemporâneo

Data: 7 de julho (sábado)

16h Solos Livres Pré e Juvenil

19h30 Sapateado (Solos, Duos e Trios)

Data: 8 de julho (domingo)

16h Solos Livres Adulto/Duo e Trio Livre

19h30 Conjuntos de Danças Urbanas e Populares

Data: 9 de julho (segunda-feira)

16h Solos Clássicos

19h30 Conjuntos de Jazz Adulto e Avançado

Data: 10 de julho (terça-feira)

16h Variações Pré/Grand Pas de Deux

19h30 Conjuntos de Jazz Juvenil/Estilo Livre Pré e Avançado

Data: 11 de julho (quarta-feira)

16h 1ª Fase – Variações Juvenil

19h30 Duos e Trios Clássicos/Conjuntos de Estilo Livre Juvenil e Adulto

Data: 12 de julho (quinta-feira)

16h 1ª Fase – Variações Adulto

19h30 Pas de Deux e Conjuntos de Repertório

Data: 13 de julho (sexta-feira)

16h 1ª Fase – Variações Avançado

19h30 Conjuntos de Clássico Juvenil e Avançado

Data: 14 de julho (sábado)

16h 2ª Fase – Variações Pré, Juvenil, Adulto e Avançado

19h30 Conjuntos de Clássico Pré e Adulto

Data: 15 de julho (domingo)

17h Gala dos Vencedores

SERVIÇO

26º Passo de Arte Internacional

Data: 6 a 15 de julho

Local: Ciaei – avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3655, Jardim Regina, Indaiatuba (SP)

Ingresso: R$50 (inteira) / R$25 (meia ou com doação de um pacote de leite em pó)

Informações: (19) 3835-1495 / 2516-1311

Indaiatuba

Indaiatuba entra na fase laranja com regras mais restritivas à noite e aos finais de semana

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Foto: Arquivo – Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba informa que, conforme nova classificação do Plano São Paulo, assim como todo o Departamento Regional de Saúde de Campinas, Indaiatuba, a partir do dia de hoje (25) está na fase laranja, mas com restrições da fase vermelha de segunda a sexta-feira, entre 20h e 6h, e integralmente aos sábados e domingos e feriados. As novas restrições devem vigorar até o dia 07 de fevereiro e estão especificadas na Portaria nº 62 publicada em edição extraordinária da Imprensa Oficial do Município desta segunda-feira (25).

Para o prefeito Nilson Gaspar (MDB) esse é um momento de prudência. “Infelizmente entramos na segunda onda da Covid-19 e todo o Estado voltou para a fase de alerta com relação à doença. A vacinação já foi iniciada, mas ainda vai demorar um pouco até que tenhamos doses suficientes para a imunização da população, então peço um pouco mais de paciência e a colaboração de todos para que reforcem os cuidados a fim de evitar disseminação do coronavírus”, advertiu.

Na fase laranja todos os setores de comércio e serviços, incluindo academias, salões de beleza e restaurantes, e atividades culturais, como cinemas e teatros são permitidos com capacidade de ocupação de até 40% do público máximo do estabelecimento. O funcionamento é autorizado por até oito horas diárias com atendimento presencial até às 20h. O consumo local em bares está proibido. O funcionamento de buffet infantil não é recomendado pela Vigilância Sanitária.

Já a fase vermelha, que vigorará nos dias úteis das 20h às 6h e aos finais de semana e feriados, só permite o funcionamento normal em setores essenciais como farmácias, mercados, lojas de conveniência, postos de combustíveis e hotelaria. Permanece autorizado o atendimento através de serviços online e entregas por telefone ou aplicativos, delivery ou drive thru

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Indaiatuba

Indaiatuba vai ganhar a primeira feira exclusivamente de orgânicos

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Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Ainda é segunda-feira (25) e a semana já começa com uma ótima novidade para os produtores rurais de Indaiatuba. A cidade ganhará a primeira feira exclusivamente orgânica a partir de sábado, dia 06 de fevereiro na rua em frente ao estacionamento do Parque Ecológico. Agora, os amantes de frutas e verduras orgânicas terão um local fixo, todo sábado, para fazerem suas compras das 05h às 13h.

Todo tipo de verdura, fruta, alimento, pode ser comercializado, desde que seja orgânico ou natural.

Produtores rurais com produção estabelecida em Indaiatuba e com certificação de Produtor Orgânico, selo obtido apenas através do Ministério da Agricultura, podem manifestar o interesse no setor de protocolo da Prefeitura de Indaiatuba, localizada na Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, número 2800 das 08h às 17h.

Mais informações (019)3834-9398.

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Indaiatuba

Fiec e hemocentro divulgam calendário da campanha de doação de sangue 2021

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Foto: FOTO: MAURICIO SANTALIESTRA

A Prefeitura de Indaiatuba, através da Fiec – Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, e em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp – Hemocentro, informam que as Doações de Sangue do ano de 2021 acontecem em: 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 27 de março, 24 de abril, 29 de maio, 26 de junho, 31 de julho, 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro, 27 de novembro e 18 de dezembro.

Para ser um doador é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não poderá ser doador o candidato que nos últimos 30 dias tenham retornado de viagem ao exterior, ou que tenham tido sintomas respiratórios, incluindo gripe ou febre. Além disso, o ato da doação fica restrito para pessoas que tenham se vacinado contra gripe há menos de 2 dias (48h), estejam em tratamento odontológico, não tiver parceiro (a) fixo (a), pesar menos de 50 quilos, tiver feito endoscopia há menos de seis meses, tiver colocado piercing ou feito tatuagem há menos de um ano, for diabético, se tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior e fumar horas antes.

O Hemocentro ainda orienta que, candidatos que estejam aptos e que tenham 60 anos ou mais, não compareçam à doação de sangue no momento devido a limitação do isolamento social.

Existem vários critérios que são avaliados no dia da doação e que podem (impedir), levar a inaptidão. Dúvidas pontuais como o uso de medicamentos, procedimentos invasivos recentes, viagens, etc, serão avaliadas na triagem.

Cadastro e Retirada de senhas

Dentre as medidas de segurança e de proteção dos doadores contra o coronavírus (Covid-19), a Fiec com orientação do Hemocentro, realiza a campanha de janeiro no sábado dia 30, com a distribuição de senhas online distribuídas nos horários das 8h30, 9h, 10h, 10h30 e 11h.

Para agendamento e retirada da senha online, é necessário que o candidato faça um cadastro no link https://processoseletivo.sophia.com.br/SophiA_5/Default.aspx?escola=6462, as senhas são limitadas e o cadastro estará disponível a partir de quinta-feira (28).

Será realizado o controle de acesso às dependências da FIEC restringindo 40 pessoas por horário, afim de evitar aglomeração de pessoas. Orienta-se ainda que, os candidatos não levem acompanhantes principalmente crianças ao local da doação e que utilizem máscara.

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Se você vai doar pela primeira vez, saiba como funciona o processo de triagem que envolvem as etapas da Doação:

1- Retirada da senha

O candidato é recebido por um representante da FIEC, é importante que avise sobre a participação pela primeira vez como doador, para que seja explicado como acontece a campanha e informado os principais motivos que possam impedir a sua doação.

2- Sala de espera

Nessa etapa o candidato aguarda até que seja chamado para o cadastro, na sala de espera também são passadas algumas orientações.

3- Cadastro

Obrigatório a apresentação de um documento oficial com Foto para cadastro. Nessa etapa informe se tem interesse em se cadastrar para ser doador de Medula Óssea.

4- Exame físico

São realizados testes para: anemia, verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, peso e altura.

5- Entrevista

A entrevista é individual, são feitas perguntas específicas, e assinado um termo de responsabilidade quanto a veracidade de suas respostas.

6- Coleta

Será coletado uma bolsa de sangue e amostras para os exames laboratoriais.

7- Lanche

Após a doação o candidato é encaminhado para um local onde é oferecido um lanche.

Todo o processo dura em média 2 (duas) horas.

Serviços:

Fiec

Local: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3405 – Jardim Regina

Hemocentro

Fale conosco do site www.hemocentro.unicamp.br

Telefone 0800 – 722 – 8422

E-mail hemocentro@unicamp.br

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